Decoração e Paisagismo

Cortinas: exemplos de modelos, onde usar + dicas de tecidos

Cortinas são utilizadas na decoração de interiores não apenas para fazer o fechamento de vãos, mas para fazer alguns controles ambientes. Por exemplo, acústico, térmico e de privacidades. 

Inclusive, podemos usar cortinas para dividir setores dentro de casa ou mesmo no lugar de portas de armários. E quais seriam os modelos de cortinas em alta na moda casa atual? Descubra no texto a seguir.

Cortinas para salas

Vamos começar este texto falando de uma das áreas mais importantes em qualquer residência, que é a sala de estar e jantar. Neste caso, podemos ter uma preocupação menor ou maior com relação ao fechamento de janelas. 

Isso vai depender da necessidade por privacidade e também da intenção de isolar este cômodo para ele servir eventualmente como um canto de cinema em casa. Dizemos isso para você entender o quê uma cortina de sala pode ser mais simples ou ter diversas camadas.

cortina de tom neutro em sala de estar
Foto: Brunete Fraccaroli

Uma solução aceitável para decoração deste cômodo é a utilização de uma cortina fina feita em um tecido em voal ou cetim. Mas se bater muita luz contra o ambiente, será fundamental proteger a esta peça, e tudo mais que estiver no ambiente – incluindo revestimento de piso -, com a utilização de um forro de cortina. 

O mesmo poderá ser feito com o tecido blackout – o que pode ser fabricado em poliéster, 80% da luz, ou PVC, barrando 100% da luz, além de reter mais calor. A última opção queria fazer um forro em tecido como gabardine ou tergal.

Já com relação às cores, a escolha mais acertada seria investir em um conjunto de cortina liso e em tons neutros, que poderia combinar com qualquer estilo de decoração.

Algumas pessoas preferem usar com forro de cortina em um tom mais claro e, frente a isso, fazer uma composição com xale e bando, além de outros acessórios, em um tom mais escuro. 

O mesmo poderá combinar com o sofá, tapete e painel para TV da sala, contratando com a intensidade das cores das paredes, rack, piso, mesinha de centro e até almofadas ao redor.

sala de estar com persiana rolô
Foto: Sartori Design
cortina de tecido leve ilumina o ambiente
Foto: Marília Veiga Interiores

Cortinas para quartos

Decoração de quarto pode ganhar uma solução um pouco mais elaborada. 

Trata-se de um ambiente íntimo que merece uma boa personalização, e até mesmo proteção, pensando nos momentos de descanso dos seus ocupantes. Por isso mesmo é que, neste caso, podemos considerar soluções diferentes para fechamento de janela. 

Por exemplo, utilizar, ao invés de uma cortina de tecido franzida comum, modelo de cortina persiana – com abertura em sentido vertical -, como é o caso da cortina rolô, bastante indicada para ambientes como quarto de solteiro infantil.

cortina de tecido com duas cores na decoração de quarto infantil
Foto: Patricia Covolo

Especialmente em decorações mais sofisticadas, como de quarto de casal, uma alternativa melhor seria a combinação de cortina persiana e cortina comum, que seria utilizada durante o dia somente como reposteiro. 

A soma dessas camadas daria maior imponência à composição. Além disso, é indicado que se faça a combinação dessa cortina com função de xale – e até mesmo bandô – com a colcha, fronhas e almofadas da cama. 

Somente nesta situação os decoradores sugerem tons de cores mais escuras, já que a ideia é realmente bloquear o máximo de luz para o interior do quarto.

persiana rolô no quarto de casal
Foto: Carol Tasiro
cortina de tecido fino e colorido para uma decoração divertida
Foto: Mantovani e Rita

Cortinas para banheiros

Cortinas podem ser utilizadas em muitos outros locais na decoração de interiores. Cortinas feitas de tecidos leves e fibras mais fechadas podem ser utilizadas para delimitar espaços e fazer o fechamento de armário – especialmente cortinas para trilho. 

Também existem as cortinas divisórias, feitas de contas ou em versão mais sofisticada, com fios de seda e contas de vidro, utilizadas para separação de ambientes – como hall e sala – ou marcação de passagens. 

Mas precisamos comentar ainda sobre o caso especial dos banheiros. Aqui no Brasil, não é muito comum a utilização de cortinas para fechamento de janelas de banheiro. 

Quando isso se faz necessário, a indicação é a utilização de cortinas em modelos como tipo Romana, em tecidos com camada vinílica protetora – qualquer transparência não é uma opção. 

Só que, de fato, as cortinas mais utilizadas em decoração de banheiro são aquelas voltadas ao fechamento de box de chuveiro, feitas em materiais como PVC – mais rígido ou flexível, transparente ou estampado -, capaz de secar rapidamente. 

A saber, curiosamente, em países como os Estados Unidos, usa-se cortina de tecido frente a cortina de PVC para o fechamento de box de banheiro. Explore esta possibilidade. 

Lembrando que cortina de box precisa ser sempre limpa e não pode gerar mofo. E também que ela será uma peça importante da decoração do cômodo, gerando forte impacto em seu visual – e até podendo enfatizar a temática da produção, como estilo praiano ou urbano moderno.

cortina para fechamento do box do chuveiro
Foto: Viva Decora
exemplos de uso de cortinas no banheiro
Foto: A Casa Delas e Casa de Valentina

Cortinas para cozinhas

Chegamos ao último cômodo onde a utilização de cortinas pode ser um diferencial para o conforto da casa. Estamos falando da cozinha. Para esse tipo de ambiente, pode-se utilizar modelos de cortinas com proteção vinílica em modelos como persiana romana ou persiana rolô – em tecidos como poliéster e policleto. 

Agora, dependendo da situação, seria possível considerar o uso na decoração de uma cortina de persiana tradicional, com filetes feitos de material de fácil limpeza, como PVC. 

Cortinas de renda também são uma opção, embora possam deixar o cenário com o visual retrô desagradável, contrastando demais com o design dos móveis, além de comprometer a higiene local.

Quanto à questão das cores utilizadas em cortinas de cozinhas, percebemos duas situações nos projetos contemporâneos. Primeiro a utilização de peças em cores como branco para decorações mais modernas. 

Já para os ambientes com decorações mais tradicionais, como rústico e o retrô, consegue-se harmonizar melhor cortinas estampadas, como em xadrez e listrado. Vale a pena usar as peças para dar um toque a mais de cor no ambiente – amarelo, para uma atmosfera mais alegre, e verde, para estimular uma alimentação mais saudável.

modelos de cortina com tecido estampado
Foto: Viva Decora
cortinas também podem ser usados na pia da cozinha

Que achou dessas ideias? Qual delas combina mais com seu gosto e com o estilo de sua casa? Vamos lá, experimente!

Leia também:

+ Como usar mesa de centro e lateral para a sala de estar

+ Buffet: aprenda como usar na decoração de sala de jantar quanto em outros pontos da casa

+ Branco e madeira na sala de jantar: um toque de classe e modernidade

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...