Decoração e Paisagismo

Penteadeira: já pensou em usar em quarto infantil?

Quem não gosta de brincar com as possibilidades? E quanto a sua imagem? Qual é o número de vezes que você já se pegou admirando sua própria imagem diante do espelho? 

Isto faz parte da natureza humana. Avaliamos como somos e planejamos como melhorar o nosso visual. E como é gostoso fazer isso sentado em frente a uma penteadeira, não é mesmo?

penteadeira branca em quarto infantil
Foto: Roberta Santos

Crianças também devem aprender desde cedo a cuidar do seu corpo e de sua aparência. Então, o que acha da ideia de colocar uma penteadeira no quarto dos seus filhos?

Neste texto, vamos estudar como é o design das penteadeiras planejadas exclusivamente projetadas para crianças. E, também, como harmonizar peças como estas em decoração de quarto infantil. 

penteadeira planejada para quarto de menina
Foto: Argus Arquitetura e Interiores

Diferentes estilos de penteadeira para crianças

O design de penteadeiras desenvolvido especialmente para crianças pode ser uma das coisas mais fofas que você vai ver na sua vida. 

Estes móveis costumam apresentar detalhes muito charmosos, combinando com outros elementos de decoração com temáticas voltadas ao mundo infantil, lúdico, alegre e divertido.

As penteadeiras mais comuns costumam apresentar linhas simples, mas, em contrapartida, gavetas com puxadores bem diferentes – como em formato de flor. 

A maioria destas peças vem acompanhada de espelho. Mas se você tem receio disso , principalmente se seu filho ou filha é muito pequeno ainda, pode optar por aqueles modelos acompanhados de placa de espelho de acrílico. Isto é mais seguro para crianças.

penteadeira planejada com luzes de camarim
Foto: Katia Llaneli
penteadeira infantil personalizada
Foto: LojasKD

Como as penteadeiras são mais utilizadas por mulheres, quase todos os modelos, mesmo que pensados para crianças, apresentam bordas arredondadas. É comum que as quinas deste tipo de móvel sejam curvas. 

Veja que em muitos exemplos deste texto, podemos ver penteadeiras em formatos que até lembram um coração ou que têm traços provençais – estilo que em muito combina com ambientes femininos.

montagem com dois estilos de penteadeira infantil
Foto: Nicolle do Vale e Avner Posner

Qual a penteadeira ideal para a decoração de quarto infantil?

Embora atualmente sejam fabricados lindos modelos de penteadeiras voltados para o público infantil, eles não são a maioria nas lojas. 

Quase todos os modelos de penteadeira que nós realmente podemos encontrar fácil são aqueles destinados ao público adulto. Tudo bem, mas nem por isto quer dizer que devemos desistir de colocar uma penteadeira em quarto de criança, viu?

Alguns modelos de penteadeira para adulto podem ser adaptados para decorações de quarto infantil e até combinados com outros móveis, como criado-mudo. 

O que pode deixar tal peça mais adequada à proposta de decoração é a combinação com outros elementos. Pode-se expressar temas infantis, por exemplo, nas linhas, cores e texturas da cadeia em frente à penteadeira – uma ideia.

Mas atenção: você deve estudar muito bem as medidas do momento de penteadeira que escolheu para o quarto do seu filho ou filha. Lembrando que a mesma será utilizada por uma criança. 

Quer dizer que o ideal seria que o tampo desta mesa ficasse em torno de 55 ou 60 cm, no máximo. Mas pode-se pensar em investir em uma mesa mais alta, já projetando a adaptação deste ambiente a uma fase seguinte da vida da criança.

penteadeira com estilo princesa para crianças
Foto: Claudia Stach

Onde colocar a penteadeira no quarto da criança?

Todo quarto precisa de um local de descanso para cumprir a sua função. Então, pensando assim, podemos dizer que a cama sempre será, em qualquer situação de decoração de quarto, a peça mais importante. 

Em um quarto de criança não será diferente, claro. O conjunto cama, cabeceira e criado ou criados-mudos ganhará mais destaque na composição. Depois será preciso ter um guarda-roupa e talvez uma cômoda também.

Então, quer dizer que não necessariamente será possível colocar uma penteadeira no quarto de uma criança. 

Inclusive porque é preciso ainda deixar um espaço livre central neste cômodo para as suas brincadeiras. Mas vamos combinar que também é interessante criar uma zona de estudos no quarto dela, para que, quando estiver no período escolar, possa ter seu canto privativo para realizar as suas tarefas.

penteadeira infantil ao lado de mesa de estudos
Foto: Solange Vale e Tikkanen Arquitetura

Então, a penteadeira infantil pode, dependendo do caso, servir também de escrivaninha; ou o inverso, uma escrivaninha eventualmente ser usada como penteadeira. 

Por isso, é melhor que a sua posição no local não deixe a pessoa de costas para a luz da janela, ofuscando a sua visão para o monitor do computador ou para o espelho em frente.

penteadeira posicionada do lado oposto a janela do quarto
Foto: Favorita Movdecor

E aí? Gostou da ideia de uma penteadeira no quarto das cirnacås? Experimente, como você viu, pode ficar lindo!

Essas dicas de como incorporar uma penteadeira em decoração infantil foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...