Mercado Imobiliário Tendências

Co-lares: vida em comunidade para idosos

Cohousing ou co-lares é um conceito de moradia, que ainda não é muito conhecido no Brasil, mas que vem despertando interesse de algumas pessoas, principalmente de idosos.

Em uma vila ou condomínio, cada pessoa mora em sua casa e junto dos vizinhos compartilham valores e objetivos, onde todos convivem em lugares que são de propriedade colaborativa. Nisso as pessoas criam regras de convivência, cuidam uns dos outros e estabelecem vínculos de amizade. A intenção é formar redes de afeto, estabelecendo familiaridade entres os moradores. Com esse tipo de proposta que visa estimular o contato entre vizinhos, é a oportunidade de as pessoas quebrarem barreiras de convivência e fazer algo que hoje em dia não é mais muito comum.

co-lares

Esse conceito é uma solução de grande interesse para idosos que gostam e conseguem ser mais independentes e não querem morar com filhos. Atualmente o que se encontra apenas são instituições de longa permanência (que antes eram chamados de asilos). E também talvez condomínios comuns não ofereçam a infraestrutura necessária a um idoso. É bem melhor dividir a vida com pessoas que estejam passando pelo mesmo momento que você e ainda ser um local que tenha pontos positivos, que o morador goste e sinta prazer em morar.

O cohousing é uma alternativa atraente para quem busca mais qualidade de vida e bem-estar. Isso já acontece em outros países e não só para idosos. Também para outros grupos que tenham outros objetivos, interesses e necessidades. É a vida em comunidade.

co-lares

Geralmente para definir como será o cohousing leva-se em média três anos. Um tempo para definir as pessoas que constituirão esse grupo, para encontrar semelhanças e interesses em comum, outro tempo para encontrar um local onde essas pessoas irão morar e conviver, e outro tempo para comprar, regularizar documentos ou construir.

 

Leia mais:

 

+ Lopes é campeã do Top Imobiliário pela 25ª vez consecutiva

+ Mulheres campeãs no mercado imobiliário

+ 5 razões para abrir uma franquia Lopes

Você pode gostar de ler também...