Decoração e Paisagismo

Sofá retrátil: modelo moderno e funcional para a casa

Já pensou em dar um “up” na sala de estar de sua casa, trocando um item ou outro da decoração? Que tal começar pelo sofá? Este é o item importante para a ambientação deste tipo de cômodo – é extremamente funcional e tem um forte apelo estético. 

Por isso, vale a pena investir num modelo mais bonito e mais confortável. Que tal um moderno sofá retrátil? Não vai se arrepender. 

Foto: Sandra Sanches

Sobre o papel do sofá em decorações de sala de estar

Antes de falar sobre os modelos de sofás retráteis, é preciso entender a importância que tem qualquer sofá para decorações de sala de estar. 

Simplesmente este é, possivelmente, o item mais importante para a elaboração do layout e para a funcionalidade deste tipo de ambiente. Afinal, uma sala de estar não poderia ser uma sala de estar sem um assento confortável. Este é o sofá.

Foto: Bruna Pardi Arquitetura e Interiores

Sobre as características e vantagens dos sofás retráteis

Agora, o que seria um sofá retrátil? O que ele teria de diferente em comparação aos outros modelos de sofás? Pois bem, o sofá retrátil é um sofá, como o próprio nome diz, com assentos retráteis – um ou mais. 

Basta puxar seus assentos para que eles aumentem, permitindo que as pernas das pessoas fiquem esticadas enquanto estão assistindo televisão. Mas é preciso ressaltar que sofá retrátil não é igual a sofá chaise, há diferenças.

Sofá retrátil é uma excelente opção de móvel para incrementar vários tipos de cômodos, tanto salas amplas quanto compactas. Isto porque é uma peça capaz de oferecer uma ótima otimização de espaço. E é tão versátil que acaba atendendo várias necessidades dos usuários.  Estas são só algumas das muitas de suas vantagens.

Foto: Fernanda Azevedo Mancini

Pelo o que já se pôde entender, portanto, sofás retráteis são bonitos, funcionais e também confortáveis. Fica a critério de cada um como usar a peça. Mas talvez não haja modelo de sofá melhor para momentos de descanso e de lazer. 

Tens uma família grande, que briga por posições diferentes no sofá? Recebe muitas visitas em casa? Sonha com um local próprio para assistir games e filmes? Bem, então o sofá retrátil é para você.

Foto: Andrea Petini

Os modelos de sofá retrátil mais vendidos no mercado

O sofá retrátil pode ter mais do que apenas assentos extensíveis. Na verdade, existe modelo de sofá retrátil de todo o tipo. E tantos diferentes só permite que a pessoa tenha mais opções incríveis para a sua casa. 

Você, no caso, pode optar por modelos em cinza, que é uma das cores mais procuradas; branco, que é excelente para criar sensação de amplitude espacial; ou marrom, que combina com várias decorações.

Foto: Cristina Reinert
Foto: Giovana Ciacco Interiores

Sofá retrátil pode ter dois, três, seis e mais lugares – com um ou todos os assentos retráteis. Ele pode ser um sofá em fita – inclusive ocupando uma parede inteira. 

Ser um sofá de canto, formando um desenho em ‘L’ – sendo uma peça adequada para aproveitar esquinas de cômodos com área limitada. Ou ainda ser um sofá com encosto reclinável, permitindo que o corpo de cada usuário se estique mais confortavelmente.

Foto: Revista Viva Decora e Braccini + Lima Arquitetura

Bônus | O momento da compra do sofá retrátil

Antes de sair comprando um sofá retrátil para casa, deve-se, antes, fazer uma medição precisa da área livre disponível para este móvel. Só depois disso considerar o que existe nas lojas. 

Da peça que mais gostar, é preciso avaliar outras questões. Por exemplo, suas medidas quando aberto e fechado – como ficará os assentos expandidos – e o que sobrará disso para a circulação na sala.

Foto: Revista Viva Decora

Avaliada todas as medidas, tanto da sala quanto do móvel escolhido, se você chegar à conclusão que achou o sofá ideal para a sua casa, é porque chegou outro momento. 

É vez de refletir se o design da peça vá atender às suas necessidades e as do ambiente, se o sofá reclinável que pretender adquirir vai combinar com a decoração da casa. Nesse caso, é preciso estudar qual a frequência e intensidade de uso terá o estofado.

Cada fabricante deve dar algumas recomendações sobre a manutenção de seu produto. É possível encontrar sofá retrátil forrado nos mais diferentes tecidos, como suede, chenille, camurça e mais. E, dependendo do caso, ainda é possível mandar impermeabilizar a peça. Pense nos hábitos de sua família e faça uma excelente escolha.

Foto: Bianchi & Lima Arquitetura e Mariana Borges e Thaysa Godoy

Essas dicas sobre o modelo de sofá retrátil foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...