Decoração e Paisagismo

Dicas para decorar a mesa de jantar

Vai receber os amigos ou a família em casa e bateu aquela dúvida de como decorar a mesa? Nós vamos te ajudar com inspirações e dicas para que isso seja mais fácil.

decorar a mesa

Primeiro é preciso escolher o tema, o tom ou o estilo do seu jantar. Pode ser algo que combine com o cardápio. Dependendo do que você vai servir, pode-se fazer uma decoração mais simples ou mais elaborada. Depende da atmosfera que você quer criar nesse almoço ou jantar.

Escolhido o estilo, isso irá influenciar em qual será a paleta de cores utilizadas, que tipo de enfeites irá usar, que tipo de louça, os talheres, os copos, as taças…. Tudo harmonizando com o tema inicial que foi determinado.

Você pode decidir por uma toalha específica, ou por jogo americano. Dentro desse nicho, existem muitas opções, desde um design mais limpo e simples, até um mais complexo e produzido. Usando qualquer um dos dois podemos obter um resultado tanto sofisticado quanto singelo. Há uma grande variedade de tecidos para escolher. Como por exemplo linho, algodão, cetim, renda, bordados, poliéster, seda e organza. Fora as estampas disponíveis no mercado, se essa for a sua escolha na hora de decorar a mesa.

Tanto uma estampa pequena, quanto grande, hoje em dia podem ficar agradáveis. O segredo é buscar coerência com pontos em comum na decoração. Por exemplo, se você escolhe um tema mais rústico, e tem uma mesa de madeira, pode usar um jogo americano de linho cru que tenha estampas de folhas verdes. Assim também com os pratos e os talheres. Seria possível utilizar talheres com cabos em bambu, pratos em tons de azul, verde ou branco, com uma porcelana com acabamento mais arrojado, podendo ter estampas também. Além é claro dos copos e taças a combinar.

decorar a mesa

Além disso, também pode-se colocar arranjos de flores, velas, e objetos decorativos com ornem com a decor.

Já, se fosse uma decoração mais sofisticada, os materiais usados seriam outros. Os talheres por exemplo seriam de aço inox trabalhado ou até mesmo prata. A toalha ou jogo americano seria de um tecido mais nobre. As taças poderiam ser de cristal. E assim por diante.

Selecionamos alguns exemplos de decorações de mesa para te inspirar um pouco.

decorar a mesa

decorar a mesa

Outra coisa importante e que facilita muito, é saber a disposição dos pratos, talheres e copos na mesa. Mas, para um jantar ou almoço mais simples não precisamos de tantos objetos. É só adaptar.

Separamos uma ilustração que mostra exatamente como organizar essas peças na mesa.

decorar a mesa

Dessa forma, decorar a mesa ficou muito mais descomplicado.

 

Leia também:

+ Aprenda a fazer uma decoração retrô para cozinhas

+ Cozinhas de filmes que podem servir de inspiração

+ 5 ideias para usar adesivos na cozinha

 

Você pode gostar de ler também...