piscina com borda infinita na cobertura
Decoração e Paisagismo

Piscina com borda infinita: dá trabalho, mas vale a pena!

Chega um momento em que todas as pessoas necessitam de descanso. E se tem algo que nos tranquiliza e relaxa é observar o movimento das águas. Quando estamos dentro de uma propriedade privada, nosso refúgio pode ser o jardim ou o terraço. 

Imagine ter em casa uma linda piscina com borda infinita, transmitindo a sensação de “infinitude”, refletindo a paisagem e dando a impressão de que a natureza ao redor está mais perto de nós.

Incrível, não? Por isso tudo é que se diz que a piscina com borda infinita é símbolo de luxo hoje para a Arquitetura e Paisagismo. Esse equipamento combina muito bem com projetos de casas, edifícios residenciais e hotéis. Inclusive, lembra de um exemplo famoso? 

Sim, a piscina que fica na cobertura do Hotel Marine, em Marina Bay Sands, na Singapura. Em forma de barco, ela encanta os visitantes e parece desafiar a Engenharia Civil do complexo. O que acha?

Mas será que piscina com borda infinita é só para hotéis luxuosos? Claro que não? Você pode ter algo assim na sua própria casa. Só que, antes, é preciso entender um pouco da complexidade dessa construção. Afinal, você quer que tudo saia exatamente como o desejado, não? Então, leia o texto a seguir para saber mais.

piscina com borda infinita na cobertura
Foto: Viva Decora
casa de praia com piscina com borda infinita
Foto: Cristal Pool

1. Escolha do terreno

Vamos voltar à questão da piscina do Marina Bay Sands. Por que este projeto é tão emblemático? Sim, é porque esta piscina está no topo do edifício, em uma estrutura em forma de barco e com borda infinita. 

Olhando lá de cima da cobertura do edifício, tem-se a impressão de que realmente se está em uma embarcação e que o céu azul é um oceano infinito. Tal “poesia” só se consegue mesmo com muito planejamento arquitetônico.

O mesmo deve ser feito na sua casa. Você deve começar a construção da sua piscina com borda infinita escolhendo bem o local da edificação ou terreno onde irá construir essa estrutura. É que isso também faz parte de tudo que proporciona o efeito final proposto pela arquitetura. 

Colocar ela mais ao alto – sobre o topo de uma colina ou edifício – seria o ideal. Outra ideia é trabalhar o entorno com materiais e plantas simulando efeito de praia ou lago.

Nos dois casos, o nível da água deve ultrapassar o nível de borda. O líquido, então, escorre pelas laterais e cai em uma calha larga – calha de transbordamento,  feita em torno de toda a piscina. Ele é recolhido, filtrado e rebombeado para dentro da piscina. 

A parede externa pode ser revestida de pedra, para simular uma cachoeira. E se a ideia é fazer com que o cenário pareça natural, uma boa solução é preencher essa calha com seixos e pedriscos até o topo.

casa com piscina com borda infinita
Foto: Viva Decora

2. Construção e acabamento

A etapa número um da construção da piscina com borda infinita é a escavação do terreno. Depois, é feito um acabamento com areia. Na sequência, é montada uma estrutura com ferragens, concreto ou blocos de concreto – pode ser necessário vigas e colunas de reforço. Acima disso, vai uma camada de argamassa mais os azulejos ou pastilhas, que devem ser rejuntados.

Uma piscina comum, o acabamento de borda acontece com uma peça chamada ‘pedra boleada’ ou ‘ cantoneira cerâmica’, que se une ao piso do deck ao redor. Já na piscina com borda infinita não há necessidade disso. O próprio acabamento interno da piscina, mesmo que seja pastilhado, é levado a fazer esse contorno, “caindo” em direção ao fundo e envolvendo a calha ao redor.

piscina com borda infinita com vista da natureza
Foto: Gisele Gaiguer
casa de luxo com piscina de borda infinita
Foto: Viva Decora

3. Personalização e proteção

Piscinas são personalizadas através do seu acabamento interno. Até mesmo o rejuntamento das peças tem o seu impacto, já que a massa elástica também pode vir com cor. Mas quanto menos desenho de fundo tiver, quanto menos detalhes notarmos nessa construção melhor. O destaque precisa ser mesmo o entorno. E a água fará o espelhamento dessa paisagem. 

Revestimentos em tons de verde e azul podem ajudar a integrar melhor a estrutura da piscina com a paisagem ao redor. E algo muito bacana que podemos fazer para ajudar na proteção dos banhistas e elevar um pouco a parede de borda da própria calha de borda da piscina e, nesta parte, instalar um parapeito de vidro translúcido. 

Na verdade, isso torna-se ainda mais importante quando as piscinas com borda infinita são instaladas sobre o topo de edifícios.

piscina de borda infinita
Foto: Viva Decora
linda piscina com borda infinita
Foto: Viva Decora e Zize Zink Arquitetura

Tentador, não? Que tal iniciar esse projeto? Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Como gastar menos energia elétrica no verão: truques com os eletrodomésticos e tarefas da casa

+ Qual o melhor revestimento para piscina?

+ Quais cuidados tomar ao alugar um imóvel para temporada?

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...