Decoração e Paisagismo

Platibanda: Uma solução moderna para esconder telhados

A fachada da casa é a primeira impressão que todos têm da nossa casa, por isso é tão importante investir em um bom projeto. E se você procura uma fachada bem moderna, a platibanda pode ser o que você está procurando. A fachada de qualquer residência com essa estrutura proporciona um visual clean por conta das suas linhas retas.

Foto: Pinterest

Platibanda é uma moldura ou faixa horizontal que fica na parte de cima de uma construção e serve para esconder e proteger o telhado, é como se o telhado ficasse embutido. Com a modernização das fachadas, a platibanda tornou-se uma tendência no mercado.

Uma casa com platibanda não apresenta simplesmente a função estética de esconder o telhado, mas auxilia também para diminuir os custos com a cobertura.

Foto: Pinterest

Nos projetos de telhado embutido, a platibanda reduz o tempo de construção, utiliza menos madeira e diminui os custos da obra.

O que usar beiral ou platibanda?

Essa escolha depende de alguns fatores que devem ser levados em conta na hora da construção ou da reforma.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Estilo e estrutura do projeto

Se o projeto ou estrutura for mais moderno ou clean, geralmente utiliza-se a platibanda, mas se você deseja uma aparência mais tradicional, o ideal é utilizar o beiral.

Custo de manutenção e construção

O beiral tem maior custo de construção, porém, ao longo dos anos tem um baixo custo de manutenção, tanto das telhas quando da pintura externa.

Já a platibanda tem menor custo de construção, porem possui um maior custo de manutenção, tanto pela maior facilidade de umidade quanto pela necessidade de refazer a pintura com maior frequência, em consequência do tempo.

Foto: Pinterest

Vantagens e desvantagens

Vantagens

Dentre as vantagens em se optar pelo uso da platibanda, destaca-se a sua função construtiva, onde ela serve de anteparo para construções que possuam laje em sua cobertura, escondendo calhas e maquinários.

Outro ponto positivo, é a sua função estética, que garante um estilo clean e moderno, pois deixa o telhado oculto.

Desvantagens

A única desvantagem, segundo especialistas, é que sem o beiral, a fachada fica mais exposta aos efeitos das chuvas e do sol, deixando de criar uma proteção para as janelas e portas.

 

Leia mais:

+ Fachadas de Casas Modernas Minimalistas!

+ 03 Dicas rápidas para fachadas de casas

+ Modelos de fachadas de casas lindas

Você pode gostar de ler também...