comprar-imovel-para-o-filho
Mercado Imobiliário

Comprar imóvel para o filho: o que é importante considerar?

Comprar um imóvel para o filho é, além de uma forma oferecer suporte financeiro, uma forma segura de investimento. 

São muitos os detalhes que precisam ser pensados antes da compra, como as áreas de lazer, segurança, preço e potencial de valorização. 

# Para quem quer comprar um imóvel para o filho morar

A recomendação é que o planejamento dessa aquisição comece cedo, antes do filho ter idade para a faculdade. Assim, você terá mais tempo para reunir o montante necessário e comprar à vista ou em menos parcelas. 

Imóveis na planta normalmente têm preços mais atrativos e, quando chegar a hora, seu filho terá um lugar novo para morar.

# Para quem quer comprar um imóvel como investimento

No caso de um investimento, a melhor dica é: pesquise muito sobre os bairros com potencial de valorização nos próximos anos. A verticalização de uma região e melhorias em sua infraestrutura, como a construção de estações de metrô e terminais de ônibus, podem ser características para ficar de olho.

Outra opção além dos imóveis residenciais são as salas comerciais e escritórios. Este tipo de empreendimento costuma ser bastante procurado e possui maiores chances de conseguir contratos longos.

Agora que você já sabe os principais objetivos de quem compra um imóvel para o filho, confira as nossas dicas para tomar a melhor decisão.

O que considerar ao comprar um apartamento para o filho?

Localização

Uma das maiores preocupações dos pais é pelo bem-estar e praticidade na vida dos filhos. Por isso, lembre de pesquisar se o transporte é acessível, além de outros serviços cotidianos, como supermercados, farmácias, opções de lazer, hospitais e comércios.

Para fazer uma boa escolha, é fundamental fazer visitas em diferentes dias e horários para conhecer de verdadeira atmosfera e hábitos do novo bairro.

+ Acesse o site Lopes e faça sua busca personalizada

Segurança

Um bairro com infraestrutura completa e constante movimentação de pessoas é um fator que pode ajudar na segurança dos moradores. Além disso, é importante observar a vigilância do condomínio e os índices de criminalidade da região. 

Tamanho

O tamanho do imóvel precisa considerar o estilo de vida do seu filho ou a potencial demanda da região, caso seu objetivo seja o investimento. Por exemplo, um studio é prático e ideal para quem vai morar sozinho, mas se a ideia é ter um apartamento para locação de universitários, é mais interessante ter quartos à disposição.

Opções de lazer

Ter uma área de lazer no condomínio traz mais conforto e aumenta a sua valorização, mas por outro lado pesa um pouco a mais no preço. Pondere se os atributos de lazer são necessários para o estilo de vida de seu filho.

Outra coisa a pesquisar é a oferta de programas culturais no bairro, espaços de shows, bares, restaurantes e praças.

Conservação do imóvel

A data de construção, o estado de conservação do imóvel e a necessidade de reformas precisam ser analisadas com calma. Em alguns casos, vale a pena adquirir um imóvel mais antigo e fazer pequenos reparos. Em outros, quando a estrutura requer mais investimento, é mais inteligente procurar por um lugar novo ou até mesmo na planta.

Gostou das nossas dicas? Conte para a gente o que achou nos comentários 

Leia também:

+ 6 razões porque você não deve comprar ou vender um imóvel sem corretor

+ Dicas para escolher o melhor imóvel para montar uma república

+ Conheça a documentação necessária para comprar um imóvel na planta

Você pode gostar de ler também...