Decoração e Paisagismo

Quartos pequenos e criativos: Aproveite o espaço para fazer decorações surpreendentes

Funcionalidade, criatividade e organização são características indispensáveis para uma decoração de quarto pequeno. Afinal de contas, espaços compactos precisam ser planejados para que você tenha onde guardar todos seus pertences. 

Embora o espaço seja pequeno, isso não significa que você não tenha como aproveitar o ambiente para fazer decorações incríveis. É possível inovar no design de detalhes que fazem toda a diferença. 

Pensando nisso, hoje vamos mostrar algumas ideias – e dicas valiosas – de como você pode fazer uma decoração surpreendente.  Confira e comece a planejar seu quarto pequeno! 

quarto de casal em tons claros
Foto: Sah Arquitetura 

Iluminação na cabeceira 

A iluminação é indispensável para ambientes pequenos, pois transmite a sensação de que o espaço é maior do que realmente é. Portanto, além dos pontos de luz tradicionais, como o lustre e a janela, adicione a fita de led nos móveis. A cabeceira é uma ótima sugestão, mas você também pode usar o led ao redor do espelho ou nas prateleiras. 

Dica especial: Uma forma de deixar o quarto pequeno ainda mais iluminado é por meio das cores do projeto. Invista em uma paleta neutra e suave, com tons de bege, off white e cinza e deixe as cores mais vibrantes para compor enfeites no quarto. 

cabeceira com fita de led
Foto: Concept Engenharia Design Amanda Pagliarini Macedo 

Closet separado por painel ripado 

O sonho de ter um closet no quarto não é impossível. Uma maneira de conquistá-lo é por meio da parede de drywall construída nos cantos do quarto ou atrás da cama, como no projeto abaixo. 

Os acabamentos da parede são fundamentais para ditar a criatividade do projeto. Note que no ambiente abaixo a parede foi revestida com madeira ripada (que é uma grande tendência decorativa) e a entrada do closet foi feita em porta de correr, que otimiza o espaço. 

closet atrás da cama feito com painel ripado
Foto: Keila Bonancim Interiores

Dica: mesmo que você não faça um closet, use a dica de investir em móveis com porta de correr, assim eles não interferem na circulação do ambiente. 

Quarto compartilhado com mezanino

Embora seja uma das melhores formas de ganhar espaço no quarto, nem todo projeto pode construir um mezanino – o ideal é que o quarto tenha um pé direito alto, então verifique com um profissional se é seguro fazer esse tipo de construção. 

No quarto infantil, especialmente nos compartilhados, o mezanino pode se tornar um cantinho exclusivo para brincadeiras ou para leitura de livros. É a melhor maneira de aproveitar o espaço para as crianças brincarem. 

cama suspensa em quarto compartilhado
Foto: Mini Mobile Ateliê 

Sanca de led colorida

Lembra da dica que demos sobre usar a iluminação ao seu favor em ambientes compactos? Aqui, ela vai além: aproveite para instalar lâmpadas coloridas na sanca para deixar o projeto super moderno e personalizado. 

No exemplo abaixo, o projeto foi feito com led azul, mas você pode investir em fitas de led nas cores: rosa, vermelho, roxo ou que mudam de cor por meio do controle remoto. 

Dica: além do led, aproveite para incluir imagens ou fazer pinturas lindas no teto do quarto, como um céu estrelado. É a melhor maneira de garantir um projeto aconchegante. 

sanca de gesso com led azul
Foto: Iara Kilaris

Cabeceira de quebra-cabeça  

A cabeceira é um excelente móvel para inovar na decoração. No quarto das crianças, você pode fazer uma cabeceira colorida e feita de formatos inusitados, como um quebra-cabeça ou formato de casinha (que as meninas amam) e árvores.

Já para adultos, aproveite para inovar nas cores e na textura da cabeceira. O painel ripado, boiserie e madeiras rústicas são sugestões que funcionam muito bem nesses projetos. 

cabeceira de quebra-cabeça em quarto infantil
Foto: Beatriz Quinelato 

Dica especial: inclua nichos e prateleiras na parede da cama para aproveitar ainda mais o ambiente para guardar acessórios e enfeites no quarto. Aproveite as paredes vazias para ganhar espaço na decoração.  

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...