Plantas para jardim
Decoração e Paisagismo

Plantas para jardim: qual o melhor tipo para sua casa

Inserir elementos verdes dentro e fora da sua moradia são ótimas opções para fugir um pouco dos ambientes cinzas e cheios de concretos das grandes cidades.

Para isso, existem inúmeros tipos de plantas de jardim que se encaixam perfeitamente nas suas necessidades e possibilidades.

Além de proporcionar beleza e aconchego aos ambientes, proporcionam inúmeros outros benefícios à saúde das pessoas que os frequentam.

Quer conhecer mais sobre esses benefícios e saber qual tipo de planta de jardim se encaixa melhor nas suas necessidades? Então, leia o conteúdo a seguir.

Quais são os benefícios de ter plantas para jardim?

Quem não gosta de um ambiente que transmite relaxamento e aconchego, não é mesmo? Em meio a tanto concreto e prédios altos, o verde e a sensação de pureza tornam-se um tanto quanto escassos.

E para mudar esse cenário, jardins cheios de plantas e flores são uma ótima opção. Utilizar as vegetações adequadas podem proporcionar inúmeros benefícios à saúde física e mental dos moradores, além de proporcionar espaços charmosos, aconchegantes, frescos e alegres.

Diante disso, separamos os principais benefícios de inserir itens verdes na decoração da sua casa ou também do seu escritório:

  • Valorizam os ambientes: Possuem o poder de transformar pequenos espaços sem graça em ambientes aconchegantes e chiques.
  • Decoração natural: Proporcionam vida, alegria e frescor a casa, além de ser um grande aliado na decoração.
  • Umidificam e purificam o ar: As plantas conseguem filtrar as toxinas do ar e reduzir a poluição do ambiente, além de liberar oxigênio, o que acarreta em um ar mais limpo e puro.
  • Diminuição nas alergias: Ao promoverem a limpeza do ar, as crises alérgicas das pessoas que frequentam os ambientes com plantas tendem a diminuir.
  • Redução de stress e ansiedade: As plantas e a proximidade com a natureza proporcionam desaceleração dos batimentos cardíacos, o que resulta em diminuição de stress e de ansiedade, além de aumentar o bem-estar das pessoas.
  • Inspiram criatividade e produtividade: Ao proporcionar uma redução no stress, automaticamente, as plantas promovem ambientes nos quais torna-se mais fácil focar e produzir mais. E ao estar com a mente limpa, as pessoas conseguem ser mais criativas também. 
  • Auxiliam no sono: São aliadas do sono e do descanso, uma vez que proporcionam calma e um ar mais limpo.
  • São remédios naturais: Algumas espécies podem ser usadas como remédios e para tratamentos de beleza, como a Aloe Vera ou a Babosa.

Para conseguir usufruir de todos esses benefícios e para que a vegetação dure, é importante levar em consideração as características do local e da planta escolhida.

Por isso, separamos uma seleção das melhores plantas de jardim para você conseguir escolher a que mais se adequa às necessidades da sua casa.

Quais são as plantas mais usadas em jardins externos?

A escolha da planta para cada ambiente deve ser feita após muita pesquisa, uma vez que inúmeros fatores determinam a qualidade e a sobrevivência da vegetação, como clima, incidência solar, etc.

Levar em consideração as necessidades da planta é um item importantíssimo para tomar essa decisão.

Para facilitar o seu processo de pesquisa, separamos as principais espécies e seus ambientes ideias.

Plantas para jardim resistentes ao sol

  • Cactos: Amplamente utilizada em decorrência de sua alta adaptabilidade a ambientes secos e com bastante incidência solar. Além disso, possuem capacidade de armazenar bastante água.
Cactos
Fonte: Pinterest
  • Suculentas: Possuem diversas espécies e com certeza, alguma delas conseguirá se adaptar ao ser jardim.
Suculentas
Fonte: Pinterest
  • Árvore-do-viajante: Possui uma folhagem ornamental, firme e em formato de leque. O nome popular faz referência à água retida em seu interior, que pode ser utilizada para a hidratação de viajantes.
Árvore-do-viajante
Fonte: Pinterest

Plantas para jardim vertical em vasos

  • Peperômia: Delicada e sutil, possui uma folhagem pendente que é perfeita para vasos.
Peperômia
Fonte: Pinterest
  • Tostão: É ótima para o cultivo em vasos suspensos, uma vez que suas folhas crescem rapidamente e de forma pendente.
Tostão
Fonte: Pinterest

Plantas para jardins que são resistentes à chuva

  • Moreias: É bem resistente e pode ser uma ótima alternativa para plantar em varandas de apartamentos. Além disso, é bem adaptável aos diferentes climas e cresce várias vezes ao ano.
Moreias
Fonte: Vasos decorativos – Jaraguá do sul
  • Primavera: É bem adaptável quanto ao local que será plantada, além de ser resistente ao frio e chuva. No entanto, necessita de manutenção recorrente.
Primavera
Fonte: Pinterest
  • Orelha-de-elefante: Resistente e necessita de poucos cuidados, além de possuir grandes folhas ornamentais que trazem um certo charme ao jardim.
Orelha-de-elefante
Fonte: Pinterest

Quais tipos de plantas para jardim para ambientes pequenos?

Utilizando as plantas corretas, é possível transformar um espaço pequeno em um belo jardim.

  • Lança-de-São-Jorge: Por ser uma planta que cresce verticalmente, ocupa pouco espaço. Além disso, é fácil de cultivar e é conhecida como símbolo de prosperidade e proteção.
Lança-de-São-Jorge
Fonte: Pinterest
  • Buxinhos: Possui alta durabilidade, crescimento lento e formato arbustivo.
Buxinhos
Fonte: Pinterest
  • Antúrio: Folhagem de pequeno porte que não se adapta muito bem a locais com muita incisão solar.
Antúrio
Fonte: Pinterest

O que plantar em um jardim de inverno?

As plantas ideias para compor um jardim de inverno charmoso e colorido são:

  • Samambaias: São facilmente encontradas e preferem locais iluminados, mas sem incisão solar direta.
Samambaias
Fonte: Pinterest
  • Orquídeas: São plantas lindas e coloridas que trazem alegria aos ambientes. Preferencialmente, devem ser cultivados de forma suspensa ou em vasos, e em locais sem incidência solar direta.
Orquídeas
Fonte: Pinterest

Plantas para ambiente interno do apartamento

Inserir plantas nos ambientes internos de um apartamento proporcionam os mesmos benefícios de colocá-las em um jardim. 

No entanto, é necessário realizar algumas modificações, como:

  • Mini horta: A cozinha é um ótimo ambiente para colocar itens verdes e a horta caseira é uma ótima solução. É possível plantar itens comestíveis do dia a dia, como cebolinha, pimenta, etc.
  • Sala: A vegetação na sala proporciona alegria, bom gosto e beleza ao ambiente. Lembre-se apenas de escolher lugares que possuem incidência de luz natural.
  • Home office: Inserir plantas no seu home office é uma ótima alternativa para aumentar o foco e a criatividade, além de diminuir o stress. As suculentas são excelentes para esse ambiente.
  • Ar puro para dormir: Os quartos também são ambientes que se valorizam com a presença das plantas, uma vez que a vegetação proporciona um ar mais limpo e calmo. Lírio da paz, samambaia, jibóia e lambari são ótimas opções.
  • Vasos: A utilização de vasos é uma ótima alternativa para ambientes pequenos e internos. Brincar com o tamanho e as cores dos vasos proporciona uma bela decoração.  

Conclusão

As plantas são itens baratos e práticos que conseguem compor ambientes frescos, aconchegantes, lindos, chiques e que proporcionam frescor e calma.

Com a folhagem adequada, é possível transformar completamente a sua casa, apartamento ou escritório.

E se você estiver à procura de uma casa ou apartamento para colocar todas essas dicas de jardinagem em prática, a Lopes é o local ideal para encontrar!

A Lopes possui milhares de opções para você encontrar o imóvel que mais combina com as suas necessidades. E isso só é possível, pois a Lopes conta com uma rede nacional com mais de 9 mil consultores locais especializados, além de inteligência de mercado assertiva para te ajudar a fazer o melhor negócio.

Você pode gostar de ler também...