Decoração e Paisagismo

Todo charme do vaso de parede para deixar sua casa mais verde e cheia de vida

Quando imaginamos um jardim, logo vem à cabeça alguns modelos já conhecidos, a maioria inspirados  em palácios e parques. Se nós temos alguma área de pátio em casa, logo tentamos reproduzir algo semelhante. 

Contudo, dentro do apartamento é mais difícil criar um jardim dentro destes moldes por conta da falta de espaço. Nesse caso, a utilização de vaso de parede pode ser uma boa alternativa. Pense nisso.

No texto a seguir, vamos mais a fundo nessa ideia e entender quais as possibilidades que temos de enriquecer as decorações com a utilização de plantas. Veremos também alguns exemplos incríveis de vaso de parede com um design super moderno e diferenciado que irão te surpreender. Confira.

Plantas sempre enriquecem a decoração

Plantas naturais podem contribuir de um modo muito especial para as decorações de interiores. Elas seriam capazes de renovar as energias dos cômodos. Também melhorar a qualidade do ar e as condições climáticas e sonoras dos locais onde se encontram, impactando na questão do conforto ambiental das residências. 

Além do mais, a beleza de suas folhas, flores e caules deve enriquecer o visual dos cenários, somando cor, textura e movimento.

Outra coisa bacana de se utilizar plantas em decoração é que, nesse caso, sempre teremos um cenário com mudanças recorrentes, pois a vida segue uma dinâmica infinita de evolução.

Mas, de todo modo, mesmo gerando forte impacto sobre o visual dos cenários, as plantas são consideradas elementos neutros, combinando com todo tipo de decoração. Só é preciso ter muita atenção sobre as condições que o próprio ambiente decorado proporciona para desenvolvimento saudável das espécies.

Lembrando que as plantas necessitam de alimento para sobreviver. E o que vem a ser alimento para elas? 

Bem, uma quantidade suficiente adequada de nutrientes, umidade e raios de sol – essencial para a realização da fotossíntese. A seguir, veremos quais são as espécies ideais para o cultivo dentro de casa.

Foto: Revista Viva Decora

Plantas que podem ser cultivadas em jardim vertical dentro de casa

  • Plantas para jardim vertical semi-sombreado: samambaia, antúrio, véu-de-noiva, liríope, flor-de-maio, rabo-de-gato e babosa-de-pau.
  • Plantas para jardim vertical sombreado: asplênio, singônio, dinheiro-em-penca, peperômia, renda-portuguesa, babosa-de-pau e chifre-de-veado.
Foto: Marcia Addor

Por que é tão difícil montar de jardins em apartamentos?

Podemos criar jardins dentro e fora de casa. Aliás, os jardins funcionam muito bem como moldura para as arquiteturas. E nos ambientes de apartamentos, as plantas serão um excelente complemento de decoração, como citamos antes.

Mas a dificuldade encontrada na criação de jardins em apartamentos está ligada à questão da limitação de espaço, sabendo que não podemos comprometer áreas que seriam mais bem destinadas à colocação de móveis e eletrodomésticos ou mesmo para a própria decoração. 

Sobram para nós duas alternativas que são a utilização de vasos pendentes para jardins suspensos nos vasos de parede. 

É claro que os vasos de parede podem ser utilizados de modo individual, peças isoladas colocadas em meio a outros objetos decorativos. Contudo, o conjunto de vasos de parede cria uma situação mais interessante que poderia resultar em um jardim vertical – em varandas, cozinhas, salas, escritórios, banheiros e mais.

É importante destacar que a escolha dos vasos que vão compor esse jardim deve se basear na ideia de estética. Contudo, também se deve levar em consideração o que as plantas que queremos cultivar necessitam. 

Vasos de cerâmica, por exemplo, seriam mais favoráveis às plantas, pois permitem uma melhor respiração das raízes, além de segurar melhor a umidade. 

São outras opções de materiais para vasos de plantas utilizados dentro de casa: cerâmica esmaltada, plástico e cimento – além disso, os cachepots em madeira e vidro.

Fotos: Eduarda Corrêa/ Tetriz Arquitetura e Interiores

Exemplos de jardins simples com vasos de parede

Vamos agora analisar todas as lindas alternativas de vasos de parede apresentados nos exemplos de imagens deste texto. 

Primeiro devemos falar das peças em cerâmicas, sendo mais pesadas; por isso, são fixadas a uma estrutura própria – como um painel de madeira – para não comprometer a estrutura da própria casa. Mas em outro exemplo vemos um painel dando suporte a vasos auto irrigáveis de plástico, tecnologia moderna.

Fotos: Adriana Fontana/Revista Viva Decora
Foto: Revista Viva Decora

Em outros exemplos vemos mais opções de vasos ou jardineiras feitas de plástico, metal e até madeira. E alguns detalhes dessa festa chamam atenção que revelam tendência em moda casa decoração. 

É o caso das peças em formatos geométricos – como triângulos e pentágonos. Os suportes aramados e em barras também estão em alta. Sem contar as ideias eco-friendly para o reaproveitamento de frascos de vidro, latas e outras embalagens.

Foto: Revista Viva Decora
Foto: Revista Viva Decora

Viu? É fácil montar um jardim com vasos de parede, tente em sua casa! Essas dicas de decoração com vaso de parede foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...