Decoração e Paisagismo

Banheiro com banheira: Saiba como montar um projeto relaxante

Você sonha em ter um banheiro com banheira? Por muito tempo esse tipo de projeto foi associado a casas de luxo, mas a verdade é que esse sonho é mais acessível do que você imagina. 

É possível encontrar banheiras pequenas que podem ser instaladas em banheiros compactos sem precisar fazer uma reforma completa. Tudo que você precisa fazer é escolher um modelo nas medidas mais adequadas para seu projeto e checar o sistema de água para evitar vazamentos.

Para te ajudar a realizar o grande sonho de ter um banheiro com banheira, selecionamos aqui algumas dicas de como montar um projeto bonito e mega relaxante. Confira e comece sua reforma! 

banheiro com banheira
Foto: Patrícia Kolanian Pasquini

Planeje o espaço 

Tire as medidas do banheiro para qual é o layout que otimiza mais o espaço. Porém, considere as ligações hidráulicas e elétricas para planejar onde ficará o chuveiro, a banheira e o vaso sanitário.

Caso esteja planejando uma reforma, é neste tópico que você poderá pensar quais serão os melhores pisos e revestimentos. Lembre-se que o banheiro é uma área molhada, então o piso precisa ser antiderrapante para evitar acidentes ao sair da banheira. 

Uma dica para ganhar espaço é usar as paredes para instalar prateleiras e nichos no lugar de ter um gabinete que ocupa muito espaço na decoração. 

banheiro moderno com banheira
Foto: Luciana Cândido Arredare Arquitetura Engenharia e Interiores

Escolha o melhor modelo de banheira 

Outro passo importante do planejamento é saber escolher o melhor modelo de banheira para seu projeto. E não estamos falando apenas do formato, que pode variar entre retangular, quadrado e de canto (inclusive, a banheira de canto é perfeita para projetos compactos), mas de como será a instalação da peça no seu espaço. 

Abaixo, selecionamos os 3 principais modelos para você conhecer um pouco mais: 

  • Banheira de imersão: é o modelo que possui um sistema de instalação mais simples, dispensa uma reforma completa para instalar pontos de saída e de esgoto. A vantagem é que você pode colocar a banheira com facilidade no projeto. 
  • Banheira de alvenaria: este modelo requer uma estrutura de apoio e piso mais resistente pois é uma banheira pesada. É necessário fazer uma reforma completa para incluí-la no projeto. 
  • Banheira com hidromassagem: se você tem como investir um dinheiro a mais no projeto, não deixe de comprar uma banheira com hidromassagem. É relaxante e há uma grande variedade de formatos para adaptar no ambiente.  
suíte com banheira e jardim vertical
Foto: Casa Cor

Instale um box 

Não tem jeito, usar a banheira acaba molhando todo o banheiro. A solução para evitar que isso aconteça é instalar a banheira perto do chuveiro para separar a área molhada do restante do banheiro. 

Contudo, esse layout pode anular o uso de um dos dois equipamentos enquanto o outro estiver ligado. Se você não tem problema quanto a isso, invista nesse tipo de projeto sem medo! 

banheiro com mármore branco e banheira
Foto: 3K Arquitetura e Interiores

Fique atento às medidas para instalação da banheira 

Para ter uma banheira tradicional, sem hidromassagem, o banheiro deve ter no mínimo 1,90m por 2,20m. Você até encontra modelos de imersão menores, mas é preciso checar se eles não vão atrapalhar a circulação do espaço antes de instalar. 

Em banheiros maiores que as medidas que citamos acima, você tem mais liberdade para escolher o modelo, mas não esqueça de considerar a circulação. O banheiro tem que ser um local com espaço suficiente para qualquer pessoa entrar e se movimentar dentro dele. 

banheiro com banheira preta
Foto: Pascali Semerdjian Arquitetos

Essas dicas foram criadas pela equipe da Viva Decora. 

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...