Bairro Higienópolis
Conheça seu bairro

Conheça mais sobre o nobre bairro do Higienópolis

Localização


Higienópolis é um bairro nobre situado na área central de São Paulo. O bairro  é famoso por ser uma das regiões mais altas da cidade, sendo conhecida pelo nome Espigão da Paulista. Além disso, o bairro apresenta um perfil residencial, uma população pertencente ás classes média alta e alta e ainda abriga relevantes instituições culturais.

A região de Higienópolis é conhecida também pela presença de diversos exemplares da arquitetura de tendências, pela semelhança com a cidade de Buenos Aires e por abrigar a maior população de cães por metrô quadrado da América Latina.

Diversidade

Ainda no bairro, você encontra habitantes das mais variadas origens, migrantes e imigrantes, como muitos judeus, famílias tradicionais e ainda muitos artistas que têm preferência pelo bairro. A região de Higienópolis limita-se com os bairros Cerqueira César, Pacaembu, Santa Cecília e Vila Buarque.

Acesso

Por estar na área central de São Paulo o bairro possui fácil acesso a outros bairros, já que conta com importantes vias de acesso, como por exemplo, a Rua da Consolação e as Avenidas Higienópolis, Doutor Arnaldo e Paulista. Por conta disso, a região também oferece aos seus moradores e freqüentadores fácil acesso ao transporte público, contando com linhas de ônibus e as estações de metrô Paulista e Consolação.

Avenida Paulista

O bairro Higienópolis tem como característica ser uma região privilegiada em termos  de boa localização e  também de boas opções de serviços, lazer, entretenimento e gastronomia. Na região estão instalados, por exemplo, a Universidade Mackenzie e Fundação Armando Álvares Penteado.

Gastronomia

Já para você que gosta de realizar as suas compras sem sair do seu bairro ou próximo dele, há as opções do mercado Carrefour a cerca de 12 minutos de distância e a tradicional padaria Benjamim Abraão, situada na Rua Maria Antônia.

Aos amantes de gastronomia e apreciadores de uma boa comida, encontram o tradicional  Famiglia Mancini  e Restaurante Cosi. Além disso, a região de Higienópolis ainda abriga o Shopping Pátio Higienópolis, local de ponto de encontro de amigos, grande variedade de lojas, cafés, entre outros tipos de serviços.

Lazer

O bairro de Higienópolis também é valorizado por possuir muitas áreas verdes, como a Praça Vilaboim e a Praça Buenos Aires, onde as mansões que já não alojam nenhum morador  estão sempre muito iluminadas embelezando o bairro. Em Higienópolis há também igrejas, feiras, hospitais, consulados, embaixadas, hotéis, museus e teatros.

Praça Buenos Aires

Curiosidade

Por trás da média de idade de 150 anos, dos atores de novela e da maior população de cães por metro quadrado da América Latina, Higienópolis possui algumas características que ainda são desconhecidas pela maior parte das pessoas.

Uma delas é o fato de o bairro possuir algumas características que lembram a cidade de Buenos Aires na Argentina, como é o caso da praça Buenos Aires, que dispensa maiores explicações, as grandes mansões que já não alojam mais nenhum morador mas que estão sempre muito iluminadas embelezando o bairro e a gastronomia muito refinada.

Bairro Higienópolis

Antigamente a parte mais desconhecida e até sombria do bairro era a Rua Mato Grosso, que beira o Cemitério da Consolação, que está repleto de túmulos de antigas personalidades como o do Conde Francisco Matarazzo, mas hoje está se transformando em um ponto com repletos restaurantes e bares que sempre procuram manter a característica mais antiquada das construções da rua, instigando os curiosos que passam por lá.

Quem tiver na dúvida em o que fazer na cidade de São Paulo no final do dia com a intenção de apreciar uma boa comida e uma noite agradável, vale a pena adicionar uma nova rota na sua lista de possibilidades, mas sempre fique atento aonde pisa, pois a probabilidade de você ter que deixar o tapete do carro para lavar no dia seguinte é grande.

Você pode gostar de ler também...