Mercado Imobiliário

Inflação do aluguel sobe em janeiro

Inflação do aluguel é um assunto que assusta todos os locatários e locadores de imóveis. Em janeiro, acumulou pico 6,65% no período de 1 ano. A pergunta é: no mercado atual, qual a melhor alternativa: alugar ou comprar?

Inflação do aluguel

Existem muitos pontos a se considerar, já que estamos falando de um de uma propriedade que poderemos investir e manter pelo resto da vida (e até repassar). Vamos levantar algumas considerações para uma decisão assim.

 

Leia também: 4 fatores que influenciam no valor de um imóvel

 

O aluguel subiu

Segundo o G1, “o índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação do aluguel”, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, acelerou de 0,54% em dezembro para 0,64%, em janeiro”, ou seja, o valor do aluguel necessariamente sobe para manter o lucro por parte do locador.

 

Devo investir?

Vamos olhar por este lado: a inflação do aluguel costuma sempre subir, e mesmo sabendo que em época de crise os preços tem tendência a elevar, por que não pensar em investir este dinheiro? Afinal, quando você aluga o dinheiro vai embora, não vai ter um retorno. Mas quando você adquiri um imóvel, o valor que você coloca é para te tornar proprietário de um imóvel.

 

Os benefícios

Se livrar do aluguel é possível, viável e traz inúmeros benefícios. Um dos principais é a durabilidade. Algumas pessoas perguntam “mas e se eu quiser mudar de casa?”. É simples! Você pode se tornar um locador ou colocar o imóvel à venda. Há uma chance muito grande do imóvel ter valorizado e você pode vendê-lo por um valor maior que pagou.

 

Dá uma conferida na Lopes Sale

Inflação do aluguel

O mercado imobiliário está aquecendo e oferecendo inúmeras oportunidades de investimento, dando opções para sair do aluguel e criar uma fonte de investimento a longo prazo.

Você pode gostar de ler também...