Decoração e Paisagismo

Buffet: aprenda como usar na decoração de sala de jantar quanto em outros pontos da casa

Em qualquer sala de jantar podemos ver uma mesa, algumas cadeiras e até uma cristaleira e buffet. Este último móvel da lista, por sinal, tem sido cada vez mais requisitado pelas pessoas.

O motivo principal disso é a multifuncionalidade da peça. Ela pode servir de complemento para a decoração. Também dar apoio à mesa de jantar no momento de servir as refeições. E ainda, dependendo do caso, ser um separador entre cozinha e sala.

Fonte: Carol Tasiro

Agora, com o tempo, a criatividade de designers e arquitetos provou que este móvel pode ser utilizado em vários outros locais da casa também.

Às vezes, uma ideia inusitada pode dar o toque de beleza e funcionalidade exato que a proposta de interiores precisava para ser valorizada. Já imaginou o que mais se pode fazer com um  buffet? Aprenda como usá-lo com as dicas que daremos a seguir!

Fonte: Arca Loja Conceito; César Valenccia

Os modelos de buffet existentes no mercado

Existem muitos balcões buffet a venda no mercado. A maioria deles apresenta um visual moderno – com linhas retas, cores neutras e nenhum ornamento.

Agora, nas lojas, também se podem ver alguns modelos em estilo vintage ou retrô; balcões em cores vivas, com tamponamento em espelho, com tampo em pedra, e mais. Todos são muito bonitos! E escolher entre um e outro vai depender de vários fatores!

Fonte: AH!SIM;  RAWI Arquitetura + Interiores  

Saber se foi escolhido o buffet certo para a decoração da casa é simples! Por ser um móvel geralmente utilizado como peça complementar, é melhor que a sua aparência não se sobressaia muito no cenário.

Seu design deve seguir a mesma linguagem visual utilizada no resto da decoração do cômodo. Ou então, se o projetista quiser, a peça pode fazer um contraste, mas de maneira muito sutil e de bom gosto.

Fonte: INÁ Arquitetura; TT Interiores

O  buffet e a decoração de sala de jantar

Para a decoração da sala de jantar, indica-se que mesa e cadeiras sejam o ponto focal principal. Estas peças podem ser o destaque; ou, então, o tapete e o lustre pendente abaixo e acima delas.

O  buffet seria um complemento charmoso, que lhe daria apoio a mesa de jantar. E sobre o seu tampo, poderia haver obras de arte e outros elementos com muita cor e movimento.

Fonte: BG Arquitetura; Ana Paula Hygino

Neste tipo de ambiente, sala de jantar, os balcões buffet geralmente são mais profundos e mais altos – ou instalados à 85 cm do chão.

Eles podem ficar posicionados entre dois cômodos – sala de jantar para estar, ou sala de jantar para cozinha. Só que, geralmente, ficam encostados a uma parede. E, nesse caso, a superfície de fundo acaba sendo pintada em uma cor mais forte, revestida em material reflexivo ou em material em alto relevo.

Fonte: Iara Kilaris; Rafael Brito Pimentel

Não necessariamente o  buffet tenha que ficar em frente da parede de maior destaque da sala de jantar – pode ser a cristaleira, por exemplo.

Contudo, como quase sempre esse móvel é utilizado no momento das refeições como apoio para pratos e copos, acaba merecendo tal atenção. Isso facilitaria o observador a enxergar para onde ele deveria se dirigir primeiro caso quisesse uma comida ou bebida.

Fonte: Enxo Sobocinski

As outras opções de uso de buffet na decoração de casa

Agora, como dito antes, balcões buffet não precisam ser colocados apenas em salas de jantar. Por certo, seu design é pensado para as funções exercidas nesse cômodo.

Fonte: Danyela Corrêa

Porém, por necessidade, tal peça pode ser adaptada a outras funções ou à decoração de outros ambientes.

Não existe nenhuma regra de decoração que impeça isso. É tudo uma questão de gosto pessoal e de estratégia de projeto!

Fonte: Marel – Grupo Factory; INÁ Arquitetura

Balcões buffet podem ser utilizados, em salas de estar e jantar integradas, como divisão de ambientes ou proteção para a parte de trás de um sofá, por exemplo.

Também pode servir de passa-pratos entre uma cozinha e sala de jantar. De  auxiliar na ambientação de uma cozinha, varanda ou área gourmet. E até mesmo de substituto para o rack da televisão na sala de estar.

Fonte: Mariana Campos

Viu como um simples buffet pode ter mil e uma utilidades na decoração de interiores! Se você tem um móvel como esse, coloque-o onde quiser em casa; e guarde dentro dele o que for preciso.

Na sala de jantar, bandejas, talheres, copos e pratos. Já na cozinha, condimentos.  E na sala de estar, CDs, DVDs e VHS antigos. De resto, é a sua criatividade que manda!

Estas dicas de decoração com buffet foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...