Veja um resumo da palestra do Dr Eric no evento do Google em São Paulo
Mercado Imobiliário

Google Think Real Estate 2014: A internet das coisas

Aconteceu o Google Think Real Estate 2014 aqui em São Paulo na sede do Google Brasil. A Lopes esteve presente em peso para prestigiar o evento. Destaco aqui uma das palestras que eu mais gostei, pela quantidade de informação e ideias de como será o futuro da automação residencial e quais tecnologias serão mais utilizadas.

Dr. Eric Haseltine é PDH em Neurociência e ex VP Executivo da Disney e mostrou alguns exemplos bem bacanas. O Google comprou recentemente uma empresa chamada Nest que fabrica termostatos inteligentes e ele ainda levou para o palco uma lâmpada com acesso a internet via wifi, que custa hoje, 200 dólares. Veja o vídeo abaixo e entenda as diversas possibilidades de ter sua casa integrada com seu smartphone ou tablet com seu carro e seu escritório.

O Dr Eric citou diversos casos, como roupas e smartwatches que medem de tudo em relação ao seu corpo. Vou focar aqui nas coisas para a casa e escritório. Imagine seu escritório saber que você já saiu de casa e automaticamente ligar seu computador, ar condicionado e até a cafeteira? Este é o mundo que o Dr Eric mostrou para gente. E o inverso também, quando sua casa sabe que você já deixou o escritório e deixa a casa no ambiente que você mais gosta, ajustando a iluminação e a temperatura para deixar tudo agradável do jeito que você está acostumado.

“A Internet das Coisas não atua somente na automação residencial, contribuindo também na Economia, Segurança e Conveniência das pessoas” Dr. Eric Haseltine

Estes objetos ainda ajudam com a segurança, detectando fumaça ou calor em excesso em algum ambiente, dando sinais visuais que alguma coisa está errada com a casa (veja no vídeo acima o alarme com luzes vermelhas piscando).

Outra utilização para esta tecnologia é a sua integração com Big Data. Imagine uma menina grávida, ela começa a receber cupons de descontos para produtos exclusivos de gestantes e a sua família nem sabe que ela está gravida ainda. Nos EUA é comum os supermercados terem um cartão de descontos com o objetivo de estudar o comportamento das pessoas nas compras.

Tendência do evento: site imobiliários responsivos

Chegamos num momento em que a variedade de aparelhos com acesso à internet tornou-se gigantesca, a ponto das pessoas começarem a deixar de lado o antigo desktop e passarem a usar dispositivos móveis para navegar na rede. Durante o Google Think Real State 2014, nos foi revelado que um a cada três brasileiros possuem smartphone, o que representa cerca de 29% da população brasileira. Um número extremamente importante e que nos proporciona alguns insights.

Hoje, os sites para imobiliárias foram pensados para atender a dispositivos móveis?
Existe uma versão mobile desse site? Se você, empresário, nunca pensou em responder essas perguntas está na hora de começar a se preocupar com as respostas.

Digital Imobi

Para tornar um site funcional é preciso pensar em cada plataforma. Uma versão para mobile e outra para desktop. Isso exige uma programação e um layout diferente para cada caso e reflete diretamente no bolso de quem está bancando o desenvolvimento de um novo site.

Com a aplicação da técnica de design responsivo não será preciso investir em diversos modelos de site, apenas em um. Um site responsivo se ajusta de acordo com o equipamento que está o acessando. Ele é reorganizado automaticamente conforme a resolução da tela do aparelho, podendo exibir componentes alternativos para melhorar a experiência do usuário.

Isso significa que não será preciso elaborar diversas páginas, é feito apenas uma que se ajusta conforme sua necessidade. Trata-se de uma técnica de programação mais detalhada e inteligente, recomendada para construtoras, incorporadoras e imobiliárias que desejam que sua página comercial seja vista adequadamente por qualquer tipo de aparelho existente hoje no mercado.

Vantagens de um site responsivo

  • O Google afirma que para área de SEO o design responsivo é o mais indicado. Em função do crescimento mobile já se compreende que o Google privilegia sites, portais e conteúdo que são melhores visualizados nos dispositivos móveis.
  • Um site responsivo tem a capacidade única de se redimensionar e reordenar seus elementos, para correta visualização nos dispositivos móveis, independente de marca, modelo e, principalmente, o tamanho de tela.

Com o design responsivo o site de sua imobiliária ou construtora será bem aceito por todos os aparelhos e isso acarretará numa melhor visibilidade do público perante a imobiliária. O design responsivo é uma tendência a ser seguida daqui pra frente.

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