Chuveiro Perfeito para banheiro
Decoração e Paisagismo

Como escolher um bom chuveiro: Dicas para comprar o modelo certo para seu banheiro

Entre tantas opções de chuveiro,  é comum surgir dúvidas sobre qual é o melhor modelo.

A verdade é que não existe um chuveiro para destacar como o melhor, pois o que é melhor para você pode não ser para outra pessoa. 

Nossa dica para encontrar um chuveiro que atenda às suas necessidades é fazer uma lista com as especificações do banheiro, como tipo de chuveiro (elétrico ou a gás), local de instalação, mca etc, e adicionar tópicos contendo elementos que serão diferenciais no seu dia a dia, como controle de temperatura, sistema de autolimpeza e tamanho do espalhador, para saber pelo que procurar.

Se você não sabe muito sobre o que diferencia um chuveiro do outro – e muito menos de informações técnicas – não se preocupe. Hoje vamos falar mais sobre esses detalhes para que você possa comprar o modelo certo. Confira!

Avalie a ficha técnica

O segredo para acertar na escolha do chuveiro é avaliar a ficha técnica de cada modelo.

A ficha técnica do chuveiro contém todas as informações necessárias para realizar a instalação e garantir um bom funcionamento. É por isso que consideramos tão importante saber o que cada termo significa. Trouxemos alguns exemplos do que você pode avaliar logo abaixo:

Pressão da água (mca)

É frustrante quando ligamos um chuveiro e sai pouca água dele, não acha? Isso acontece por conta de a pressão da água da casa não ser compatível com a pressão necessária para fazer o modelo de chuveiro funcionar.

Geralmente o chuveiro descreve na ficha técnica ou no gráfico com a curva de vazão o valor mínimo e máximo de pressão para um funcionamento de qualidade, então é importante verificar se esse valor está adequado ao da sua casa.

O kit de chuveiro acquaplus, por exemplo, tem um mca de funcionamento mínimo 2 e máximo 40. Ou seja, a média da pressão da casa precisa estar entre esses valores para que o modelo tenha um bom funcionamento. Porém, vale lembrar que se o valor for próximo a 2, a vazão de água será bem menor do que uma casa com mca 30, pois quanto menor a pressão, menos água sairá do chuveiro. 

Potência

Caso opte por um chuveiro elétrico, não esqueça de verificar a potência do modelo. É o que determina o quanto a água esquenta.

No entanto, vale lembrar que quanto mais potente for seu chuveiro, mais energia ele gastará. Se a ideia é economizar na conta de luz, vale a pena comprar um modelo de baixa potência.

Voltagem

Outro tópico importante para avaliar sobre o chuveiro elétrico é a voltagem. Muita gente, na euforia de comprar um chuveiro novo, acaba esquecendo de verificar esse detalhe, que é o que realmente faz o produto funcionar. Então anote aí qual o valor certo.

Chuveiro de teto ou parede?

Uma tendência no universo decorativo é usar o chuveiro no teto. Mas o que muitos não revelam é que nem todo chuveiro pode ser instalado desta forma, pois é necessário avaliar por onde passa o sistema hidráulico do seu banheiro.

Caso o encanamento esteja na parede, o chuveiro precisa ser instalado nela. Para instalá-lo no teto, será necessário iniciar uma obra para mudar o encanamento e fazer com que a saída de água seja no teto.

É por isso que sempre reforçamos a importância de verificar esses detalhes antes mesmo de comprar um chuveiro novo. Você precisa comprar o que é mais viável para você.

Tecnologia

A tecnologia oferecida traz inúmeros benefícios para a rotina. Um deles é o sistema de autolimpeza, que evita o entupimento do espalhador – e não exige que você tire o chuveiro do lugar para fazer a higienização de tempos em tempos, pois o próprio chuveiro faz esse trabalho. Prático, não é?

Além disso, o controle de temperatura é um fator para se observar. Alguns modelos possuem um controle mais prático para que cada pessoa deixe o chuveiro do jeito que mais gosta. É a melhor opção para agradar toda a família.

Ah, e alguns modelos mais modernos já possuem tecnologia que ajuda a economizar no gasto de energia e de água – a natureza agradece. 

Design e cores

Com todas as características técnicas determinadas, você pode pular para a próxima fase: escolher o design do chuveiro.

O chuveiro também faz parte do banheiro, por isso, é importante escolher um modelo que combine com o estilo decorativo do ambiente. A CasaCor, por exemplo, é um exemplo de como é possível aliar a decoração do banheiro com o design do chuveiro de modo impecável. 

O ideal é escolher um chuveiro que tenha as mesmas cores que os outros metais do banheiro. Portanto, se a pia está com uma cuba dourada, vale a pena investir um dinheiro a mais para comprar um chuveiro da mesma tonalidade.  

Na Deca, você encontra chuveiros com as seguintes cores: Red Gold, Dourado, Cromado e Preto. Mas, na dúvida, nossa dica é investir no clássico chuveiro prateado. 

O que achou das dicas? Agora você pode “dar start” na pesquisa sobre o chuveiro que entrega o melhor custo-benefício para sua casa. 

Você pode gostar de ler também...