Decoração e Paisagismo

7 dicas para fazer a sua casa parecer maior

Embora casas menores sejam mais baratas e fáceis de organizar, muitos ainda preferem os imóveis grandes — ou ao menos que pareçam ser mais amplos. Nesse sentido, sabia que existem truques para aumentar e diminuir a percepção do ambiente? Optar por drywall, determinadas cores e pisos, por exemplo, podem deixar os cômodos visualmente maiores. Saiba mais!

1 – Pisos iguais

Quando os pisos dos cômodos são diferentes, ocorre uma “quebra” na visão, pois os ambientes são delimitados. Por esse motivo, é preferível escolher o mesmo piso para toda a casa, ainda mais se houver espaços abertos, como a passagem da cozinha para a sala. Além de ajudar a ampliar o ambiente, essa medida torna a decoração mais elegante.

2 – Móveis embutidos

Outra medida para ampliar os espaços é optar por esconder os móveis e eletrodomésticos. A mercearia embutida ajuda a deixar o ambiente mais clean, contribuindo para a sensação de amplitude. Tanto isso é importante que muitos apartamentos compactos já são entregues com móveis planejados.

3 – Paredes de drywall

Mais finas que as paredes tradicionais, as paredes de drywall ajudam a economizar espaço. De acordo com informações da GypCenter, esse tipo de divisão tem uma espessura muito menor do que a de alvenaria, o que contribui para o aumento de espaço. A técnica de drywall pode ser aplicada para montar estruturas, como paredes para a sala, cozinha, banheiro e quarto.

4 – Cores

No quesito cores, o que ajuda a aumentar os ambientes são as tonalidades claras e optar pela paleta monocrática. Então, se a ideia for usar uma cortina cinza, por exemplo, o ideal é que o sofá ou o tapete também seja cinza, mesmo que um pouco mais claro ou escuro. Óbvio que pode haver algum elemento destoante, porém, boa parte da decoração deve ser neutra, se a intenção for deixar o ambiente mais amplo.

5 – Espelho

cozinha ampla com espelho para parecer maior

O espelho já se tornou um truque clássico das decorações que visam a amplitude. Ao espelhar parte do cômodo, esse elemento ajuda a aumentar a área do ambiente, sem precisar de reforma. O ideal é optar por um espelho grande, do teto ao chão da parede.

6 – Móveis baixos

Ao escolher móveis baixos, a altura dos olhos fica livre, e é como se o ambiente ficasse maior. Então, em vez de escolher itens que “atrapalham” a visão, é melhor optar por modelos menores, como mesas de centro.

7 – Iluminação

Ao adotar a iluminação indireta, por meio de arandelas e spots, o ambiente também parece maior. Quanto a isso, o ideal é embutir os focos de luz em armários, paredes e painéis.

Autor: Aline Matos

Você pode gostar de ler também...