Decoração e Paisagismo

Manta asfáltica: saiba as vantagens de instalar na sua casa

A manta asfáltica é um revestimento impermeabilizante, comumente usado em telhados, lajes e coberturas, principalmente por sua facilidade e capacidade de isolamento térmico. 

Muitos construtores e arquitetos a empregam em seus projetos, pois sua aplicação é bem simples e depende apenas de alguns cuidados específicos. 

Por isso preparamos este conteúdo! Nele vamos aprender tudo sobre manta asfáltica e entender a principal utilidade deste material para a sua casa. Confira!

O que é a manta asfáltica?

Desenvolvida na década de 70, a manta asfáltica é composta por asfalto, elastômeros e uma manta composta tanto de vidro quanto poliéster. Sua resistência é variável e sua principal função é impermeabilizar o local em que é aplicada. 

A manta asfáltica pode ser encontrada em lojas de materiais de construção, e é geralmente vendida em rolos de dez metros. Sua aplicação não se limita apenas ao cimento ou telhas, permitindo que seja utilizada em calhas, alumínio, carros e portas externas ou internas.

Além disso, a manta evita trepidações e vibrações no local em que é aplicada, fora sua resistência maior aos raios UV (raios solares) que auxiliam na sua resistência às temperaturas elevadas. 

Quais os benefícios de utilizar a manta asfáltica? 

Os períodos de chuva costumam durar em algumas regiões, não é mesmo? Isso acaba afetando a durabilidade do telhado, de modo que com o tempo pode causar uma série de problemas, como infiltrações, goteiras, umidade e mofo.

A aplicação da manta asfáltica é uma forma de impedir isso. Pelo menos em grande escala ou em um ritmo acelerado! Esses problemas com mofo podem causar sérios danos à saúde dos moradores, e a aplicação da manta é uma forma de impedir isso.

Além da saúde, preservar o telhado da umidade também é uma forma de proteger os móveis e eletrodomésticos da sua casa. Pois a infiltração, de certa forma, reduz a vida útil de todos os objetos que mantém contato com o passar do tempo.

Como aplicar a manta asfáltica?

Assim como outros elementos da sua casa, tudo que é feito por um profissional fica melhor, não concorda? Assim como você busca uma boa pessoa para instalar um box para banheiro na sua casa, a aplicação da manta asfáltica também depende de profissionalismo.

Para uma impermeabilização perfeita, é importante o trabalho de uma equipe profissional. Os motivos são, além da segurança, pois subir em um telhado sem habilidade ou experiência é algo perigoso, a necessidade de ferramentas específicas.

Para que seja aplicada, a manta asfáltica depende de um maçarico de alta pressão com acionamento ligado a um botijão de gás. Além disso, deve haver uma garantia de que o local está limpo e seco, e testes devem ser feitos nas primeiras 72 horas para garantir. 

Utilize a manta asfáltica na sua casa

Como vimos ao longo deste conteúdo, a manta asfáltica é um dos melhores impermeabilizantes para telhados, lajes e outros locais. 

Para aplicar em sua casa, por mais que não seja algo muito complexo, é importante sempre contratar profissionais qualificados para que tenha garantias da eficiência do produto. 

Pois assim como você depende um profissional para instalar um deck de madeira de qualidade na sua casa, o serviço de instalação da manta deve ser bem executado. Dessa forma sua casa fica protegida da umidade e infiltrações causadas pela chuva.

Leia mais:

+ Saiba o que fazer para alterar a demanda contratada de energia

+ Como um deck de madeira pode melhorar a decoração da sua casa?

+ Banquetas: as peças coringas para a decoração de qualquer ambiente

Você pode gostar de ler também...