móveis em tom de azul no quarto de menina
Decoração e Paisagismo

Todo encanto de um quarto de menina em azul

Certamente você já deve ter ouvido muito na vida que “azul é coisa de menino e rosa de menina”. Concorda com isto? 

Bem, acho que este tema já foi bastante debatido. E a conclusão que muitos chegaram é que esta regra não deve ser mais seguida. Isto inclui também a decoração de interiores. Afinal, em quarto de menina não pode ter puffs, colchas e mais coisas em azul? Os exemplos a seguir provam que sim.

azul claro na decoração de quarto de menina
Foto: JuBa – Arquitetando Ninhos e RBP Arquitetura e Interiores

Rosa é a cor das meninas?

A principal característica emocional da cor rosa está ligada à fantasia. Esta cor é considerada alegre, sutil, de muito alto astral e com uma vibração bastante positiva. Facilmente é relacionada a sentimentos como amor, carinho e afeto. E é exatamente por tudo isto que acabou sendo relacionada à figura da mulher – em especial da menina.

Acontece que nem todas as mulheres ou as meninas são iguais, com a mesma personalidade. O fato é que para cada pessoa poderia combinar com uma cor diferente. 

No caso do azul, está relacionado a um mundo espiritual misterioso e sedutor, mas sereno. Trata-se de uma cor mais fria, passível de gerar ambientes de atmosfera mais calma, menos tensa e mais relaxante, terapêutica.

papel de parede com detalhes azuis em quarto de menina
Foto: Zuleica Tartaro

Quem disse que azul não pode para menina?

O fato é que tem muita garota que trocaria facilmente a cor rosa pela cor azul. Então, seria um erro enorme descartar esta opção para qualquer decoração que fosse, mesmo que de quarto de menina. 

Pensando assim é que muitos projetistas passaram a criar várias soluções de design onde os mais diferentes tons de azul são empregados a ambientes femininos.

Pra começar, se cogitou produzir vários elementos em tons de azul, mas com estampas em alusão ao mundo feminino. Também usar o azul apenas como pano de fundo para uma decoração ultra colorida. Ou, ainda, se prendendo a esta ideia de que decoração feminina tem que apresentar características delicadas, misturando o próprio azul à tradicional cor de rosa.

quarto de menina azul e rosa
Foto: Revista Viva Decora
quarto de menina com roupa de cama azul
Foto: Buji Decoração e Revista Viva Decora

Dicas para usar azul em quartos de meninas

Já se pôde entender, portanto, que cor azul combina com todo o perfil de gente, não importa o sexo. 

Especialmente em decorações de quarto, ela incentivaria à introspecção e à meditação, estimularia a criatividade, e ainda ajudaria no descanso para uma boa noite de sono. Quem se identifica com isto, a menina que necessita deste efeito em seu quarto, pode muito bem, então, apelar para o azul para a sua alegria e bem estar.

Aliás, os vários tons de azul podem ser aplicados de muitas formas à decoração do quarto da menina. 

É possível, por exemplo, fazer um pano de fundo nesta cor para a cama – talvez um painel pintado ou um simples papel de parede. E o azul ainda pode estar presente cobrindo completamente ou partes de portas e gavetas de armários, gaveteiros e criados, além de nichos e prateleiras.

papel de parede azul claro em quarto de menina
Foto: Nathalia Bilibio Schwinn
móveis azuis quarto feminino
Foto: Rodrigo Maia

Mas é claro que a personalização do quarto da menina pode ganhar expressão mesmo que com pequenos detalhes. 

Neste caso, os tons de azul surgiriam em diversos itens têxteis – cortinas, roupa de cama, mantas, tapete, capas de almofadas e mais. E o azul ainda pode estar em cadeiras, banquinhos, mesinhas e baús; além disso, cestas de brinquedos, luminárias, pendentes e mais.

parede azul em quarto de menina
Foto: Katia Llaneli
quarto de menina com detalhes azuis
Foto: Esther Zanquetta e Revista Viva Decora

 Então, chega dessa coisa de que “azul é para meninos”. Existem tantos tons lindos e que estiveram na moda nos últimos anos que poderiam ser muito bem utilizados em quarto de menina.

O próprio Tiffany é um exemplo. E olha que ele serve – como o nome revela – para as embalagens da empresa Tiffany, que é uma das empresas que mais comercializam joias femininas. Isto prova que ele e outros tons de azul têm tudo a ver com o mundo feminino.

móveis em tom de azul no quarto de menina
Foto: Janaina Naves Design & Arquitetura

Pronta para criar um quarto de menina azul em sua casa? Vamos lá, se você gostou da ideia, vá em frente!

Essas dicas de como decorar um quarto de menina com móveis azuis foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Dicas para escolher a mesa de estudos perfeita para seus filhos

+ Quarto montessoriano: divertido e educacional

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...