Plantas de sombra
Decoração e Paisagismo

Plantas de sombra: 10 melhores espécies para cultivar

Sabia que é possível morar dentro de um apartamento, sem espaço externo para jardim, no meio de uma cidade cheia de prédios, e mesmo assim desfrutar dos inúmeros benefícios que as plantas nos proporcionam?

Isso mesmo! As plantas de sombra são excelentes para serem cultivadas dentro de ambientes fechados e sem incidência de luz solar.

É melhor ainda, são super práticas e demandam poucos cuidados.

Quer saber mais sobre as plantas de sombra e como colocá-las dentro do seu apartamento? Então, leia o conteúdo a seguir. 

O que são plantas de sombra?

As plantas de sombra são excelentes para quem possui uma rotina atribulada e não consegue demandar muito tempo para cuidar de plantas.

A maioria das plantas desse tipo não precisam ser regadas com uma frequência alta,  podem ser cultivadas dentro de vasos de diferentes tamanhos, não precisam de contato direto com o sol para crescer ou viver, e se adaptam relativamente bem a ambientes que possuem ar-condicionado ligado de forma recorrente.

Além de deixarem os ambientes muito mais aconchegantes, saudáveis e belos.

Por isso, são perfeitas para quem mora em apartamento, mas gostaria de usufruir dos benefícios de conviver em ambientes com plantas.

Além das plantas de sombra, há também as plantas de meia-sombra, que são as espécies que crescem em ambientes com um pouco de calor e luz oriundos do sol.

Quais são as vantagens das plantas de sombra?

Alguns pontos verdes inseridos estrategicamente dentro de um ambiente interno e fechado, melhoram exponencialmente o visual e a energia do cômodo.

Isso ocorre pois as plantas proporcionam inúmeros benefícios à quem as cultiva, como:

  • Decoração: Além de trazer cor ao ambiente, promove beleza e aconchego.
  • Limpeza do ar: As plantas umidificam e filtram o ar, uma vez que liberam o oxigênio e eliminam toxinas.
  • Redução de stress e ansiedade: A proximidade com a natureza, mesmo que seja apenas com algumas plantas, promove paz e calma às pessoas, além de promover foco e estabilidade.
  • Melhora no solo: Ao trazer calma, consequentemente, auxiliam em um sono de qualidade.
  • Perfume natural: Além de serem lindas, também conseguem perfumar ambientes inteiros com seu cheiro delicioso.
  • Adaptabilidade: As plantas de sombra não precisam de muita água e se adaptam bem a ambientes com baixa luminosidade ou com luz artificial.

Para conhecer outros benefícios que as plantas podem te proporcionar, confira plantas para jardim.

Principais plantas de sombra

Para alegrar e embelezar o seu apartamento, fizemos uma seleção das 10 principais espécies de plantas de sombra e de meia-sombra para você testar.

Cacto macarrão

Fonte: Pinterest

Não precisa de rega recorrente, já que é um cacto e armazena água, e resiste relativamente bem ao vento. Então, é uma boa planta para colocar em varandas, caso o seu apartamento tenha. As estações que florescem são do final do inverno ao início da primavera.

Pacová

Fonte: Pinterest

Por possuir uma folhagem verde escura e grande, é bastante utilizada para propor um efeito bem tropical ao ambiente. Deve ser adubada 2 vezes ao ano, e regada quando o substrato estiver seco.

Ficus lyrata

Fonte: Pinterest

Pode ser plantada dentro de vasos e precisa ser regada de 2 a 3 vezes por semana, mas antes verifique se o solo está seco.

É também conhecida também como figueira lima e pode chegar a um médio porte. Por isso, proporciona uma decoração de impacto.

Lírio da paz

Fonte: Pinterest

É uma planta extremamente bonita e por isso, encanta o ambiente que é colocada. E para fins estéticos, o verão é a estação que o Lírio da Paz mais cresce e floresce.

Essa espécie não pode estar em contato direto com o sol e seu solo deve sempre estar úmido.

Costela-de-adão

Fonte: Pinterest

Possui folhagens impactantes que são perfeitas para decorar os ambientes internos do seu apartamento.

Essa planta precisa de cuidados mais recorrentes. Então, é necessário regá-la de 1 a 2 vezes por semana e adubá-la com ferro e potássio 1 a 2 vezes por quinzena. 

Zamioculca

Fonte: Pinterest

É uma planta bem resistente e possui um crescimento um tanto quanto lento, mas é perfeita para ambientes com pouca luminosidade, como quartos e halls.

É necessário regá-la 1 ou 2 vezes por semana.

Begônia

Fonte: Pinterest

Possui folhas e flores coloridas e belas. Então, é uma excelente opção para colocar como um item decorativo.

No entanto, pode ser um tanto quanto frágil, então proteja-a de ambientes com muito vento e regue-a regularmente.

Maranta tricolor

Fonte: Pinterest

Suas folhas misturam tons de verde e rosa, por isso é uma ótima opção decorativa.

Além disso, pode ser alocada facilmente em qualquer canto da casa, por ser de pequeno porte.

Bambu da sorte

Fonte: Pinterest

É conhecida por trazer boas energias para a casa e é uma espécie extremamente prática, uma vez que não precisa colocar terra no vaso, apenas água, a qual deve ser trocada semanalmente.

Jiboia

Fonte: Pinterest

Possui folhas pendentes. Então, uma boa opção seria plantá-las em vasos alocados de áreas altas do ambiente. 

Além disso, é ótima para colocar na cozinha, uma vez que possui crescimento rápido e se comporta bem diante calor.

É preciso regá-la 2 vezes na semana e adubá-la a cada 3 meses.

Dicas para cultivo de plantas de sombra

Para obter todos os benefícios das plantas de sombra e para aumentar a durabilidade delas, é importantíssimo que o cultivo seja realizado da forma correta.

Por isso, separamos algumas dicas para um cultivo assertivo das plantas de sombra.

  • Geralmente, as plantas de sombra não necessitam de muita água, uma vez que conseguem armazená-la. Então, regue a planta conforme a frequência necessária da espécie escolhida.
  • Adicionar adubos e fertilizantes pode ser uma ótima alternativa, mas antes de adicioná-los, entenda a necessidade da sua planta.
  • Escolha um local para colocá-las que não possua contato direto com raios solares de forma intensa.
  • Compre vasos conforme a capacidade de crescimento da espécie que você escolheu. Dessa forma, a planta possui espaço para crescer.
  • Pesquise as necessidades específicas da espécie escolhida para nutri-las da forma mais assertiva possível.
  • Borrife um pouco de água nas folhas quando achar necessário.

Conclusão

Inserir itens verdes dentro de ambientes internos, seja para fins estéticos ou qualquer outro fim, é sempre uma excelente alternativa para estar próximo da natureza e seus benefícios.

E as plantas de sombra são uma ótima solução para isso. E ainda, são práticas, uma vez que não demandam muito cuidado ou luz solar direta.

E aproveitando essas dicas, se quiser fazer algumas mudanças no seu imóvel atual, lembre-se que a Lopes é o local ideal para encontrar o seu novo lar.

A Lopes te ajuda a chegar na melhor opção segundo as suas possibilidades e necessidades. E isso só é possível, pois conta com uma equipe com mais de 9 mil consultores locais, além de utilizar inteligência de mercado assertiva

E se quiser conhecer algumas plantas para plantar ideias para ambientes externos, confira nosso post de plantas para jardim com as melhores espécies. 

Você pode gostar de ler também...