valorização de imovel
Mercado Imobiliário

Saiba como acelerar a valorização do seu imóvel e quais são os fatores

Uma das maiores paixões dos brasileiros são os imóveis, e isso não é por acaso.

Seja pela segurança ou pela alta possibilidade de valorização, os imóveis vêm quebrando recordes atrás de recordes e performando de forma excelente frente às demais possibilidades de investimentos financeiros.

E há algumas formas de facilitar e acelerar essa valorização do valor do seu imóvel.  

Então, quer saber como acelerar a valorização do seu imóvel? Leia o conteúdo a seguir e descubra!

Vale a pena investir em imóveis em 2023?

Historicamente, o setor imobiliário bate recordes atrás de recordes.

Prova disso são os números de vendas de imóveis durante o auge do lockdown em 2020. Enquanto os outros setores da economia brasileira estavam despencando, a construção civil continuou a registrar números consistentes.

Segundo a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o PIB da Construção cresceu 16,4% desde 2020.

Ainda segundo a ABRAINC, foi produzido um estudo em São Paulo, no qual foi realizado um comparativo entre 2012 e 2021 sobre os ganhos com investimentos em imóveis versus aplicações financeiras de renda fixa, e os imóveis acumularam 12,1% de rendimento, enquanto os demais ficaram abaixo de 7%.

Além disso, estudos apontam que o retorno dos aluguéis disparou nas principais capitais brasileiras e superou o Ibovespa, os FIIs, a poupança e, no Rio de Janeiro, bateu até mesmo o CDI, o qual é o índice de referência para a renda fixa e é beneficiado com a Selic em alta.

Somados a isso, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulou 11,3% entre 2021 e 2022. Enquanto, o IGMI (Índice Geral do Mercado Imobiliário) apontou 17,43% no mesmo período. Ou seja, o investimento em ativos imobiliários superou a inflação deste período.

E em São Paulo e Rio de Janeiro os números são ainda mais impressionantes, uma vez que os imóveis valorizaram 20,74% e 19,97% respectivamente.

E quanto a 2023, segundo levantamento da Brain Inteligência Estratégica em parceria com a ABRAINC e com empresários do setor imobiliário, 55% dos entrevistados afirmaram que tiveram vendas em 2022 correspondentes às metas e entendem que a tendência é repetir os resultados positivos em 2023.

Alguns motivos são responsáveis por isso, como diminuição de IPTU sobre imóveis sustentáveis, aquecimento do mercado, projetos arquitetônicos mais funcionais, marketing digital assertivo, etc.

Além disso, 62% dos entrevistados acreditam que 2023 estará um pouco ou muito melhor do que 2022.

E pode-se argumentar que com a Taxa Selic alta os ativos imobiliários perdem valor. No entanto, isso não é verdade, uma vez que continuam sendo uma excelente opção para proteção de patrimônio.

Além disso, os ativos imobiliários possuem uma combinação excelente: possibilidade de usufruir da valorização do imóvel ao longo dos anos e dos valores mensais de aluguel recebidos. Isso possibilita ganho patrimonial ao longo prazo e renda mensal a curto prazo.

Resumindo, investir em imóveis é:

  • Seguro, uma vez que sofre menos em períodos críticos.
  • Rentável, pois é possível alugá-lo e receber valores mensais decorrentes disso.
  • Lucrativo, já que, ao longo prazo, segundo pesquisas da ABRAINC, investir em imóveis tende a superar aplicações em renda fixa.

Então, para responder a pergunta inicial, investir em imóvel para o longo prazo é uma excelente alternativa para 2023, caso seja feito com estratégia e pesquisas.

Quais são os principais fatores que proporcionam valorização aos imóveis?

Inúmeros fatores podem auxiliar a valorização do seu imóvel, como:

  • Condições físicas e estéticas do imóvel: Estruturas conservadas, tubulações funcionando perfeitamente, e acabamentos atuais e belos proporcionam modernidade e valorização ao imóvel.
  • Manutenções em dia: É essencial realizar as manutenções nos diversos sistemas que compõem o imóvel, como hidráulico e elétrico, para evitar possíveis vazamentos ou acidentes maiores.
  • Localização: Escolha um imóvel localizado em uma região que possua uma infraestrutura completa, como segurança, transporte público, supermercados, lojas, locais de lazer, academias, etc. Além disso, caso você entenda sobre os movimentos do mercado imobiliário, escolha uma região que possui potencial e planos concretos de ser um bairro estratégico futuramente.
  • Fatores macroeconômicos: Fique atento aos fatores macroeconômicos do Brasil e do mundo para entender se é um bom momento para vender ou comprar um imóvel. Por exemplo, em épocas em que a inflação está alta, os ativos imobiliários possuem maior capacidade de preservar valor. Então, seria uma boa alternativa manter o imóvel como sua propriedade e alugá-lo para terceiros.

Dicas simples e práticas de como valorizar o seu imóvel

Separamos as principais dicas para você implementar no seu imóvel e valorizá-lo basicamente de forma instantânea!

  • Capriche na pintura: Paredes e tetos com pinturas consistentes, sem manchas e niveladas, proporcionam uma estética agradável ao imóvel. Além disso, aconselhamos que você  harmonize a cor e a estampa da pintura com o estilo da decoração do imóvel. 
  • Limpeza: Mantenha o imóvel sempre limpo para evitar que a sujeira se acumule em e acabe manchando as paredes ou o piso. Além disso, limpeza e organização transparecem uma ideia de cuidado e valorização.
  • Manutenção preventiva: Como especificamos acima, não esqueça de realizar as manutenções preventivas de todos os ambientes e sistemas que o seu imóvel possui. Feito isso, você conseguirá evitar reformas de emergência, e consequentemente quebra-quebra, e frustrações entre todos os envolvidos.
  • Iluminação: A iluminação, caso seja utilizada corretamente, possui o poder de valorizar um ambiente, e torná-lo aconchegante e amplo. No entanto, o contrário também é verdadeiro. Então, contrate um profissional especializado na área para tomar as melhores decisões funcionais e técnicas possíveis.
  • Segurança: A segurança é um dos principais itens que uma moradia precisa ter. Afinal, ninguém gostaria de se sentir inseguro dentro da própria moradia. Então, invista em sistemas de monitoramento, alarmes, etc.
  • Documentação em dia: Não adianta o imóvel ser lindo e seguro, se a sua devida documentação não está em dia. Então, caso exista alguma irregularidade documentacional, resolva-a o quanto antes.
  • Áreas verdes: Áreas verdes proporcionam alegria, tranquilidade e saúde à um imóvel, e pode ser implementada em locais de todos os tamanhos de forma rápida e pontual.

Conclusão

A valorização imobiliária é um dos principais motivos que as pessoas decidem investir em imóveis.

E segundo dados históricos do mercado imobiliário, nos últimos anos a valorização de imóveis nas grandes capitais brasileiras superou os principais índices financeiros.

Ou seja, está comprovado que investir em imóveis para o longo prazo, e com sabedoria e estratégia, pode ser uma excelente alternativa.

Você pode gostar de ler também...