Decoração e Paisagismo

Descubra por que o papel de parede poder ser uma ótima alternativa para renovar a decoração da sua casa

Quanto valor você dá a um papel de parede? Pois, saiba que esse material não tem nada de ultrapassado. Pelo contrário, ele é bastante valorizado por arquitetos e designers de interiores na atualidade.

Muitas pessoas conseguem enxergar o enorme potencial que os papéis têm para a transformação de ambientes residenciais. Tanto que, hoje, eles aparecem em inúmeras propostas de decoração de ambientes.

Fonte: Amis Arquitetura & Design

Vantagens da utilização de papel de parede em projetos de interiores

Para colorir a decoração da casa, pode-se fazer de tudo! A primeira alternativa que todos pensam é usar tinta.

Mas, a não ser que a pessoa tenha talento e consiga fazer a mão livre desenhos elaborados, o único resultado que se pode obter é um pano liso, em uma única tonalidade de cor. Agora, com papel de parede é possível se obter resultados bem mais surpreendentes.

Fonte: Bárbara Dundes e RBP Arquitetura e Interiores

Existe uma infinidade de opções de papel de parede a venda no mercado. A maioria pode ser aplicada de forma muito simples às paredes da casa, não havendo qualquer necessidade de mão-de-obra especializada para a execução do serviço.

Claro que, ainda sim, é preciso ter certos cuidados durante o processo, como não deixar que emendas do material fiquem mal feitas. Mas, o esforço compensa para um resultado mais satisfatório!

Fonte: Mutabile Arquitetura e Design Gráfico; Gislene Lopes

Com papel de parede, as decorações de interiores ficam mais bem personalizadas. A casa fica mais colorida e animada. Podem-se ter superfícies cobertas de texturas, de ilustrações divertidas, de brilho, em efeito degradê ou até mesmo em três dimensões.

Ou seja, utilizar papéis na decoração é o jeito mais fácil e rápido da pessoa transformar o visual do seu imóvel. Não tem nada igual!

Fonte: Espaço do Traço Arquitetura e Maria Gabriella Cardinal

Modelos de papéis de parede à disposição dos projetistas

Arquitetos e designers ouviram os desejos de seus clientes e assim, consequentemente, também os fabricantes de papel de parede. As pessoas queriam interiores residenciais mais bonitos e elegantes, com uma decoração mais ousada.

Queriam poder personalizar melhor a sua casa; e queriam poder fazer isso com papel de parede. Mas, como isso seria possível?

Fonte: Idealizzare Arquitetos

Bem, foi exatamente por pensar nesta questão que as empresas se dedicaram tanto em desenvolver tecnologias que permitissem a fabricação de papéis de parede melhores. Agora, existem papéis que podem ser utilizados em áreas molhadas, como os vinílicos.

Os que imitam textura de tecido, como os em TNT. E também os acetinados, os texturizados, e muitos outros com características específicas.

Fonte: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes; Marília Veiga

O interessante é que, quanto mais os pesquisadores obtêm novos resultados, mais opções de padronagens para papel de parede surgem no mercado. Hoje, é possível encontrar nas lojas papéis em muitas cores e estampas diferentes.

Papéis que imitam tijolo, madeira, bambu e concreto. Papéis com desenhos de flores e folhas, de formas geométricas, grafismos e mais. E papéis em estilo vintage e retrô. Há opções para todos os desejos!

Fonte: Sandra Pompermayer e Avner Posner

Como arquitetos e designers se valem de papel de parede para valorizar suas propostas

Papéis de parede podem valorizar, significativamente, propostas de arquitetura e design de interiores. Eles são capazes de preencher grandes áreas de parede que, antes, ficariam vazias. Destacar um canto em algum ambiente.

Criar um ponto focal estratégico. Fazer um cômodo pouco significante ficar mais charmoso. Deixar uma decoração simples parecendo sofisticada. E isso tudo só para começar!

Fonte: Renata Tolentino Arquitetura

Portanto, papel de parede trata-se de uma ferramenta muito boa para quem quer deixar os ambientes da casa mais bonitos. Você também deveria considerar essa opção! Não é preciso cobrir paredes inteiras com o material, não mesmo.

Às vezes, só uma pequena faixa cortando o pé-direito ou marcando a localização de um móvel importante já dá todo um toque especial no cenário. Veja mais ideias no tópico seguinte!

Fonte: Conceição Estrela Pinto Barbosa e Claudia Comparin

Onde se pode aplicar papel de parede

Como existem agora papéis de parede mais resistentes, em tese, pode-se aplicar o material em todos os ambientes da casa.

Observe as imagens apresentadas neste texto! Vê-se exemplos de banheiros, cozinhas, salas, dormitórios de casal e de solteiro. Em todos os casos, o papel de parede é o maior destaque da decoração. Será que, sem isso, tais projetos seriam igualmente belos? Reflita sobre esta questão!

Fonte: Consuelo Jorge e Ana Yoshida

Estude se o papel de parede seria uma boa alternativa para mudar e valorizar a decoração da sua casa. Aproveite estas imagens e indpire-se para criar um ambinete incrível!

Estas dicas de decoracão foram criadas pelas equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...