Decoração e Paisagismo

As 5 Mais Efetivas Maneiras de Decorar Uma Sorveteria

Por acaso você já parou para pensar em como o visual de um local pode afetar o sucesso de um negócio. Quando entramos em um estabelecimento comercial, tudo o que vemos nos estimula de alguma forma, de modo que este estímulo pode fazer com que decidamos se vamos ou não comprar algo neste local. Isso também acontece na hora de consumirmos os sorvetes de uma sorveteria.

Quando bem decorada e com um visual admirável, uma sorveteria pode atrair mais clientes que sua concorrente. Afinal, ter uma boa decoração também é uma forma de fazer uma propaganda positiva do negócio.

Por isso, quem está começando agora a administrar franquias no ramo de sorvetes deve ficar de olho nas 5 dicas de decoração a seguir. Elas podem conduzir um negócio para o sucesso e atrair ainda mais consumidores:

1 – Pense no público da sorveteria

A primeira coisa a se levar em consideração no momento de decorar qualquer sorveteria é o seu público-alvo. Não há uma idade certa para uma pessoa que consome sorvete e provavelmente tanto crianças quanto adultos vão querer experimentar os produtos do seu estabelecimento. Entretanto, é sempre possível fazer uma breve pesquisa para saber quem pode ser o seu principal público a partir da região em que você abre uma franquia de sorvete.

Busque conhecer mais da localidade onde está a sorveteria, quem anda pelo local e poderá parar regularmente por ali para comprar um sorvete. A partir disso, é possível começar a elaborar um ambiente que seja agradável para esses clientes.

Pense, por exemplo, que se a sorveteria está em uma localidade cheia de escolas ou muito residencial, uma boa parte do público serão famílias e crianças, então decorações mais infantis são indicadas. Entretanto, se ela está ao lado de muitas faculdades, os jovens adultos serão os principais clientes, de modo que o ambiente deve ser mais descolado para que esse público não se sinta à vontade.

Com informações sobre o local do estabelecimento e consumidores bem definidos, fica mais fácil planejar a decoração.

2 – Conforto sempre é importante

Oferecer maior comodidade aos clientes é um dos principais objetivos da decoração de qualquer estabelecimento. Por isso, ter o conforto em mente no momento de organizar uma sorveteria é fundamental.

Para isso, é preciso analisar bem a disposição das mesas e do balcão de sorvetes, de modo que os consumidores não encontrem dificuldades ao andar de um lugar ao outro com um sorvete em mãos. Empregar uma boa iluminação e em móveis de alta qualidade, por sua vez, garante não apenas que os consumidores se sintam confortáveis, como também oferece a qualquer sorveteria um aspecto de maior sofisticação. Por fim, a limpeza é indispensável em um local focado na alimentação.

Felizmente, não é necessário elaborar decorações mirabolantes para proporcionar um maior conforto ao público. Na realidade, muitas vezes quanto mais simples for uma sorveteria, mais confortável ela será, basta apenas investir em algo prático para o cliente.

3 – Aposte em cores neutras

Uma forma de desenvolver um visual simples, porém charmoso e atrativo para uma sorveteria é utilizar cores neutras na decoração. Não há muito segredo neste caso, de modo que basta selecionar cores leves e em tons similares para proporcionar ao estabelecimento uma aparência que é ao mesmo tempo seja moderna e elegante.

Um fato que vale notar é que a sorveteria não é um lugar de grandes exageros. Por isso, escolher cores neutras ajuda na elaboração de um ambiente agradável que foge do excessivo.

Além disso, como o sorvete é um produto muito relacionado ao gelo e às sensações de frescor e descanso, um ambiente neutro é mais do que ideal para transmitir tais ideias de forma totalmente visual.

4 – Preste atenção na fachada do estabelecimento

Antes de entrar em uma sorveteria, o cliente verá a fachada do estabelecimento. Desse modo, é preciso tomar certos cuidados no momento de desenvolver a decoração exterior do estabelecimento. O ideal é que qualquer fachada consiga transmitir a ideia do ambiente interno da sorveteria. Para isso, é necessário seguir o design escolhido para o interior e adaptá-lo, utilizando inclusive o mesmo esquema de cores e formas.

Tenha atenção especial também com a tipografia do nome da sorveteria. Qualquer estabelecimento comercial que se preze precisa utilizar uma tipografia que seja facilmente legível, para que o cliente consiga guardar em sua mente o nome do local e assim crie uma memória em torno da sorveteria.

Não adianta de nada uma composição bonita em letras manuscritas, mas de difícil leitura, uma vez que isso só vai confundir o cliente. Por isso, aposte em tipografias simples para que o nome da sorveteria seja facilmente reconhecido pelo público que visita o local.

5 – Não tenha medo de ousar

Embora exageros sejam contraindicados no momento de decorar a sorveteria, não há nada de mal em apostar uma vez ou outra em algum pouco usual no momento de decorar o estabelecimento.

Um exemplo é a utilização de plantas como acessório decorativo. Não é muito comum utiliza-las em sorveterias, mas arranjos sofisticados e simples podem oferecer ao ambiente uma cara moderna e combinam muito bem ao lado de cores neutras. Vale ainda destacar que plantas podem deixar o local ainda mais iluminado e agradável, sendo ótimas aliadas no momento de proporcionar um conforto a mais para os clientes da sorveteria.

Um estilo de decoração ousada que também tem sido muito comum em algumas franquias desse ramo é o estilo rústico com móveis e acessórios produzidos em madeira. Esse tipo de opção decorativa oferece ao estabelecimento um visual mais leve e despojado, além de sofisticado, e pode combinar muito bem com a sorveteria dependendo do público-alvo.

Outra forma de ousar é apostar em benefícios adicionais junto da decoração. Por exemplo, uma sorveteria com o foco no público infantil pode inserir brinquedos em seu estabelecimento, uma vez que eles chamam a atenção, deixam o espaço bonito e agradam as crianças.

No geral, não há um limite na hora de decorar de uma sorveteria. Basta apenas ficar de olho nos consumidores, prezar pela comodidade e não abusar para garantir uma decoração de bom gosto que vai deixar seu estabelecimento ainda mais chamativo.

Autor: Matheus Ailton 

Você pode gostar de ler também...