Decoração e Paisagismo

Decoração de Loft: Inspirações para um espaço de personalidade

O loft é uma habitação contemporânea e original, mas decorar este amplo ambiente não é tarefa fácil, por isso hoje, separamos algumas dicas para auxiliar quem ainda não definiu a decoração de seu imóvel.

Mas na verdade, o que é um loft?

Este formato de moradia surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 60 e 70, onde antigos imóveis comerciais, como armazéns, depósitos ou galpões eram reformados para se tornarem imóveis residenciais.

Hoje, este termo define construções ou apartamentos que possuem cômodos integrados, um conceito totalmente aberto, sem paredes internas, com exceção apenas do banheiro.

Outra característica deste modelo, é o seu pé direito alto, que muitas vezes permite a inserção de um mezanino para a criação de novos ambientes, tendo como exemplo um quarto.

Escolhi um loft, e agora?

O primeiro passo é definir os ambientes que você irá dispor dentro de seu loft, por exemplo, se você costuma trabalhar em casa, um cantinho para o home office é indispensável, assim como uma área delimitada para o quarto, e uma sala de estar para descanso, por exemplo.

Defina os “cômodos” de acordo com as suas necessidades, depois distribua-os no imóvel da melhor maneira, levando em conta a planta de sua residência, bem como a sua rotina.

Busque pela mobília certa

A mobília certa altera o visual de qualquer ambiente, e em um loft não seria diferente, mas neste modelo de moradia, escolher os móveis certos é essencial, pois além da função particular de cada um, eles ajudam na hora de delimitar cada espaço dentro do conceito aberto.

Uma cozinha planejada ao estilo americano, é a opção mais indicada para este ambiente, pois ela também segue um conceito aberto, contando com uma bancada para dividir o ambiente do restante da casa.

Já o quarto, muitas vezes é delimitado por uma cômoda, um guarda roupa, uma estante ou até mesmo por um painel para tv, mas caso você queira um pouco mais de privacidade, pode apostar em um biombo ou em cortinas.

Além disto, a escala dos móveis também influenciará no visual de seu espaço, se ele for amplo, peças pequenas demais irão criar um ambiente desordenado.

Outra dica é apostar em móveis funcionais, que se adaptem a diferentes ambientes e que desempenhem diferentes papéis, pois a ideia em um loft é manter um ambiente leve, nada de abarrotar demais com móveis e outros itens, por isto busque opções que aproveitem ao máximo o espaço disponível.

Você também deve levar suas necessidades em conta na hora de escolher a sua mobília, por exemplo, se costuma relaxar no sofá após um longo dia, um sofá com chaise e mais macio é o ideal.

Agora, se o loft for apenas para um casal, uma mesa de jantar 4 lugares já é o suficiente, mas se você gosta de organizar jantares, uma mesa de jantar 6 lugares é mais interessante.

Coordene as cores

Um loft pede um esquema de cores neutras, pois diferente de uma casa tradicional, é necessário uma paleta de cores únicas para criar uma harmonia visual e deixar o ambiente aberto organizado e coeso.

Mas isso não quer dizer que a decoração de um loft tem que ser apática e sem graça, mas deixe os toques de cor apenas para os objetos menores, opte por uma mobília e paredes em tons claros, mas dê preferência por tapetes ou almofadas vibrantes, por exemplo.

Tapetes fazem a diferença

Falando em tapetes, eles são peças-chaves na decoração de um loft, são utilizados para delimitar certas áreas dentro de um ambiente amplo.

Costumeiramente são colocados abaixo das mesas de jantar para criar uma sala de jantar, ou próximo do sofá para criar a sala de estar.

Além disto, os tapetes são ótimos elementos para trazer textura à decoração, e para deixar o ambiente mais aconchegante.

Iluminação

A iluminação certa também faz a diferença dentro de uma residência, e como um loft possui o pé-direito mais alto, é necessário focar em um projeto de iluminação para conseguir atender todo o espaço.

Para áreas íntimas, aposte em uma iluminação com pendentes em uma altura menor, como por exemplo, acima da mesa de jantar ou na sala de estar.

Já para áreas comuns, uma iluminação tradicional com lâmpadas brancas já é o suficiente.

E então, o que acharam das nossas dicas para decorar o seu loft? Não deixe de comentar o que mais lhe chama a atenção!

Você pode gostar de ler também...