Decoração e Paisagismo

11 Dicas Para Ter Uma Cozinha Compacta e Funcional

Com casas e apartamentos cada vez menores, a cozinha compacta vem se tornando realidade para cada vez mais pessoas. Se esse é o seu caso saiba que para projetar uma cozinha compacta, funcional, fácil de organizar, usar e limpar exige planejamento e atenção quanto à disposição dos móveis, eletrodomésticos e demais itens de cozinha.

Pensando nisso, caso você queira incluir no seu imóvel um projeto de cozinha compacta e funcional, este conteúdo foi feito especialmente para você. Neste post, vamos compartilhar 11 dicas importantes que certamente irão te ajudar na construção da cozinha dos seus sonhos. Confira!

cozinha compacta em tons neutros
Confira dicas importantes de como ter uma cozinha compacta e funcional. Fonte: MAV Arquitetura

Confira 11 dicas de como ter uma cozinha compacta e funcional

Ambientes pequenos pedem soluções criativas. Por isso, em se tratando da construção de uma cozinha compacta e funcional é essencial que os moradores e demais profissionais envolvidos na criação do ambiente estejam atentos quanto à disposição dos móveis, eletrodomésticos e acessórios do dia a dia.

Logo, para te auxiliar nessa etapa de criação da cozinha compacta e funcional, separamos abaixo 11 dicas valiosas que devem ser levadas em conta na hora de projetar esse espaço.

1. Cores claras e neutras favorecem a sensação de amplitude

Na hora de construir uma cozinha compacta e funcional recomenda-se utilizar revestimentos de piso ou paredes em tons mais claros e neutros como branco, off-white, bege e cinza-claro, pois essas tonalidades trazem a sensação de amplitude no ambiente, deixando-o maior do que é realmente. No entanto, para quebrar um pouco da neutralidade no espaço procure incluir acessórios de cozinha colorido como liquidificador, torradeira e cafeteira com cores mais vivas.

cozinha compacta em tons claros
Revestimentos de piso e paredes com cores neutras favorecem a sensação de amplitude na cozinha compacta e funcional. Fonte: Monise Rosa

2. Iluminação correta e segura

Em projetos de cozinha compacta e funcional, sempre que possível, priorize a iluminação natural que entra no cômodo, pois além de proporcionar uma economia de energia no imóvel também favorece a sensação de amplitude no ambiente.

Contudo, se o projeto de cozinha compacta e funcional não contar com uma boa entrada de luz natural, a dica é investir em luzes artificiais. Luminárias embutidas e luminárias trilho são ótimas opções para esse ambiente. Vale ainda comentar que para a iluminação da cozinha é indicado utilizar lâmpadas com tonalidade branca (temperatura de 4000 K a 6000 K), pois elas estimulam a atenção e trazem mais segurança na hora de preparar os alimentos.

cozinha com trilho de luz
Iluminação com luminária trilho e lâmpadas com tonalidade branca. Fonte: Blog Liven Casa

3. Bancada com pia, fogão e forno deixa a cozinha mais prática

Estruturar em uma mesma bancada a pia, o fogão e o forno deixa a cozinha bem mais prática e funcional, pois esse layout evita que o morador se desloque muito no ambiente, durante o preparo dos alimentos até a lavagem das louças.

bancada com pia, fogão e forno em cozinha compacta
A bancada com pia, fogão e forno deixa a cozinha ainda mais prática. Fonte: Archduo Arquitetura

4. Marcenaria planejada para otimizar o espaço

Para aproveitar todo o espaço de uma cozinha compacta em casa é essencial que os moradores levem em conta a fabricação de móveis feitos sob medida para o ambiente. Afinal, os móveis planejados se adaptam aos mais diferentes layouts, otimizando e aproveitando cada cantinho do cômodo. Com móveis planejados é possível projetar com exatidão o encaixe do fogão, da geladeira, do micro-ondas e demais eletrodomésticos do local.

cozinha compacta com móveis planejados
Os móveis planejados aproveitam cada cantinho da cozinha compacta e funcional. Fonte: Next Arquitetura

5. Prateleiras facilitam a organização e limpeza

Para quem não abre mão de decorar e preza por um ambiente organizado, prático e de fácil limpeza deve apostar no uso de prateleiras na cozinha. Afinal, as prateleiras além de servirem de apoio para aqueles eletrodomésticos bonitos como batedeiras e torradeiras, elas também deixam a vista cestos e potes de mantimentos, tornando a preparação dos alimentos muito mais fácil e rápida.

prateleiras são aliadas na cozinha compacta
Prateleiras com cestos e potes de mantimentos tornam a preparação dos alimentos muito mais fácil e rápida.. Fonte: One Room Challenge

6. Soluções criativas de despensa de cozinha

O armário para despensa de cozinha feito sob medida também pode ser uma alternativa inteligente para otimizar ainda mais o espaço no ambiente. Cestos organizadores, potes de mantimentos, porta temperos, livros de receitas, panelas, petisqueiras e bandejas são alguns exemplos de utensílios de cozinha que podem ficar armazenados nesse espaço. A despensa da cozinha pode assumir diferentes formatos a depender do layout do ambiente. Na imagem abaixo, a despensa foi planejada para ficar encaixada ao lado da geladeira.

criatividade nos móveis otimiza espaço
O armário para despensa de cozinha foi instalado ao lado da geladeira.  Fonte: New South Homes

7. Espelho para duplicar o ambiente

Os espelhos são grandes aliados na decoração de ambientes pequenos. Isso porque, além de agregar valor na decoração, eles duplicam o espaço favorecendo a sensação de amplitude do cômodo. No ambiente ele pode ficar fixado próximo a mesa de jantar, como mostra a imagem abaixo. 

espelhos ajudam a ampliar uma cozinha compacta
O espelho na parede duplica o ambiente e favorece a sensação de amplitude. Fonte: Simone Collet

8. Mesa dobrável ou mesa de parede otimiza espaço

Tanto a mesa dobrável, a mesa de parede como a mesa de parede retrátil e extensível são uma ótima opção para otimizar espaços dentro da cozinha compacta e funcional. Afinal, elas serão responsáveis por garantir alguns centímetros a mais na área de circulação. Por isso, não descarte essa solução inteligente na hora de projetar a sua cozinha. 

mesa de parede permite mais espaço para circulação
A mesa de parede garante alguns centímetros na circulação do ambiente. Fonte: MIS Arquitetura e Interiores

9. Projeto de cozinha corredor

O projeto de cozinha corredor é uma realidade para muitas pessoas que moram em casas e apartamentos pequenos. Essa tendência se encaixa perfeitamente em layouts de cozinhas retangulares estreitas e profundas. A maior parte dos projetos conta com móveis feitos sob medida de forma a otimizar e aproveitar cada cantinho do ambiente.

exemplo de cozinha corredor com espaço otimizado
Cozinha corredor com bancada amarela e móveis amadeirados. Fonte: SP Estudio

10. Cozinha integrada sem balcão

Em apartamentos studios e lofts é comum encontrar projetos de cozinhas compactas e funcionais integradas a outros ambientes sem a presença de balcão. Isso porque, sem a barreira física do balcão é possível criar uma atmosfera mais ampla no imóvel, favorecendo a sensação de amplitude, como mostra o projeto abaixo.

cozinha integrada sem balcão
Cozinha compacta e funcional sem balcão. Fonte: Carla Cuono Arquitetura e Interiores

11. Cozinha com balcão americana

A cozinha americana é caracterizada pela presença de um pequeno balcão ao qual é destinado a rápidas refeições, assim como auxilia também no preparo de pratos. Em muitos projetos ainda, o balcão pode assumir a função de divisória de ambientes, separamos sutilmente os cômodos do imóvel.

cozinha americana compacta e funcional
Cozinha americana simples com bancada branca e banquetas combinando – Foto: Ebba Arquitetura Engenharia

Essas dicas de como ter uma cozinha compacta e funcional foram criadas pela Equipe da Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...