Decoração e Paisagismo

5 Dicas para acertar na decoração minimalista no lavabo

Você já ouviu a expressão “menos é mais”? Ela retrata perfeitamente um estilo decorativo que tem ganhado o coração de arquitetos e decoradores: o minimalismo. 

A estética minimalista parte do preceito de que um ambiente não precisa contar com muitos móveis e enfeites para compor uma decoração moderna. Manter as coisas simples e apenas necessárias para sua rotina valoriza muito mais o espaço. 

É por conta dessas características que consideramos a decoração minimalista ideal para ambientes compactos como o lavabo

Mas, antes de começar a decorar seu espaço, não deixe de conferir essas 5 dicas que separamos para você aprender como valorizar a decoração minimalista. Confira! 

lavabo minimalista
Foto: Iara Kilaris

1. Invista em cores claras 

As cores influenciam diretamente no ambiente. No caso do estilo minimalista, as cores precisam ser tão neutras e simples quanto a proposta decorativa. Por isso, prefira uma paleta de cores bem suave, com tons de branco, bege e cinza.

O preto é uma cor que também pode compor a paleta do banheiro minimalista, mas prefira utilizá-la em detalhes do projeto, como nos metais (torneira e chuveiro) ou móveis mais simples.

Caso queira incluir cores mais vibrantes no projeto, use-as em apenas detalhes da decoração, como no conjunto de cuba com torneira ou nas plantas (que, por sinal, são muito bem-vindas no minimalismo).

lavabo minimalista em preto e branco
Foto: Estudio Maré

2. Faça um projeto de iluminação 

Por se tratar de um ambiente compacto, é importante pensar na iluminação natural e na artificial para que elas fiquem em pontos estratégicos do projeto e destaquem áreas funcionais do lavabo. 

Aproveite para usar spots, luminárias e pendentes super modernos no projeto. Você pode posicioná-las ao lado do espelho, ao redor dele, ou espalhadas por todo o ambiente. 

projeto de iluminação para lavabo
Foto: Tulli Studio

3. Móveis e peças funcionais 

Inclua apenas móveis que realmente são úteis no projeto. Evite encher o lavabo com armários e prateleiras, isso apenas atrapalha o design. Pense no que é realmente importante para sua rotina. 

Além disso, vale lembrar: use poucos elementos decorativos no lavabo. Tenha apenas o essencial para destacar a beleza do projeto. 

Geralmente um lavabo conta apenas com os seguintes itens: 

  • Bancada;
  • Cuba;
  • Torneira;
  • Espelho;
  • Pendentes e luminárias;
  • Kit higiene (porta papel higiênico, toalha e lixeira);
  • Porta sabonete;
  • Aromatizador.

Nem sempre é necessário investir em gabinetes. Você pode trocar o móvel por uma prateleira ou nichos – assim evita que o espaço tenha muitos móveis. 

inspiração de lavabo sem gabinete
Foto: Sub Estudio

4. Use peças de vidro e espelho 

O vidro transparente traz leveza e aumenta a sensação de amplitude no espaço. É o material ideal para incluir na sua decoração minimalista. 

Vale a pena fazer uma bancada de vidro ou usar uma cuba de apoio de vidro (na cor da sua preferência) para garantir um projeto clean e moderno. 

Além disso, aproveite para usar os espelhos ao seu favor. Mas não esqueça de que o material costuma dar um “toque de luxo” no ambiente, então escolha com cuidado os detalhes que vão contar com o espelho no lavabo pequeno.

espelho aumenta a amplitude do lavabo
Foto: Iara Kilaris

Dica especial: uma forma de dar um toque mais acolhedor a decoração minimalista é por meio da madeira. Use-a ao seu favor nos revestimentos do lavabo ou nos móveis. 

5. Defina um ponto de destaque 

Escolha um ponto do projeto para destacar na decoração. Por ser um espaço compacto, nós temos duas sugestões: a primeira é a bancada com cuba, pois é o espaço que conta com mais elementos; já a segunda é a parede do vaso sanitário. 

Você pode destacar esses dois pontos da decoração por meio dos revestimentos. Experimente usar o cimento queimado apenas na bancada do lavatório, por exemplo, para contrastar com o branco da parede ou usar um revestimento amadeirado em apenas uma parede do cômodo. Isso já será o bastante para ressaltar o estilo minimalista no espaço. 

Outra dica é fazer uma bancada maior, esculpida no projeto. Assim ela se torna um espaço a mais para apoiar itens necessários para decorar o lavabo. 

cuba como ponto de destaque no lavabo
Foto: Elisa Lavie

Anotou todas as dicas? Agora é só escolher a paleta de cores e móveis perfeitos para decorar seu lavabo e garantir um ambiente maravilhoso.

Veja também: Como desentupir vaso sanitário

Você pode gostar de ler também...