Rack ravenna de Paulo Sartori
Decoração e Paisagismo

Você sabe qual a distância perfeita entre os móveis?

Saber qual deve ser a distância ideal entre os móveis no ambiente não é uma tarefa nada fácil. Para ajudar a solucionar essa equação, preparamos algumas dicas salvadoras para o dia a dia.

Confira abaixo e deixe seu espaço preferido milimetricamente alinhado.

TV

O primeiro passo é ter uma peça que comporte o tamanho do televisor, que está cada vez maior, além de levar em consideração o m² da sala. Na sequência, tente visualizar o melhor espaço para o rack com a TV, evitando sempre que possível, locais contrários às janelas – devido a claridade. Duas dicas para calcular a distância exata da televisão em relação ao sofá: número de polegadas x 2,5 x 3,5. Se você tem uma tela de 50’, ela deverá ser colocada a 4,37m do sofá. E para finalizar, não esqueça que a tela deve ficar na altura dos olhos, aproximadamente 1,20m do chão.

Mesa lateral Xingu de Paulo Sartori

Mesas de centro

Para manter a harmonia no ambiente e evitar um labirinto para passar de um cômodo ao outro, lembre-se que os acessos devem contar com no mínimo 0,70 cm de largura. Se a mesa de centro acaba atrapalhando o fluxo entre o sofá, não tenha dúvida, deixe a área livre, sem impedimentos!

Uma peça multifuncional pode ser uma boa pedida, especialmente em empreendimentos com o espaço reduzido. Um banquinho, um pufe ou até mesmo uma mesinha lateral fazem às vezes da mesa de centro, sem causar confusão.

Rack ravenna de Paulo Sartori

Mesa de Jantar

Cadeira baixa demais. Mesa alta demais. A falta de proporção entre estes dois itens pode ser um completo desastre. Seguir a regra de ouro – a medida padrão – é o segredo para quem preza pela harmonia entre as peças.  Cadeiras devem estar a 0,43 cm do piso e o tampo da mesa a 0,75cm. Outro cuidado que se deve tomar é deixar um espaço entre 0,80 cm a 0,90 cm para circulação e movimentação para quem está sentado.

Você pode gostar de ler também...