pedra para bancada de cozinha
Mercado Imobiliário

Como escolher a pedra para cozinha: Dicas úteis para acertar no material

A escolha dos revestimentos de cozinha é fundamental para que o projeto seja prático, funcional e bonito. 

Como a bancada é o móvel mais versátil do projeto (ela pode ser usada como apoio para preparação de alimentos, mesa para refeições rápidas e até como divisória para ambientes integrados), escolher uma pedra para revestí-la é uma missão ainda mais importante. 

A escolha da pedra para cozinha precisa ser pautada em três tópicos: resistência, porosidade e custo-benefício. O design também é importante, pois ele ajuda a determinar o estilo decorativo do espaço, mas sempre priorize esses 3 tópicos para fazer decisões inteligentes.

Reunimos aqui os melhores materiais para usar na bancada da cozinha. Conheça todos eles e escolha o que mais se encaixa no seu projeto. 

pedra para bancada da cozinha
Foto: Ana Hamacek Arquitetura

Conheça as melhores pedras para cozinha

Existem dois tipos de pedras: as naturais e as sintéticas (fabricadas a partir de uma combinação entre pedras naturais e aditivos sintéticos). A diferença entre elas, à primeira vista, é estético, pois as naturais possuem veios e manchas, enquanto as artificiais são produzidas em cores vibrantes e homogêneas. 

Contudo, existem outras diferenças relevantes para considerar ao escolher entre os materiais sintéticos e naturais. Conheça abaixo os tipos de pedras antes de fazer sua escolha.  

pedras para cozinha podem ser naturais ou sintéticas
Foto: Iara Kilaris

Granito 

Falou em pedra para cozinha, você com toda a certeza pensou no granito, não é mesmo? Isso acontece porque ela é a pedra mais utilizada em projetos de cozinha. 

A vantagem de investir no granito é o seu baixo custo e a variedade de cores – tem modelos para todos os estilos decorativos. Além disso, a aparência da rocha muda de acordo com o tipo de pedra. Alguns são mais granulados e outros mais lisos, como acontece com a Pedra São Gabriel – o granito preto mais comum entre todos. 

A desvantagem do granito é que ele absorve líquidos – especialmente em cores mais claras, como o granito branco –  então é preciso ter um cuidado dobrado com café, vinhos e molhos. 

bancada de granito preto na cozinha
Foto: Aquiles Nicolas Kilaris

Mármore 

O mármore também é uma pedra natural, porém mais nobre que o granito. A diferença entre as peças é que o mármore possui veios de diferentes tonalidades, o que deixa o projeto muito mais chique e sofisticado. 

No entanto, é uma pedra que risca com facilidade e também pode manchar em contato com líquidos escuros – além de ser muito mais cara. 

A solução para evitar manchas é investir em tonalidades de mármore escuro, como o mármore preto. Mas prepare seu bolso para desembolsar uma boa quantia na instalação da pedra. 

pedra de mármore para bancada de cozinha
Foto: CASACOR SP 2022

Ardósia 

A ardósia é uma rocha formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura. É uma pedra resistente, apresenta baixa absorção de líquidos e gorduras, além de ser uma ótima opção para revestir outras superfícies da cozinha, como pisos e azulejos. 

As cores da ardósia, no entanto, são mais escuras e perfeitas para compor decorações rústicas ou no estilo industrial. As mais fáceis de encontrar são: preto, cinza, ferrugem ou verde. 

pedra para cozinha de ardosia
Foto: Altivo Pedras

Porcelanato 

Muitos pensam que o porcelanato é um revestimento exclusivo para pisos e paredes. Mas a verdade é que ele pode ser instalado nas bancadas da cozinha também. 

A porosidade do porcelanato é baixa e a manutenção é prática, porém não resistente a impactos.

A variedade de modelos e cores é um diferencial também para a bancada de porcelanato, pois o material pode imitar outras pedras naturais, como mármore ou até mesmo a madeira. É uma forma de economizar no projeto e garantir um efeito diferente na decoração. 

bancada de porcelanato na cozinha
Foto: Meet Arquitetura e Interiores

Silestone 

Agora vamos falar das pedras sintéticas. Atualmente a mais procurada é a silestone, também conhecida como mármore composto, por conta de sua composição de quartzo com resina de poliéster. 

A vantagem de investir no silestone é a resistência a riscos e manchas. Até as pedras mais claras, como a branca e a bege, não mancham em contato com líquidos escuros. 

Além disso, a variedade de cores é sensacional. Você pode fazer uma bancada vermelha, cor de rosa ou amarela para compor a decoração da cozinha. 

Contudo, como nem tudo são flores, é preciso ter um pouco mais de cuidado com objetos quentes, como panelas e assadeiras, pois o calor pode danificar a resina da pedra. 

pedra de cozinha vermelha de silestone
Foto: Andrea Petini

Nanoglass

Composto por resina e pó de vidro, essa pedra sintética tem aparência homogênea de brilho intenso. Assim como o silestone, ela é resistente a manchas, mas não aguenta altas temperaturas. 

Sua instalação precisa ser minuciosa para evitar trincos e rachaduras, então contrate profissionais para realizar o serviço. 

Se a ideia for economizar no projeto da cozinha, essa não é a pedra certa para você. Os valores variam entre R$ 900,00 a R$ 1.700,00 por metro quadrado. 

modelo de pedra para cozinha
Foto: Iara Kilaris

Qual a melhor pedra branca para cozinha? 

Você sonha em ter uma cozinha clean com pedra branca? Então você precisa escolher uma pedra com baixa porosidade, ou seja, que não absorva líquidos. Geralmente as melhores escolhas são as pedras sintéticas, por possuírem resina na composição, não mancham com facilidade. 

Nossa dica é investir no silestone, mas você também pode usar o porcelanato ou o nanoglass para garantir esse efeito. 

Como nem sempre o orçamento permite investir em peças mais caras, saiba que é possível impermeabilizar o granito branco. Além disso, cuide do material. Sempre que derramar um pouco de café (ou outro líquido escuro), limpe a pedra. Mantenha a limpeza em dia e o material permanecerá impecável. 

pedra branca para cozinha
Foto: Meet Arquitetura e Interiores

Agora que você já conhece as melhores pedras, é só escolher a que mais se encaixa no seu orçamento e no estilo do projeto. 

Essas dicas foram criadas pela equipe da Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...