metropolitana
Mercado Imobiliário

Morar na Região Metropolitana ou capital? Qual é melhor?

metropolitana

Após se casar e decidir pela compra do primeiro imóvel, sempre bate aquela dúvida: será que é melhor morar na região metropolitana, onde há mais espaço e mais tranquilidade, ou o ideal é investir em um imóvel na capital, em que se tem mais comércio e serviços?

Com certeza, esta é uma escolha bem pessoal, que deve ser pensada com calma pelo casal antes de bater o martelo na compra da casa própria. Para ajudar você a se decidir, levantamos algumas vantagens das duas opções. Assim, fica mais fácil tomar a decisão certa. Pronto para a leitura? Vamos lá!

Tranquilidade

Para quem está buscando tranquilidade, morar na região metropolitana é certamente a melhor opção. Por ter uma taxa de ocupação menor que a capital — ou seja, na prática, há menos pessoas morando por lá a cada metro quadrado — há mais espaço, menos carros circulando, menores taxas de criminalidade e, consequentemente, maior qualidade de vida.

Dessa maneira, a região metropolitana é a opção ideal para quem não gosta da agitação dos grandes centros e quer criar os filhos com mais tranquilidade e segurança, mas também não quer ou não pode viver nas pequenas cidades do interior do estado, onde a oferta de comércio e serviços — e, muitas vezes, de emprego — é bem menor.

Além da tranquilidade, outro grande atrativo é o preço. Os imóveis na região metropolitana são mais baratos quando comparados aos de mesma metragem na capital. Isso quer dizer que você pode morar com mais espaço e conforto gastando menos e pagando parcelas que cabem no seu bolso, o que é uma enorme vantagem.

Acesso ao comércio e serviços

Para quem gosta de variedade na hora de comprar, boa infraestrutura e muitas opções de serviços, morar na capital é uma excelente opção, já que é nos grandes centros que se concentram o maior número de lojas, restaurantes, shoppings, hospitais e outras facilidades.

No entanto, com o crescimento das regiões metropolitanas e o aumento do número de interessados em morar nesses locais, crescem também os investimentos em infraestrutura e serviços nestas áreas.

Isso quer dizer que, na prática, embora as opções de comércio e serviços ainda sejam bem maiores na capital, morar na região metropolitana não significa mais viver afastado deste tipo de facilidade.

Convívio social

Para quem não abre mão de conhecer melhor o seu vizinho e interagir com a comunidade, morar na região metropolitana tem mais a oferecer. Como concentram um maior número de pessoas em espaços menores, as capitais raramente favorecem o convívio entre as pessoas que moram próximas.

Com a rotina corrida da capital, muitas vezes não sobra tempo para conhecer as pessoas do entorno. Além disso, há um grande número de prédios de apartamentos e uma quantidade de “vizinhos” muito maior, mas isso acaba gerando menos interação: nos grandes centros, não é nada incomum não saber quem mora no apartamento ao lado e, raramente, sabe-se algo sobre as pessoas que vivem em outros edifícios.

Trânsito

Na hora de decidir entre investir em um imóvel na capital ou na região metropolitana, é importante que o novo casal pense na distância entre seu novo lar e o local onde trabalham.

Isso quer dizer que se você está em busca de tranquilidade e o seu trabalho fica na região metropolitana, essa certamente seria a melhor opção, já que permitiria que você fugisse do trânsito caótico dos grandes centros e economizasse horas preciosas no deslocamento, que poderiam ser investidas em mais tempo com a família, por exemplo.

No entanto, se o casal trabalha na capital e gosta da variedade de comércio e serviços existentes nesses centros, pensar em investir em um imóvel nesta região pode ser uma boa ideia.

Muitas vezes, a vida mais tranquila que a região metropolitana pode oferecer acaba não sendo aproveitada pelo morador, já que ele perde horas no trânsito, deslocando-se entre sua casa e o trabalho. Portanto, não se esqueça de pensar nisso na hora da compra.

Gostou de saber mais sobre as facilidades de morar na região metropolitana e na capital? Ficou mais fácil de tomar sua decisão? Então, que tal entender agora um pouco mais sobre o Financiamento habitacional da Caixa.

Você pode gostar de ler também...