Decoração e Paisagismo

Dicas de profissionais para pintar a casa

Aprenda como renovar a pintura da sua casa com economia e qualidade usando o compressor a ar 

A pintura por si só, é uma ótima alternativa para dar uma “cara nova” a qualquer ambiente, além de ser uma excelente oportunidade para garantir a manutenção das paredes, portas e portões protegendo de problemas como mofo e ferrugem se instalem e explorar infinitas possibilidades de estilos cores e texturas.

Para uma pintura perfeita, confira essas dicas e dê asas à imaginação.

Compressor de ar

Para quem quer garantir a agilidade no processo de pintura o compressor de ar é uma ótima alternativa.  O trabalho que é feito em horas utilizando rolo e pincel, se resume em poucos minutos comparado com o uso do compressor. 

Outro diferencial é o acabamento, com o jato de tinta direcionado, o compressor a ar garante que a pintura fique uniforme, sem manchas. Você também oferece um trabalho sem sujeira, e pouco desperdício. Com o compressor dá para economizar muito na hora de fazer o acabamento

Além da parede, ele também pode ser usado para cobrir superfícies como portas, portões, janelas e móveis. Também pode usar o compressor em trabalhos artesanais. 

Como o compressor de ar funciona?

O compressor de ar, é uma máquina que funciona a partir de um motor elétrico ou a gás, para alimentar outro equipamento com ar comprimido. Basicamente sua característica é converter movimentos mecânicos, gerados por energia elétrica ou motores à gasolina ou diesel em ar comprimido.

Esse ar por sua vez garante que a tinta saia na mesma proporção quando o gatilho da pistola é acionado. Com o jato contínuo, a área a ser pintada recebe a mesma quantidade de tinta evitando assim respingos e manchas.

Para que a sua pintura fique perfeita fique de olho nas dicas e nos passos a seguir

Preparação 

O primeiro passo é remover todos os objetos próximos às paredes que serão pintadas assim como os espelhos das tomadas e interruptores.

Depois, é hora de limpar a parede e remover as imperfeições, tapar buracos ou rachaduras com ajuda de massa corrida. e por fim dar aquela boa lixada, e eliminar todo o pó que possa ficar solto, com a ajuda de um pano úmido,  para garantir que a pintura fique uniforme.

Forre o chão com papelão e se necessário use fita crepe para garantir que a tinta não invada os espaços que não devem ser pintados, como o teto e os rodapés. 

Preparação da tinta

Sempre leia a recomendação do fabricante de tintas para pintar. De modo geral para pintura com tinta látex ou tinta acrílica é indicado misturar 30% de água na tinta. Já a pintura com tinta esmalte os fabricantes de tintas recomendam colocar 30% diluente 

Proteção

Outra dica fundamental, é uso de equipamento de proteção, o uso de máscaras, óculos e luvas, garante que não haja qualquer dano à saúde.

Como guardar as tintas que restaram 

Restos de tinta diluída jamais devem voltar para a lata, pois podem antecipar o vencimento do produto. Já o produto que sobrou, deve ser guardado em local seco e bem fechado.


Autor:
 Aline Matos

Você pode gostar de ler também...