Como desentupir vaso sanitário
Na minha vida

Dicas infalíveis de como desentupir o vaso sanitário

Manter todos os sistemas de uma casa limpos e funcionando simultaneamente pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. E, claramente, imprevistos domésticos que estão fora do nosso alcance podem aparecer diariamente.

Um dos que mais causam preocupação é o temido vaso sanitário ou privada entupida, uma vez que, além de causar mau cheiro, pode comprometer a higiene do banheiro e impedir o uso do vaso por um certo período.

Então quer aprender como desentupir o seu vaso sanitário e nunca mais passar esse perrengue? Então, leia o conteúdo a seguir e aprenda as técnicas de desentupimento de vaso sanitário e os seus devidos cuidados.

Como evitar o entupimento do vaso sanitário?

A melhor solução é sempre evitar o problema, não é mesmo?

Então, separamos 5 dicas simples que vão te ajudar a manter o seu vaso sanitário sempre funcionando.

  • Não jogue objetos como papel higiênico, restos de sabonetes, lenços umedecidos, fraldas descartáveis e demais itens dentro do vaso sanitário.
  • Tenha sempre um cesto de lixo ao lado do vaso sanitário para o devido descarte dos itens citados acima.
  • Limpe o vaso pelo menos 1 vez por semana.
  • Leia o rótulo dos produtos utilizados para a limpeza do vaso, pois alguns possuem orientações específicas para o uso, como diluição correta, tempo de espera.
  • Caso você queira utilizar essas dicas no seu escritório ou loja, é possível acrescentar uma plaquinha com algumas orientações de boas práticas para o  banheiro em geral.

Cuidados ao desentupir o seu vaso sanitário

Antes de tentar algum dos métodos de desentupimento que explicaremos a seguir, alertamos que alguns cuidados devem ser seguidos para evitar maiores danos:

  • Utilize sempre equipamentos de proteção como luvas, máscaras e óculos para evitar contaminações.
  • Procure manter apenas as pessoas necessárias dentro do banheiro ao realizar os procedimentos. 
  • Entenda a causa do entupimento do vaso sanitário. Dessa forma, será mais fácil escolher o método de desentupimento.

8 dicas para desentupir o seu vaso sanitário

Ter um vaso entupido não é uma das situações mais agradáveis do mundo, não é mesmo? No entanto, infelizmente, pode acontecer com qualquer um.

Então, caso aconteça com você, separamos as melhores técnicas para você conseguir desentupir o seu vaso sanitário sempre que necessário.

E o melhor, são todas simples, rápidas e práticas.

Desentupir o vaso jogando água sanitária

Uma das primeiras tentativas deve ser a técnica da água sanitária, uma vez que é prática e rápida.

Para isso, é preciso apenas jogar um pouco de água sanitária dentro do vaso, aguardar cerca de três horas e então, apertar a válvula de descarga.

Desentupir o vaso jogando vinagre e bicarbonato de sódio

A mistura de vinagre e bicarbonato de sódio é poderosa para desentupir o seu vaso sanitário.

Basta misturar ½ copo de vinagre com ½ copo de bicarbonato de sódio, jogar a solução no vaso entupido, aguardar aproximadamente 10 minutos e apertar a válvula de descarga.

Desentupir o vaso jogando detergente e água

Uma das formas mais rápidas e práticas é jogar água quente e detergente dentro do vaso entupido.

Para isso, é preciso colocar 1 litro de água quente e um pouco de detergente em um balde. Em seguida, jogue a mistura na patente, aguarde no mínimo 5 minutos e acione a válvula de descarga.

Se não surtir efeito de primeira, esse método pode ser repetido até 3 vezes.

Desentupir o vaso utilizando um desentupidor

Para utilizar o método do desentupidor, é necessário que haja uma boa quantidade de água restante no vaso sanitário.

Ao usar o desentupidor, é criado um vácuo que pode fazer com que o objeto que está obstruindo a passagem desça pela tubulação e com isso, ocorra a liberação do cano.

E para criar esse vácuo, é necessário posicionar o desentupidor no buraco do vaso e realizar movimentos para cima e para baixo.

Desentupir o vaso vedando a entrada de ar  

Ao cobrir o vaso sanitário entupido, é criado um vácuo que produz pressão para baixo, que, por sua vez, causa o desentupimento da tubulação.

Para isso, é necessário cobrir a patente com um saco de lixo ou com papel filme.

Certifique-se de que não há nenhum espaço para o ar entrar. Caso contrário, o vácuo não será criado.

Feito isso, acione a válvula de descarga por aproximadamente 30 segundos.

Desentupir o vaso utilizando uma garrafa pet

A garrafa pet pode ser de 2 litros ou de 3 litros, mas, quanto mais grossa for, mais fácil e rápido será a desobstrução.

Escolhida a garrafa, corte-a no meio e coloque um cabo de vassoura no seu bico central.

Feito isso, coloque o fundo da garrafa no buraco do vaso sanitário e faça movimentos curtos e rápidos para cima e para baixo.

Isso deve ser repetido até que toda a água desça pela tubulação. E se isso não acontecer, acione a válvula de descarga e repita os movimentos explicados acima.

Desentupir o vaso jogando refrigerante de cola

Uma das técnicas mais conhecidas é a do refrigerante de cola, na qual é despejado um pouco do líquido dentro do vaso entupido.

Feito isso, é necessário aguardar alguns minutos e acionar a válvula de descarga.

Desentupir o vaso utilizando soda cáustica

Essa técnica é recomendada apenas em último caso, uma vez que a soda cáustica é um elemento corrosivo que se não for utilizada corretamente, pode danificar o vaso sanitário e a sua tubulação.

E para não se machucar, além de seguir as precauções já especificadas acima no conteúdo, tome cuidado para não manter contato direto com o produto.

Então, para desentupir, é necessário encher um balde de água, colocar duas colheres de sopa de soda cáustica e duas colheres de sopa de sal, e misturar os itens.

Feito isso, despeje a mistura no vaso entupido e pressione a válvula de descarga.

Contratar um especialista em desentupimento de vaso sanitário 

Mesmo depois de tentar alguns desses métodos caseiros, o seu vaso continua entupido?

Então, aconselhamos que você contrate um encanador para analisar a sua patente e entender qual será a melhor solução para realizar o desentupimento sem danificá-la. 

Conclusão

Ter que lidar com imprevistos domésticos nunca é algo prazeroso, mas é mais comum do que você imagina. Especialmente o imprevisto de ter que desentupir um vaso sanitário.

Então, caso aconteça com você, utilize as técnicas de desentupir privadas que mostramos acima, e nos conte se já tentou alguma e quais foram os resultados obtidos! E se o seu apartamento ou casa foi alugado na Lopes, lembre-se que é possível resolver o seu vaso sanitário entupido e outras pendências domésticas que possam vir a aparecer diretamente com o seu consultor!

Você pode gostar de ler também...