Conheça os parques da Zona Norte, SP
Cultura

5 parques localizados na Zona Norte de São Paulo

Durante o nosso tempo livre, queremos esquecer as nossas preocupações e relaxar. Fazer passeios de lazer com amigos e família é uma das formas de se aproveitar o final de semana. Mas por que não sair do padrão de cidades grandes e passear um pouco em locais ao ar livre, cheio de áreas verdes? A Zona Norte de São Paulo é o lugar ideal, pois ela fica localizada ao lado da Serra da Cantareira e por isso tem diversos parques à disposição.

Veja alguns dos maiores parques da Zona Norte, SP

1. Parque Anhanguera

Com um extensão de quase 9 milhões de metros quadrados, o Parque Anhanguera é o maior parque e reserva protegida de São Paulo. Localizado no bairro Perus, boa parte do parque é restrito ao público. O parque se caracteriza por ter quadras poliesportivas, trilhas e pistas de caminhada, ciclovias, anfiteatro, quiosques e áreas públicas para festas e churrascos, playgrounds e caixas de areia. Além disso, para quem busca entrar em contato com a natureza, o Anhanguera possui campos secos e brejos, capoeiras, matas ciliares e viveiros de animais e mudas.

Parque Anhanguera

2. Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira ocupa cerca de área de 7.900 hectares, sendo um dos principais parques existentes de Mata Atlântica remanescente na região metropolitana. Esse é o lugar para quem gosta de ecoturismo, pois ele é focado no assunto, valorizando a grande variedade de animais e vegetais do espaço.

Parque da Cantareira
Ele é divido em quatro núcleos, sendo eles: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu. A principal atração do primeiro é a própria Pedra Grande, na qual você pode ter uma visão panorâmica da cidade, e as atividades como 4 trilhas, visitas escolares, museu e áreas de piquenique. O segundo núcleo é conhecido pelas trilhas do Macuco, da Cachoeira e de mountain bike, e pela promoção de gincanas ecológicas para escolas associadas. Além disso, existe a opção de visitar a Casa das Bombas, patrimônio tombado que abastecia a cidade na década de 80. Ainda sobre a preservação ambiental, o núcleo das Águas Claras aparece como incentivador do tema. Lá podemos achar centro de visitantes e mais trilhas, das quais uma leva ao Recanto das Águas e a outra se conecta com o Núcleo da Pedra Grande. No núcleo de Cabuçu você pode fazer uma visita e receber palestras de monitores locais, 4 trilhas que te deixam perto de áreas preservadas e revitalizadas, playground para as crianças, entre outros.

3. Parque Estadual do Jaraguá

Vistas panorâmicas da cidade de São Paulo são encontradas em poucos lugares, os quais o Parque Estadual do Jaraguá está incluso. A maior atração do parque é o Pico do Jaraguá, que está localizado a 1.135 metros de altitude, propiciando uma incrível vista e um momento de paz. O parque possui no total 4.920.000 m², dos quais a maioria se destina a regiões de Mata Atlântica. As opções de lazer são as quadras, os playgrounds, o lago, as áreas para piquenique e churrasco, assim como as trilhas e a visita ao Casarão Afonso Sardinha, casa de um antigo bandeirante.

Parque do Jaraguá

4. Parque da Juventude

Parque relativamente novo, foi construído após a derrubada de Casa de Detenção de São Paulo (presídio do Carandiru) em 2002 e, por isso, ainda conta com antigas passarelas de vigia da prisão em meio às áreas central, esportiva e institucional, que totalizam 240 mil m². Para quem quer várias opções de lazer, o Parque da Juventude é uma referência, pois aceita animais domésticos, possui oito quadras esportivas e duas de tênis, disponibiliza empréstimo de bolas e outros materiais, tem pistas de skate e de cooper e aulas esportivas gratuitas. Além disso, ainda conta com uma extensa área verde de jardins, bosques e áreas para descanso, assim como bibliotecas, baias de acesso à internet e uma ETEC (Escola Técnica Estadual de São Paulo). Também é ótimo para entusiastas culturais porque eventualmente recebe shows e festivais, alguns gratuitos, e apresentações teatrais e com outras temáticas.

Parque da Juventude

5. Horto Florestal

O Horto Florestal é uma área de preservação de 187 hectares, localizada no Tremembé, ao pé da Serra. É conhecido por ter uma diversidade de vegetação, animais e atividades de lazer. É o lugar ideal para quem tem crianças ou está acompanhado de idosos, pois o parque conta com fraldário e aulas de ginástica direcionadas para a terceira idade. Também dispõe de área para piquenique, lagos, quadras para práticas esportivas, teatros e ainda o Museu Florestal Octávio Vecchi e o Palácio de Verão do Governo do Estado. Uma curiosidade para quem se interessa por assuntos geográficos é o Trópico de Capricórnio, que tem uma marcação no local onde a linha passa no parque.

Horto Florestal

Você pode gostar de ler também...