Decoração e Paisagismo

Decoração Black Friday: confira estas dicas e economize nas compras de itens para casa

Está pronto? Está chegando aquela semana do ano que tanto anima os compradores de plantão. Ela vem cheia de boas ofertas, garantindo que possamos finalmente colocar velhos planos em prática. 

Está faltando algo em sua casa, que poderia tornar o imóvel mais bonito, funcional ou aconchegante? Então, não perca tempo. Aproveite as opções de decoração Black Friday 2021 para realizar aquilo que você tanto sonhava.

Agora, você sabe mesmo por onde começar? Sabe o que pode comprar para casa dentro desta temporada? Não se preocupe, pois nós montamos uma lista de sugestões – uma espécie de check-list – para facilitar sua busca por bons itens em lojas físicas e virtuais. Fique atento às recomendações.

sessão de itens de cozinha em loja de decoração
Foto: Mauricio Queiroz

O que comprar de novo para casa?

Móveis para interior e exterior

Então, vamos às compras? Existe uma infinidade de itens para casa à venda nas lojas. É importante estar atento às informações apresentadas por fabricantes e lojistas. 

Contudo, nem sempre teremos o conhecimento sobre todos os itens das descrições. É normal ficarmos na dúvida – principalmente quando a compra é online – sobre a qualidade dos materiais e sistemas.

O que fazer? Fique atento ao que outros consumidores informam na aba de descrição das lojas na internet. Feedbacks negativos aparecem com a maior facilidade – difícil mesmo é encontrar opiniões positivas. Mais detalhes você pode obter com os próprios especialistas em decoração, incluindo reportagens como esta. 

Bem, aqui vai a nossa recomendação principal: analise, no momento da compra, todos os detalhes que puder de cada produto. Por exemplo: medidas, formas de instalação, sistemas de funcionamento, capacidade, potência e possibilidade de conexão ou combinação – inclusive visual – com outros itens similares.

E o que você pode aproveitar da Black Friday? Bem, vamos dar algumas ideias do que, de melhor, você pode aproveitar para adquirir neste momento de ofertas:

  • poltronas, sofás multifuncionais – principalmente com assento extensível – e conjuntos de sofás ou sofás com pufes, além dos sofás camas e puffs multifuncionais 3 em 1;
  • kits para sala – por exemplo, que venham com rack com painel, mais balcão multiuso e mesinhas auxiliares, que podem virar mesas laterais ou de centro;
  • kit mesa e cadeiras para sala de jantar e cozinha – existem modelos ótimos que vêm desmontados já com todos os parafusos e até ferramentas para montagem;
  • conjunto poltronas e mesinhas auxiliares para áreas externas – os modelos para jardim vêm em materiais como plástico e tecido acquablock;
  • kit mesinhas de cabeceira;
  • cama solteiro e casal – os modelos box saem muito mais em conta do que a compra separada de cama mais colchão;
  • e módulos de armários para quarto, cozinha e multiusos, que podem ser usados para organizar lavanderias e closets.
poltronas para a sala de estar são ótimas opções para comprar na black friday
Foto: Andréa Xavier
kits de rack, escrivaninha e nichos para o quarto
Foto: Paula Magnani

Atenção. Antes de sair comprando, tenha um plano de decoração. A ideia não é comprar os itens mais baratos para casa. Se quiser montar uma ambientação bacana para a sua casa faça o seguinte:

  1. pesquise imagens de referências na internet que combinem com o estilo de decoração que você mais gosta;
  2. veja, nestas fotos, quais as características das peças dos mobiliários utilizados;
  3. depois, busque nas os modelos que possuem semelhança com os móveis vistos nas fotografias que você gostou e que, juntos, poderiam formar um conjunto.

Aqui vai outra dica especial: se está mobiliando a casa pela primeira vez, monte, com as imagens dos produtos tiradas da internet, um power point. Uma em cada slide, separadamente, todos os itens que deseja comprar. 

Depois, olhe tudo de uma vez, passando rapidamente slide por slide. Fez sentido? Tudo parece em harmonia – estilo, cor e textura? Então, você acertou no seu plano de decoração.

conjunto de poltronas e mesa de centro para área externa
Foto: Revista Viva Decora

Eletrodomésticos e eletrônicos

Eletrodomésticos e eletrônicos podem ser os itens mais caros de sua lista de compras. Por isso, perca todo o tempo que for necessário para pesquisá-los nas lojas. Faça comparativos e tente tirar a dúvida sobre tudo que puder com os vendedores.

Não esqueça de perguntar coisas como, por exemplo: 

  • “Quais as funções oferecidas por este aparelho que o faz diferente dos demais?”,
  • “Se o mesmo estragar, será que consigo peças de reposição e técnicos especialistas para sua manutenção no mercado?”,
  • “Vou precisar de adaptadores para que ele funcione na minha casa – pensando em instalação elétrica, saída de ar, alimentação de água e gás, entre outros detalhes?”,
  • “E terei de contratar mão de obra especializada para a instalação ou posso fazer isto eu mesmo?”.
eletrônicos como televisão e videogame podem ter preços atrativos
Foto: Studio KZA

Em termos de decoração, você precisa conferir se as medidas dos equipamentos escolhidos batem com a área livre que se tem em casa. Depois, se as suas características de design vão contribuir ou não para deixar a casa mais bonita. 

Para que o cenário fique mais harmonioso, pode-se tentar comprar o máximo de itens de uma mesma marca e no mesmo tipo de acabamento – como inox. 

Aliás, sabe o que você pode aproveitar na Black Friday? Algumas lojas costumam oferecer ofertas especiais de kits de itens de uma mesma marca, até mesmo com frete grátis.

Vale a pena pesquisar o preço destes kits e também dessas peças separadamente, pois, às vezes, a soma desses valores pode revelar se o kit compensa mesmo ou não.

São ideias de kits de eletrodomésticos e eletrônicos que você pode adquirir na Black Friday de 2021:

  • kit conversor digital para televisão;
  • kit iluminação de LED em fita para decoração de sala de TV;
  • kit batedeira, torradeira, air fryer, liquidificador, mixer e chaleira elétrica;
  • kit balcão, cooktop e forno elétrico;
  • kit air fryer e panela de pressão elétrica;
  • kit geladeira e máquina de lavar louças ou roupas;
  • kit geladeira, forno elétrico e forno de microondas; e
  • kit geladeira e aspirador de pó.
kits de panelas, batedeira e utensílios para cozinha na black friday
Foto: Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro
eletrodomésticos podem ser boa opção para as compras
Foto: Fernanda Renner

Acessórios e utensílios

Será que vale a pena comprar “miudezas” na Black Friday? Sim. Mais uma vez, o esquema dos kits pode ser bastante vantajoso. Mas lembre-se de não se distanciar do seu plano de decoração. 

Estas peças devem ficar no fim da sua lista, pois são complementares, de valor inferior e que podem ser mais facilmente encontradas no mercado, em diferentes estilos, qualidades e mais.

peças de decoração como luminárias podem fazer parte da sua lista
Foto: RayDimenezes Atual Lustres Luminárias

Agora, fica a dúvida: comprar em lojas físicas ou online? Bem, ambos os modelos de compras apresentam as suas vantagens e dão as suas melhores garantias. 

Contudo, tenha sempre em mente que peças mais delicadas podem acabar danificadas no transporte e que itens elétricos podem ser melhor testados presencialmente, com o vendedor.

A saber, o código do consumidor dá um prazo de 7 dias para reclamações e devoluções nos dois casos.

São ideias de kits de acessórios e utensílios que você pode adquirir na Black Friday de 2021: 

  • kit jogo de panelas;
  • kit de espelhos;
  • kit de quadros;
  • kit almofadas e cortinas;
  • kit jogo de cama;
  • kit de suportes para cozinha; e
  • kit de talheres.
jogos de cama neutros são excelentes opções
Foto: Aquiles Nicolas Kílaris
a black friday também pode ser útil para renovar seus kits de toalhas
Foto: Oficina 802

Ofertas não faltam. Bora renovar a casa com as oportunidades da Black Friday!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Todo charme do vaso de parede para deixar sua casa mais verde e cheia de vida

+ Dicas para montar a mesa posta

+ Os 4 segredos para planejar a lavanderia ideal para seu apartamento

Você pode gostar de ler também...