Decoração e Paisagismo

Aparador: dicas e modelos para você escolher

O aparador é um móvel multifuncional dentro da decoração, como elemento de apoio, ele pode ser disposto em diferentes ambientes, e enquadrar distintas funções.

Hoje trouxemos algumas dicas e modelos, para lhe auxiliar na hora de escolher esta peça para o seu ambiente.

Em quais ambientes posso colocar um aparador?

Antes de definir o modelo do seu aparador, você deve ter em mente qual será o ambiente que você irá dispor a peça, para que a sua escolha seja mais precisa.

Sala de Jantar

A sala de jantar é um dos ambientes mais utilizados para acomodar um aparador, aqui, ele terá como função auxiliar durante as refeições.

Você pode apoiar sobre ele pratos e bebidas que não couberam na mesa durante o jantar, por exemplo.

Outra função deste móvel, é como armazenamento extra para louças e itens utilizados durante as refeições, para deixá-los mais à mão e facilitar a rotina.

Ou ainda, você pode utiliza-lo como um pequeno bar, e dispor algumas bebidas e copos sobre ele.

Sala de Estar

Na decoração da sala de estar, a presença do aparador está cada vez mais constante, neste ambiente você pode utiliza-lo apenas com caráter estético, ou como apoio para itens do dia-a-dia.

Aqui, um aparador também é um bom substituto para um bar, neste caso, posicione-o próximo do sofá ou de poltronas, para facilitar o acesso.

Hall de entrada

No hall de entrada, o aparador tem valor estético, ele irá recepcionar os seus convidados, portanto para este ambiente o mais indicado é uma peça que marque presença, com um design diferenciado, e acima dele, um arranjo de flores e porta-retratos já são suficientes.

Quarto

Em um quarto, o aparador pode vir como uma mesa de estudos, como um apoio abaixo da TV, ou ainda para substituir a tradicional penteadeira.

Varanda

Na varanda ou na área externa, o aparador pode vir como um apoio para alimentos e bebidas na hora de uma reunião com os amigos, ou como bancada para plantas e demais decorações.

Banheiro

Aparador no banheiro? Sim! Esta peça é bem-vinda até mesmo neste ambiente inusitado, neste caso, você pode apostar em um aparador para acomodar as cubas de maneira original.

Ambientes integrados

Em ambientes integrados, o aparador pode ser disposto de maneira a criar a ilusão de separação entre os cômodos, como por exemplo, atrás do sofá, ou ao lado da mesa de jantar.

Modelos de aparador

Quando pensamos em modelos de aparador, inúmeras imagens nos vêm à mente, e para facilitar a sua escolha, separamos alguns para que você possa se inspirar.

Aparador moderno

Quando procuramos por uma peça moderna, distintos modelos aparecem, mas de um modo geral, um aparador moderno é um móvel diferenciado, ele pode ser totalmente espelhado, pode possuir uma forma inusitada, uma cor vibrante, seguir um padrão com linhas retas, pode ser feito com um material incomum, pode vir de “n” maneiras, a única regra para ser definido como moderno, é que seja uma peça singular e original dentro da decoração.

Aparador rústico

Para um ambiente rústico, o ideal é apostar em uma peça feita em madeira, seja ela de demolição, ou seguindo a sua forma natural.

Detalhes em ferro, como puxadores e pés, também são bem-vindos em uma peça que segue este estilo.

Aparador retrô

Retrô ou vintage, um móvel com este estilo traz traços característicos de móveis antigos, como os tracionais pés palito dos anos 50, as cores dos anos 60, as formas e estampas inusitadas dos anos 70, e por aí vai.

Aparador minimalista

Já um aparador minimalista, é facilmente identificado por suas linhas retas, cores neutras e design discreto, mas sem perder a elegância.

Aparador escandinavo

O estilo escandinavo está em alta no design de interiores, ele traz características de uma decoração campestre junto da minimalista, um aparador assim, irá se destacar pelas linhas retas, cores claras, sempre valorizando os elementos naturais, como a madeira, por exemplo.

Dicas para escolher o seu aparador

Em primeiro lugar, lembre-se de ter as medidas do ambiente em mente, para não escolher uma peça que seja grande ou pequena demais para o espaço.

Depois, não se esqueça que esta peça deve estar de acordo com a decoração do restante do ambiente, para que haja uma harmonia visual.

Se você possuir um cômodo que siga um design mais clean, pode apostar em um aparador marcante, para que este se torne o destaque da decoração.

Apostar em itens decorativos sobre o móvel, com certeza irá valorizar ainda mais a peça, porém cuide com os excessos, lembre-se, de menos é mais.

E então, o que acharam das dicas que separamos hoje para vocês? Agora que já deram uma olhadinha, fica mais fácil escolher o aparador ideal para o seu ambiente, não é mesmo?s

Você pode gostar de ler também...