Conheça seu bairro

Conheça um pouco da História do bairro Santana

Como todo bairro de São Paulo tem sua história, hoje vamos falar um pouco do bairro de Santana, um dos mais antigos da zona norte, são 232 anos completados recentemente no dia 26 de Julho.

A partir de 1942 o bairro entra para uns dos maiores marcos da história da cidade, e isto se deve a construção da Ponte das Bandeiras, que ficou conhecida pela interligação da região norte e sul e por ser a principal entrada do bairro de Santana.

O famoso Tramway Cantareira, da canção Trem das Onze de Adoniram Barbosa também foi um dos maiores marcos da zona norte de São Paulo. Ele também passava por Santana, inclusive era a principal ligação que você tinha para chegar até o centro da cidade. Na época o tramway ligava as principais estações da cidade: Carandiru, Paulicéia, Parada Inglesa, Tucuruvi, Villa Mazzei, Jaçanã, Vila Galvão, Gopoúva e Guarulhos. 

Atualmente, Santana é um bairro com excelentes estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, restaurantes, shopping e ótimas lojas,podemos citar a Avenida Voluntários da Pátria, antiga “Estrada para Bragança” que atualmente leva o nome de Voluntários da Pátria em homenagem aos soldados brasileiros que lutaram a Guerra do Paraguai.

A avenida conta com mais de 600 lojas e é uma das ruas mais importantes da zona norte ligando as outras principais avenidas como Braz Leme e Mandaqui, a Rua Doutor César que abriga muitas lojas de comércio de varejo e Avenida Braz Leme com estabelecimentos comerciais de ótima qualidade.

E por último a Rua Alfredo Pujol, que abriga o Centro de preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, a famosa unidade de ensino do exército brasileiro.

Você pode gostar de ler também...