Decoração e Paisagismo

Como explorar o charme das cômodas para valorizar seu quarto

Dentro da decoração de interiores, temos vários móveis diferentes que podem ser classificados como versáteis. Essas peças podem ajudar a resolver diversas situações de projetos, incluindo layout de quarto de adulto e de bebê. 

Então, é justificável que sejam concebidas em designs variados. Nessa linha, um exemplo são as lindas e charmosas cômodas. Saiba tudo sobre elas!

Fotos: Triplex Arquitetura/Revista Viva Decora

Onde colocar cômodas em seu quarto?

Cômodas e gaveteiros são móveis com formato muito semelhantes. Em resumo, as peças que levam essas nomenclaturas podem ser utilizadas de modo versátil em decoração de diferentes áreas da casa. Tudo vai depender das características principais do seu design.

Na verdade, existem gaveteiros de diversos tamanhos. Mas as cômodas de quarto apresentam dimensões maiores, com alturas de gaveta compatível com os objetos que serão guardados no ambiente – como roupas, joias e sapatos. 

Mas é possível, sim, que as mesmas peças sejam levadas para decoração de hall de entrada, sala de jantar, escritório e mais. Alguns balcões podem ser até adaptados como bancada em banheiros e cozinhas.

Mas vamos voltar à questão dos quartos. Dentro desses ambientes, as cômodas podem desempenhar diversos papéis. Elas podem ser também suporte de espelho. Ou ainda ser a base de apoio para uma televisão. E, especificamente nos quartos de bebê, funciona também como trocador. 

Novamente, tudo vai depender das suas características de design – nesses casos, sobretudo, considerando a sua altura.

São sugestões de medidas para cômodos gaveteiros:

  • altura total do móvel: 90 a 120 cm;
  • largura: 80 a 160 cm;
  • profundidade: 40 a 50 cm;
  • altura de gaveta: 15 a 20 cm;
  • altura de pés (elevação) – se desejado: 8 a 25 cm.

E dentro dos ambientes de quatro, onde as cômodas devem ficar? Bem, elas podem ser posicionadas de lado para a cama ou ainda ocupar em uma área frente a cama. 

Você só precisa prestar atenção na faixa de circulação deixada livre em frente. Se ela possui uma largura suficiente que permita que se possa parar de frente para o móvel e ainda abrir as suas gavetas com segurança.

Foto: Maraú Design
Foto: Figueiredo Fischer

Qual o modelo de cômoda ideal?

Podemos encontrar o móvel gaveteiro nas lojas até mesmo em metal. Contudo, para as decorações de sala e quarto, por exemplo, e pensando na questão do conforto visual e térmico do ambiente, as cômodas em madeira são uma alternativa melhor. E essas cômodas em questão podem ser em madeira natural envernizada ou laqueada, e também em madeira aglomerada com suas partes revestidas em lâmina de madeira.

As peças em tonalidade de madeira natural ou revestidas em cores mais escuras são ideais para decoração de ambientes de usuários mais adultos. Quartos de crianças e de jovens já pedem soluções de cômoda com revestimento em um colorido mais alegre. 

Podemos até propor a cobertura de frentes de gaveta com adesivos estampados. E o tampo também pode receber colagens, desde que seja protegido com uma chapa de vidro transparente.

Antes de terminar esse tópico, devemos lembrar-nos das cômodas em branco. Peças assim podem combinar com qualquer tipo de decoração. Nesse caso, mesmo que a peça receba vários ornamentos, os mesmos não devem impactar tanto o olhar. 

Por isso, poderíamos considerar colocar uma cômoda com molduras tipo provençal – parecendo de época – ao lado de outros móveis de design mais moderno, sente que ambos conflitam no visual.

Fotos: Triplex Arquitetura/Revista Viva Decora
Foto: Revista Viva Decora
Fotos: Revista Viva Decora

Detalhes diferentes no design das cômodas

Se pudéssemos resumir o formato do design de uma cômoda comum, diríamos que se trata de uma caixa quadrada marcada por várias gavetas e com quatro pés de apoio. 

Porém, os projetistas podem prever detalhes para essas peças que as deixem mais especiais, chamando diretamente à atenção de quem entrar no ambiente. Por exemplo:

  • Tampo e pés em cor diferente do corpo do móvel;
  • Puxadores em um formato que remete ao estilo ou tema da decoração do ambiente; 
  • Recortes nas gavetas com fechamento de vidro ou telinha de palha;
  • Superfícies pintadas em degradê, técnica de pátina ou com detalhes em decoupage;
  • Recortes em babado na parte inferior do móvel;
  • Fezes em formato de palito, como os móveis usados 50 e 60;
  • Faixas de molduras finas de madeira; e
  • Cobertura com chapas de espelho.

Então, o que acha dessas ideias? Reveja as imagens deste texto e tire delas mais inspirações para decoração do seu quarto com cômodas.

Foto: Revista Viva Decora
Fotos: Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro/Revista Viva Decora

Essas dicas de decoração para o quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...