Arquitetura

Casa ou Sobrado? Conheça as vantagens e desvantagens

Na hora de pesquisar sobre casas à venda em Curitiba é preciso ter em mente qual é o seu estilo de vida atual e o que você quer para o futuro em uma moradia. Escolher entre casa ou sobrado é uma decisão que precisa considerar todas as vantagens e desvantagens desses tipos de imóveis e qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades.

Casa ou sobradoFoto: Pixabay

Privacidade

 No quesito privacidade o sobrado leva um pouco mais de vantagem, pois, em geral, os sobrados à venda são mais bem divididos, com espaço para visitas e áreas internas que podem ser transformadas em opções de privativas. Além disso, muitas vêm com o espaço do ático, local que pode virar uma sala de cinema para família, um espaço para as crianças ou mesmo um escritório. Na casa térrea isso é mais difícil.

Outra possibilidade em relação ao espaço do sobrado é poder setorizar e usar parte dele ou apenas um cômodo para alugar e gerar renda extra. A parte de baixo pode ser sua casa e a parte de cima uma casa para aluguel, se poder incluir uma escada externa, o espaço ficará bem dividido e não perderá a privacidade. É uma boa opção se você não aproveita todo o espaço.

Custos de construção

Casa ou sobradoFoto: Pixabay

Para está em busca de terrenos à venda para construir, é importante saber que, normalmente, o sobrado demanda mais investimento financeiro, justamente por ter uma área maior. No sobrado ainda há a necessidade de construir escada, os fundamentos para o andar superior e até mais banheiros.

Já na casa térrea a execução é mais simples, o que reduz os custos com mão de obra, material de construção, projeto e até os custos com andaimes e todo o aparato necessário quando se opta pelo sobrado.

É importante considerar que, apesar de o projeto ser mais simples, a casa térrea demanda mais espaço para ser construída, o que pode encarecer o preço dos terrenos à venda. Mas claro que tudo isso é relativo e depende de outros fatores como os materiais usados, o preço da mão de obra, do quanto é investido no design externo, por exemplo. No sobrado, há mais possibilidades de fachadas modernas do que em casas térreas. Isso tudo impactará no orçamento.

Espaço

Este é um fator importante para quem procura casas à venda, principalmente se for uma família grande. Por um lado a casa pode se expandir horizontalmente e ter um quintal e áreas de lazer, por outro, o sobrado pode crescer verticalmente e dar mais possibilidades de aproveitamento do espaço.

O sobrado é boa opção para quem quer construir, mas tem um terreno pequeno, além disso, a altura da edificação impacta na ventilação e iluminação dos espaços. A desvantagem é a locomoção dentro do sobrado, que no caso de crianças e idosos, pode ser um problema. Na casa térrea resolve-se a questão da locomoção, pois não há escadas, além de ser mais fácil a limpeza e a mudança de móveis.

Segurança

Sobrados em condomínios tem mais vantagens em relação à segurança pelo fato de ter os vizinhos próximos dividindo o mesmo espaço externo, o que é mais difícil em casas térreas.

 

Autor: Lorena Sales – Portal Chaves na Mão

Você pode gostar de ler também...