Cozinha no Ano Novo: superstições e receita
Faça Você Mesmo

Cozinha no Ano Novo: superstições e receita

O Ano Novo está relacionado às sensações que trazem boas vibrações e aos pensamentos que carregam superstições. Algumas pessoas tem o costume de praticar simpatias para que o ano comece com o pé direito. Um exemplo clássico é o de usar branco na hora da virada. Inspirados por essas crenças, no post de hoje separamos uma deliciosa receita de lombo para você preparar e ainda conferir quais os significados das comidas que integram a ceia do réveillon.

Nada de carne de frango ou peru para a ceia. Essas aves ciscam para trás e, por isso, acredita-se que elas representam retrocesso e atraso. O peixe simboliza ainda a boa sorte, a fertilidade, a purificação, enquanto a carne de carneiro fica responsável pela vitalidade e realizações. A melhor opção é a carne de porco, que indica abundância, prosperidade e progresso, uma vez que esse animal fuça para frente.  Mais abaixo você pode conferir uma receita de Lombo Assado.

A lentilha é um prato tradicional nessa época do ano, pois ela traz a fartura e simboliza o dinheiro devido ao seu formato pequeno que se assemelha a moedas. Para completar a ceia, o arroz ainda é símbolo de riqueza, fertilidade e abundância.

Superstições na cozinha no Ano Novo

Os frutos apresentam grande importância para quem quer se sair bem no réveillon. Os secos como nozes, avelãs, castanhas e tâmaras indicam a fartura. Já a uva é dotada de significados especiais e simpatias: é o símbolo da boa sorte no ano novo e, por isso, costuma-se comer 12 delas, uma para cada mês. Também traduz a fartura de alimentos e a riqueza, que só acontece se você guardar as sementes da fruta na carteira e no fim do próximo ano soltá-las em água corrente.

Superstições na cozinha no Ano Novo

Outra fruta importante na virada do ano é a romã. Ela simboliza fartura, abundância, riqueza e fertilidade, mas, para que as crenças tenham efeito, espera-se que você guarde as sementes na carteira, assim como a uva.

Outra simbologia pequena, mas que também funciona para algumas pessoas, é tomar uma taça de vinho para atrair positividade e otimismo. Guardar a rolha do champagne que é estourado na virada, assim como comer verduras, faz com que você mantenha e chame dinheiro.

Receita de lombo assado

Ingredientes:

  • 1,5 kg de lombo de porco
  • 1,5 kg de batata bolinha com casca
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 xícara de chá de vinho tinto
  • 40 ml de suco de limão
  • 80 ml de suco de laranja
  • 2 cebolas raladas
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 5 fatias de mussarela e 5 de presunto

Modo de preparo:

Limpe bem o lombo e prepare-o para o tempero. Coloque sal, alho e cebola e espalhe pela carne; em seguida, aplique o suco de laranja, suco de limão e o vinho. Descanse por 4 horas e, de tempos em tempos, vire o lombo para que o tempero fixe por igual em todas as partes da carne. Despeje a carne e o molho numa travessa, leve o ao forno pré-aquecido por 40 minutos e eventualmente reponha com água quente para que o molho não seque. Vire o lombo e asse por mais 40 minutos até dourar. Retire a carne e separe-a enquanto assa as batatas descascadas no mesmo refratário do lombo (o molho se incorpora as batatinhas, temperando-as). Corte o lombo em pedaços sem ir até o fim e insira fatias de mussarela e presunto em cada corte. Leve novamente ao forno até o queijo derreter. Só juntar a carne com as batatas e está pronto para ser servido!

Você pode gostar de ler também...