Rio de Janeiro
Cultura

Especial Rio 450: comemore o aniversário da Cidade Maravilhosa

Chegou o momento, finalmente!

O Rio de Janeiro faz aniversário nesse final de semana (domingo, 01 de março) e comemora seus 450 anos de muita beleza natural, história e cultura.

Como você sabe, a Lopes desenvolveu, desde o dia 09 de janeiro, uma série de posts que tinham o Rio como tema, mostrando a Cidade Maravilhosa sob diferente perspectivas, olhares e maneiras. Descobrir o santuário dos cariocas pela primeira vez é incrível e redescobrir a cidade, principalmente se ela for a sua natal, é ainda mais impressionante.

Rio de Janeiro

No primeiro post, mostramos que a Prefeitura do Rio preparou uma sequência de eventos que prestigiarão a cidade. Espalhados durante o ano e por vários pontos importantes do município, eles são divididos em diferentes frentes (artes, celebrações & presentes, esportes, festivais, música e seminários) e nas principais iniciativas. Mais informações você encontra aqui, lendo o texto.

Em seguida, quisemos sair do comum. Quando se pensa em locais para visitar no Rio, você provavelmente pensa nos pontos turísticos mais importantes, não é mesmo? Por isso criamos uma rota alternativa de passeios e lugares imperdíveis para visitar. Descubra os 5 lugares alternativos e se apaixone ainda mais pela cidade.

Depois, você vai encontrar fotos de dar água na boca. Mas por quê? Toda cidade e povo que se preze tem sua culinária própria, como, por exemplo, os mineiros e baianos, famosos pelo paladar único. Só que isso também se aplica aos cariocas e, por conta disso, esse é um texto dedicado às comidas típicas do RJ, como o famoso filé à Oswaldo Aranha, a sopa Leão Veloso, o biscoito Globo… Já deu pra entender que vai difícil não ficar com vontade de sair correndo pra um restaurante!

Já nesse quarto post, uma abordagem diferente foi tomada. Nos moldes da disputa entre a Califórnia e Nova York, nos Estados Unidos, está as diferenças entre as duas maiores metrópoles do nosso país: o Rio e São Paulo. De um jeito bem humorado, as características de paulistas e cariocas foram confrontadas e analisadas, com direito à imitação do Marcelo Adnet e à música, que destaca o samba de Bezerra da Silva e Adoniram Barbosa. Descubra que, além do eterno biscoito e bolacha, as duas cidades tem muito mais em comum do que diferenças!

Parque do Lage no Rio de Janeiro

Para agrado de quem é fissurado por uma diversão, este é o post certo para encontrar o que fazer na night carioca. A cidade é repleta de lugares para se tomar uma cerveja com os amigos e apreciar a vista, como no Bar da Urca, restaurantes para conversar com a família e também as famosas boates para os baladeiros de plantão. Existe um pouco de tudo na vida noturna do Rio de Janeiro. Veja nossas sugestões e caia na gandaia carioca!

Maix não é que tu entende meixmo os cariocas? Cada região do Brasil tem seu jeito de falar, seu sotaque e suas gírias. Os cariocas, por sua vez, são conhecidos pela puxada da letra “s”, entre outras coisas, e, pensando nisso, fizemos uma lista divertida de expressões muita usadas por eles. Conheça a origem do chamado “carioquês” e o significado de termos como “irado”. Muito maneira essa parada de tu falar igual a mim!

Enfim, para fechar a série de textos sobre o nosso querido Rio, quisemos transferi-lo para outros lugares, pois, afinal de contas, os cariocas estão espalhados por todo o país, não é mesmo? Existem muitos em Curitiba, em São Paulo… Por isso resolvemos nomear os points cariocas que estão instalados por aí, mas fora da cidade natal. São dicas de restaurantes, bares, butiquins, o que comer, o que beber… Tudo que você precisa pra sentir o calor carioca na cidade que seja.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

O Blog da Lopes encerra esse projeto com muito orgulho e satisfação. Torcemos que esses textos tenham transferido, pelo menos, 25% do que a capital fluminense é e como as pessoas a enxergam, veem e amam. Que a alma e personalidade carioca vivam para sempre. Viva a carioquice!

Esperamos que o Rio de Janeiro continue sempre lindo…

Você pode gostar de ler também...