Decoração e Paisagismo

Estampas étnicas: Como utilizar na decoração

As estampas étnicas, usadas pelo universo hippie na década de 60, conquistaram lugar novamente no mundo da moda e da decoração. A estampa pode ser usada desde almofadas para estofados, passando pelos próprios assentos até chegar às cortinas. Os tapetes também podem receber as estampas étnicas, assim como quadros são recursos para aumentar a beleza no espaço e acessórios de iluminação.

Com os desenhos tribais, formas geométricas e ornamentos bem detalhados, estas estampas estão presentes principalmente nas casas de quem gosta de entrar em contato e conhecer outras culturas.

Tipos de estampas étnicas

Existem muitas estampas étnicas no mercado de casa e decoração. Para esclarecer e ampliar um pouco mais do seu conhecimento sobre o padrão, elaboramos algumas dicas das formas mais usadas. São três tipos de estampas étnicas que selecionamos:

Ikat: Esse modelo é feito com uma técnica de pintura similar ao tie dye especialmente pelo borrado nas bordas com tingimentos feitos nos fios.

Foto: Colab 55

Asteca: Entre as estampas étnicas mais encontradas em acessórios de cama, mesa e banho, a asteca se caracteriza por apresentar o triangulo como principal forma geométrica e em diversas variações, pequeno, médio e grande.

Foto: Bee Pod Blog

Navajo: Essa estampa mistura grafismos de todos os tipos e cores que lembram tramas de cestas produzidas por uma tribo norte americana. Seu visual ganhou destaque e se disseminou pelo mundo ao ser escolhida para ilustrar ponchos.

Foto: Moda Para homens

Como aplicar as Estampas Étnicas

Com a invasão das estampas étnicas da área da decoração, uma seria de empresas passaram a oferecer produtos com ilustração da tendência. Moveis com detalhes feitos com desenho do tipo, adorno decorativos e tecidos, que podem ser usados em diversos lugares, como por exemplo, capas para almofadas, lençóis e cúpulas para abajur.

Foto: Pinterest

Não tenha medo, por mais que estampas e utilização de cores possam diminuir um ambiente, usadas da forma correta, as estampas étnicas podem se encaixar em um estilo de decoração que prioriza a sensação de amplitude.

Leia mais:

+ Memphis: o estilo dos anos 80

+ Decoração animal: o uso de estampas, esculturas e pele sintética

+ 10 tendências de decoração para ficar de olho em 2019

 

Você pode gostar de ler também...