Decoração e Paisagismo

Combinação rack com painel de TV: opção de decoração prática, funcional e muito bonita

A sala é, talvez, o cômodo social mais importante das residências. E é muito divertido planejar sua decoração. Nesse caso, o propósito do projetista de interiores é não só agradar os moradores – seus clientes -, mas também os seus visitantes – amigos e familiares.

O local precisa ficar bastante confortável; além do mais, bonito e estiloso. E uma coisa que pode acabar em destaque na ambientação idealizada é o rack com painel de TV.

Fonte: Mariana Martini

O que seria rack ou rack com painel?

Bem, rack é um tipo de móvel já bastante conhecido dos decoradores de interiores. Ele serve, sobretudo, para dar suporte à televisão. Muitos modelos possuem um design atrativo, fazendo tal peça o ponto focal principal na sala.

Eles também vêm com nichos para aparelhos complementares de mídia, como de TV a cabo. Assim como portas, onde as pessoas costumam guardar DVDs.

Antigamente, os aparelhos de televisão fabricados eram tão grandes e pesados que precisavam de uma caixa protetora enorme e eram colocados diretos sob o piso.

Fonte: Arquiteto em Casa e Díptico Design de Interiores

Mas daí a tecnologia evoluiu e foram criados modelos novos, com telas maiores, porém muito mais leves e final. E, assim, as TVs podem ser, agora, colocadas mais ao alto, a uma altura mais confortável aos olhos – tipo a 1,20 ou 1,40 m de altura do chão.

Fonte: Korman Arquitetos e Actual Design

Em muitas decorações as TVs ficam sobre racks. Mas, tem gente que prefere elevar o aparelho ainda mais. Mas, a fixação disso na parede poderia danificar a estrutura do imóvel. Foi pensando nisso que os designers criaram uma solução alternativa.

Desse modo surgiram os painéis para TV. Só que, às vezes, racks e painéis serão vistos vendidos juntos – formando um conjunto interessante e, acima de tudo, funcional para as salas.

Fonte: Marília Veiga e Bianchi & Lima Arquitetura

Por que utilizar rack com painel seria vantajoso?

Rack com painel é algo muito vantajoso para propostas de salas de estar.

  • Primeiro porque, como dito antes, é capaz de dar suporte para o aparelho de TV.
  • Segundo, pois acaba criando um ponto focal bem bacana.

Ditar o estilo da decoração local. Preencher uma parede de destaque que antes estava vazia. Demarcar um setor – integrando-o ou separando-o do contexto. E por aí vai.

Fonte: Sandra Sanches

Existem muitas vantagens em utilizar um rack com painel. Mas, algo que tem que ser destacado neste texto é que, para a decoração, os resultados só poderão ser positivos se projetista souber escolher os itens certos.

Para cada situação deve ser recomendado um modelo diferente de rack com painel.  Duas peças unidas e numa cor só, formando um único móvel; ou peças independentes e em cores contrastantes.

Fonte: Rodrigo Fonseca e Mauren Buest

Com a presença do painel preso à parede da sala, perde-se a obrigação de usar o rack como suporte para a TV.

Em certas situações, o painel é usado para suportar o próprio rack – que fica elevado a uns centímetros do chão, deixando a área de piso livre para outras peças, como puffs. Já em outros, o painel é só um pano de fundo e o rack ganha rodízios, podendo ser levado a todo o canto, facilitando a limpeza do local.

Fonte: Arq. Bruna Cruz

Onde colocar o rack com painel na sala de estar?

‘Rack com painel’ é um conjunto de peças de design bem importante para decoração de sala de estar. Geralmente, os projetistas as colocam em uma parede de destaque no cômodo – a de maior comprimento ou espaço livre disponível.

E tudo isso fica em lado oposto ao sofá principal; mas, não à janela, pois a luz natural provocaria ofuscamentos na tela.

Fonte: Katia Llaneli

Esse grupo ‘rack com painel’ – mais complementos – pode ficar posicionado bem no meio da parede principal da sala ou ficar um pouco descolado.

Ficar oculto na decoração ou se destacar. A placa de sustentação da TV pode ser estendida e cobrir por completa a parede e até ocultar a porta de acesso a outro ambiente. Tudo vai depender do planejamento de layout!

Fonte: Karen Pisacane e Chris Silveira e Arquitetos Associados

Há outros locais da casa onde seria interessante utilizar rack com painel?

Os aparelhos de TV ficaram muito populares ao longo dos anos. Em consequência, foram aprimorados e acabaram ficando mais baratos nas lojas.

Fonte: Jaqueline Frauches

Agora, é possível uma família ter mais do que um televisor em casa. Tem gente que vai desejar ter algo assim em vários cômodos.

E essa combinação rack com painel poderá se repetir em quartos e home offices também. Por qual deles você vai começar?

Estas dicas de decoração de rack com painel de TV foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...