3 dicas de como fazer horta em casa.
Cozinhas Decoração e Paisagismo Faça Você Mesmo

3 dicas de como fazer horta em casa

Não tem quem não sonha em comer legumes e verduras fresquinhas todos os dias. E sabemos que a cada dia, está mais difícil concorrer com os preços absurdos dos sacolões e mercados. Mas antes mesmo dessa ideia vir à tona, muitas pessoas já estavam na busca de como fazer horta em casa, por vários outros motivos.

Algumas, motivadas pelo grande tempo de sobra enquanto viviam 24h por dia em casa, resolveram aderir a um novo hobby. Outros, desejavam ter uma alimentação mais saudável e orgânica.

Independentemente da escolha, criar uma hortinha em casa é a melhor ideia que alguém pode ter. Principalmente se quer unir o bem-estar em fazer coisas novas e ter sempre temperinhos frescos à disposição.

Vantagens dos alimentos orgânicos.

De forma bem resumida, os alimentos orgânicos são aqueles que não possuem nenhum tipo de intervenção química em seu processo de crescimento.

Ou seja, são produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes no caso dos vegetais. Diferente do que ocorre na agricultura convencional.

Os alimentos orgânicos de forma geral, preservam a saúde de quem os consome, como também o meio ambiente. Só para se ter uma ideia, em um simples tomate, 47% de sua composição possui agrotóxico.

Imagina não precisar ter que comer pedaços de vegetais com acúmulo de substâncias tóxicas? Isso é possível! Basta criar a sua própria horta em casa.

Dicas de como fazer horta em casa

1- Tenha paciência

Isso é um fato: montar uma horta em casa requer paciência porque é um processo natural. Independentemente do que plantar, precisa regar, nutrir a terra, semear e esperar o tempo de cada alimento.

2- Escolha um bom espaço

Na verdade, o espaço será definido pelo tipo de alimento que irá plantar. Se optar pelos temperos como pimentinha, alecrim e variedades, pequenos vasos na janela, em prateleiras na cozinha funcionam. mas se legumes ou verduras como tomates, precisam de um pouco mais de espaço. Escolha o que for melhor.

3- Comece pelo mais fácil

Se não possui o hábito de plantar, comece pelos temperinhos. Eles são mais fáceis de cuidar, não pedem tanto espaço e é possível encontrar vasos que já estão floridos e prontos para uso.

Com essas dicas, você já consegue iniciar a sua horta em casa. Porém, fique com mais algumas:

O que plantar?

Entre legumes, verduras e até frutas, se tiver espaço, as melhores opções para montar uma horta em casa, são:

  • Tomate
  • Abobrinha 
  • Morango
  • Cenoura
  • Couve
  • Rúcula
  • Alface
  • Beterraba
  • Limão
  • Pimentão
  • E muitas outras. 

Agora, se preferir começar pelos temperos frescos, aí vai a listinha:

  • Orégano
  • Alho Poró
  • Pimenta 
  • Tomilho
  • Alecrim
  • Manjericão
  • Salsinha
  • Cebolinha
  • Coentro
  • Hortelã

As variedades são infinitas e você pode escolher conforme o seu gosto! E o mais importante aqui, é que você pode aproveitar os próprios legumes e vegetais que possui em casa, para dar início a sua horta.

Caroços, sementes, talos e raízes, que normalmente são jogados fora, são na verdade a forma mais eficaz de replantio. Então antes de jogar algo fora, pense que aquilo poderá se tornar novamente um alimento.

Conheça as 5 tipos de plantas perfeitas para apartamentos

Onde plantar?

Já fique sabendo que não é necessário um super quintal. Há muitas maneiras de como fazer uma horta em casa, com pouco espaço ou gastar o mínimo.

Você pode sim  comprar vasos e aproveitar para decorar a sua casa. Como também, pode usar a criatividade e aproveitar os potes e recipientes que não usa e utilizar como vasos.

Sabe aquele copo de extrato de tomate antigo? Ele pode ser um ótimo lar para a sua muda de manjericão, por exemplo. 

Agora, em relação ao espaço, também há múltiplas formas de ter uma horta em casa. Você espalhar pequenos vasos pela cozinha, criar uma horta vertical, ou seja, na parede da varanda, ou se tiver mais espaço montar uma floreira. Sempre há um jeitinho de começar.

Cuidados e controle de pragas

Consegue se recordar da primeira dica de como fazer horta em casa? Foi paciência, certo? 

Como qualquer outra planta, sua nova horta precisa de cuidados para que cresça saudável e cheia de vida.

Para isso, é preciso ficar atento às necessidades básicas de qualquer vegetação e mais especificamente, de cada tipo de alimento.

Alguns pedem mais luz do que outros. Assim, como possuem diferenças entre os períodos de rega. 

Como também, escolher o melhor solo, nutrir a terra com adubos, fazer a poda e colheita adequadamente e entender quando for a hora de trocar o vegetal de vaso.

Contudo, o mais importante é ficar de olho nas conhecidas pragas. Essas que vão desde formigas, lagartinhas e outros insetos, que se alimentam das folhagens das plantas e acabam de vez com o alimento.

É muito fácil combatê-las e evitar grandes prejuízos. Porém, é preciso tomar as precauções no exato momento inicial quando elas aparecem.

Una o útil ao agradável

Agora que já sabe como fazer uma horta em casa, ou pelo menos como começar, fica aqui uma dica extra:

Junte o seu desejo de uma alimentação saudável para dar um toque de chef na sua decoração. 

Aproveite que irá criar uma horta e veja isso como uma oportunidade de deixar a sua casa com um novo ar. 

Curtiu?! Siga a Lopes nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse.

Você pode gostar de ler também...