Decoração e Paisagismo

Almofadas de crochê: Dicas para usar na decoração de casa 

O crochê é o artesanato mais indicado para decorar a casa – ou presentear um amigo especial – sabia disso? Isso porque a técnica manual ressalta o conforto e deixa o ambiente muito mais aconchegante.

Por ser feito manualmente, qualquer peça da casa pode ser feita de crochê: mantas, cestos, detalhes no pano de prato, toalhas de mesa… Mas a peça que se destaca é a almofada de crochê. 

Inclusive, se você ainda tem dúvidas sobre usar ou não o crochê na decoração, comece usando uma ou duas almofadas na sala de estar para incluir o artesanato na decoração sem carregar demais o ambiente – pois é um enfeite que pode ser facilmente substituído. 

Mas antes de começar a fazer sua almofada de crochê, ou procurar por artesãs talentosas para encomendar a sua, não deixe de conferir as dicas que selecionamos sobre o assunto. Hoje vamos te ensinar tudo sobre almofadas artesanais!  

almofadas de croche decorando a cama de casal
Foto: Lilian Zenaro

Onde usar as almofadas de crochê? 

Assim como o crochê é um artesanato versátil, podemos dizer o mesmo das almofadas. Elas proporcionam conforto e beleza para qualquer ambiente da casa, mas podemos destacar os seguintes lugares: 

  • Decoração do sofá: o sofá é o primeiro lugar que pensamos ao falar de almofadas. Afinal, quanto mais modelos na composição, mais aconchegante será o móvel. Use almofadas de diferentes cores e tamanhos para compor uma decoração incrível! 
  • Poltronas: a almofada ajuda a deixar sua poltrona mais confortável para sentar e relaxar. É um ótimo apoio para as costas e elemento decorativo. O ideal é usar uma ou duas, no máximo.
  • Roupa de cama: uma forma de deixar a cama arrumada e bem bonita é incluir almofadas na composição. Escolha modelos bonitos para colocar perto dos travesseiros e, assim, transformar o quarto em algo mega confortável.
  • Cantinho de leitura para crianças: É sempre bom deixar um conjunto de almofadas grandes no chão para as crianças terem onde apoiar ao brincar ou ler livros infantis. É um cantinho ótimo para ajudar no desenvolvimento. 
composição de almofadas em tons neutros sobre a cama
Foto: Mais D Arquitetura de Interiores

Melhores cores de almofada de crochê 

Com o local das almofadas definidos, podemos passar para o segundo tópico: a escolha das cores. 

A única regra que existe quanto às cores das almofadas é: escolha tonalidades que fazem parte da paleta de cores do ambiente ou do estilo decorativo, como forma de manter a harmonia entre os detalhes. 

Então antes de escolher uma cor vibrante, verifique se ela faz sentido no conjunto do ambiente. Geralmente os tons mais escuros são ótimos para contrastar com uma decoração minimalista e clean, enquanto os neutros destacam a sofisticação do ambiente.

Planeje cada detalhe que sua decoração será incrível!

almofadas de croche em tons de rosa no sofá cinza
Foto: Studio Canto Arquitetura

Misture texturas e formatos 

A mistura de formatos, tamanhos e texturas deixam a decoração mais completa e bonita. Experimente usar almofadas redondas com quadrados ou até fazer modelos retangulares para deixar em destaque na decoração. 

Ah, e no quarto infantil você pode aproveitar para fazer almofadas de formatos ainda mais divertidos e diferenciados, como: estrelas, letras, flores, animais e corações. É possível usar a criatividade para criar peças únicas!  

almofadas de croche off white na cama de casal
Foto: Estudio Ecoara

Faça aplicações no crochê 

Por fim, outra dica que podemos dar para dar um toque de personalização nas almofadas é incluir bordados ou aplicações de flores. 

Aproveite para incluir franjas, babados ou pompons ao redor da almofada de crochê para deixá-la ainda mais macia e confortável para apoiar a cabeça e relaxar depois de um dia de estresse! 

almofada de croche com aplicação de babados
Foto: Grão de Gente

Anotou todas as dicas? Então agora é só comprar as almofadas mais bonitas para decorar os cômodos da sua casa. 

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora

Você pode gostar de ler também...