Decoração e Paisagismo

Cores de casa e decoração: 5 Combinações modernas para se inspirar

Quer fugir das decorações neutras, mas ainda não sabe como fazer uma combinação de cores de casa simples e inovadoras? Então aqui é o lugar certo para você! Hoje selecionamos dicas e ideias maravilhosas de paletas de cores que impressionam pela criatividade. Confira e renove a decoração por meio das cores. 

combinações de cor na decoração
Foto: Studio Davini Castro 

Como montar paletas de cores modernas? 

A melhor forma de montar a paleta de cores é por meio do círculo cromático. 

O círculo cromático é composto pelas cores primárias (vermelho, azul e amarelo), as secundárias (verde, laranja e roxo) e as terciárias, que é a mistura entre os tons primários e secundários. 

Ao analisar o círculo, você poderá pegar algumas combinações de cores, como: 

  • Decoração monocromática: É composta por apenas uma cor, mas em diferentes tonalidades. Ou seja: decoração em tons de roxo (com enfeites em lilás, roxo vibrante e púrpura).
  • Cores análogas: São as cores que ficam ao lado uma da outra no círculo cromático, como vermelho e laranja ou azul e verde. 
  • Cores complementares: Se você quer uma paleta de cores contrastante, invista nas cores complementares. Amarelo e roxo, vermelho e verde ou azul e laranja. São combinações bem vibrantes e intensas. 
combinação de cores modernas
Foto: CASACOR 2022

Baseado nisso, selecionamos as 5 paletas de cores mais bonitas para usar na decoração – e dicas de como você pode aproveitar a mistura de cores para criar um ambiente de tirar o fôlego. Confira abaixo! 

1. Tons terrosos + Verde 

Os tons terrosos, como o próprio nome indica, são tonalidades que remetem à naturalidade da terra. Eles variam entre o laranja, marrom e caramelo. 

Por conta disso, você pode aproveitar para usá-los em conjunto com enfeites verdes para destacar a rusticidade e beleza na natureza. Experimente fazer como no projeto abaixo, onde a cor foi aplicada na parede por meio da pintura setorizada e o verde está presente nas plantas e poucos enfeites. 

É a combinação perfeita para quem está planejando um ambiente rústico, não acha? 

verde e tons terrosos na decoração
Foto: Renata Farina de Jesus

2. Azul marinho + Salmão

Mas se a ideia for investir em decorações modernas, a combinação de azul marinho com salmão (ou outros tons de coral) é perfeita para você. 

A dica para não errar na hora de usar essas cores intensas é escolher apenas uma delas para ser o grande destaque do espaço e deixar a outra para compor os detalhes. 

Note que o ambiente abaixo é composto por uma parede azul e que o salmão aparece apenas nas flores do quadro e nos detalhes da cadeira. É algo sutil mas que faz toda a diferença na composição do ambiente. 

azul marinho e salmão na decoração de casa
Foto: Batistelli Arquitetura e Design

3. Verde + Roxo 

Ambas são consideradas “cores da moda”. O verde costuma ser usado para destacar a natureza, enquanto o roxo é a cor da criatividade e da transformação. A combinação dessas cores resulta em ambientes inspiradores. 

A dica para fazer essa combinação do jeito certo é escolher uma cor de tonalidade vibrante e deixar a outra mais clara e suave, como o verde esmeralda com lilás, ou roxo com verde sage (um tom de verde mais suave e acinzentado). 

Se você souber equilibrar os tons na decoração, não tem como errar na composição do espaço! 

combinação de verde e roxo na decoração

4. Vermelho + Amarelo 

O amarelo é alegre e divertido, já o vermelho traz sofisticação e paixão para o ambiente: é uma combinação única!

Se for pra escolher uma das cores para compor seus móveis, prefira o vermelho. Deixe o amarelo para compor alguns enfeites da decoração, como almofadas e pendentes. 

Além disso, você pode fazer pinturas nas paredes que tenham essas tonalidades. As flores ficam lindas nesses tons.

Ah, e por se tratar de cores quentes, você pode incluir detalhes em laranja como forma de harmonizar ainda mais com o espaço. 

amarelo e vermelho nas cores da decoração

5. Laranja + Roxo 

Laranja e roxo são opostos, é por isso que se destacam tanto na decoração. Use essa combinação apenas em ambientes alegres e criativos, como a cozinha e a sala de jantar – locais que as pessoas podem ver e se impressionar com a escolha de cores. 

Aqui também é bom lembrar: deixe para usar a combinação nos enfeites da casa, assim você consegue trocar as cores com facilidade, caso queira renovar a decoração do ambiente de tempos em tempos. 

laranja e roxo combinados na paleta de cores da decoração
Foto: Duda Senna

Quais paletas você mais gostou? Conta para a gente quais cores você escolheu para transformar sua casa! 

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...