Cultura

O Dia do Publicitário

O dia do publicitário, comemorado hoje, homenageia esta profissão incrível exercida há anos em todo o mundo. Muitos pensam que um publicitário passa 4 anos em uma faculdade para sair e fazer um outdoor, ou um panfleto… bem, vai um pouquinho (na verdade, muito) além disso. Vamos te contar sobre como esta profissão tão linda surgiu, o que faz e qual a importância às empresas e à sociedade.

O Dia do Publicitário
Times Square, em Nova Iorque, a capital mundial da publicidade

 

Leia também: São Paulo 463 anos

 

No Brasil

O Brasil começou com a propaganda nos meados do século XIX. A Publicidade brasileira é bem vista por todo o mundo, mostrando a variedade de cultura e interesse da população pela globalização. A melhor parte é as inovações e ideias incríveis que se espalham. O Brasil é um país criativo com uma população que se engaja.

O Dia do Publicitário

Na prática

O publicitário não para. Nunca. Nunca mesmo. É uma constante mudança de ambientes, ideias, pensamentos e opiniões. Ele não pode manter uma mente fechada para somente um lado, ele precisa abrir a criatividade para o desconhecido, conhecer novos rótulos, tribos e ambientes para suas criações.

Como é possível? Olha, não é fácil. Em um dia, o publicitário recebe a missão de transformar uma garrafa de bebida em algo incrível para vender o valor. No outro dia, ele precisa saber quem é o público-alvo do sertanejo. E no dia seguinte entender o que querem as pessoas que buscam jogos de tabuleiro. E por aí, vai.

Dizem que Publicitário não pode “não gostar” de algo. Isso não é verdade. Uma publicitária pode detestar carnaval, mas se ela receber um job que é divulgar uma festa carnavalesca das praias do Rio de Janeiro, ela vai atrás de todas as informações e, por alguns dias, vai amar o carnaval para transmitir seu melhor e criar a ideia mais incrível.

O Dia do Publicitário
Imagem: reprodução/internet

Quero ser publicitário… e aí?

Muitas pessoas que gostariam de fazer publicidade desistem por alguns motivos que não são inteiramente verdades. Aqui, alguns estão.

Não sou criativo

Essa é o maior motivo que muitos desistem de ser publicitário. Muitos nascem com um dom mais criativo, são aqueles amigos que tem sacadas rápidas com situações diárias. Mas se você não se considera criativo, não tem problema algum. Criatividade é algo que desenvolvemos. Como? Lendo bastante, se atualizando com as novidades no mundo da comunicação e se esforçando para sempre inovar nas nossas ideias.

 

Paga bem?

Em todas as profissões, veremos pessoas que tiveram tanto sucesso que apareceram na Forbes, ou estão sempre na mídia. Publicidade não é diferente. Se você se aplicar, correr atrás e criar sua carreira, você terá sucesso. E mais, o Brasil é um dos países que mais investem em publicidade no mundo, cidades como São Paulo possuem um campo imenso de oportunidade para todos.

 

Não quero trabalhar em agência

Isso não é problema. Agências de publicidade é uma das opções que você pode atuar. A maravilha desta área é a quantidade de opções que existem. Desde agências até campos estratégicos de marketing em empresas

 

Veja também: 6 dicas para encontrar a vaga de emprego dos sonhos

 

O trabalho publicitário é incrível. Inspira todos os dias e cria cores nas rotinas. E nada seria possível sem os que fazem o trabalho. Parabéns a todos os publicitários por este dia.

Você pode gostar de ler também...