casal adulto faz planejamento financeiro para financiamento imobiliario
Mercado Imobiliário

Saiba qual a renda mínima para o financiamento imobiliário e como se preparar

Comprar uma casa ou apartamento exige um planejamento de diversas áreas da vida e dos recursos financeiros para contratar crédito. Um comprador precisa avaliar os seus objetivos e necessidades futuras se a finalidade da compra for a moradia. Ele precisa também ter uma renda mínima para financiamento imobiliário, já que as instituições financeiras exigem os comprovantes de rendimentos.

A realização de um financiamento depende de diversas variáveis que devem ser compreendidas pelos futuros proprietários de imóveis. Uma delas é o preço da unidade imobiliária que será adquirida e que servirá de base para os cálculos e simulações do valor das prestações.

Neste conteúdo, você vai descobrir qual é a renda mínima para financiar um imóvel. Deseja obter informações sobre como se preparar financeiramente para fazer um financiamento imobiliário? Siga em frente com a leitura!

Qual a renda mínima para o financiamento imobiliário?

A renda mínima para obter aprovação no financiamento imobiliário vai depender do preço do imóvel e da modalidade de crédito escolhida pelo interessado. As empresas que financiam as unidades imobiliárias costumam ter esses valores definidos durante as negociações, após a seleção do tipo de taxa a ser aplicada, o valor da propriedade e o total que será financiado.

Algumas instituições bancárias que oferecem financiamentos podem exigir que o potencial comprador tenha uma quantia que corresponda entre 20% e 30% do preço do imóvel. Então, se você pretende comprar uma propriedade que custe em torno de R$ 150 mil, o banco poderá exigir o pagamento de até R$ 45 mil de entrada. Existem empresas que não apresentam essa exigência.

Como se preparar financeiramente para um financiamento?

Caso você esteja interessado em fazer um parcelamento para financiar a casa própria, saiba que é importante se preparar financeiramente para quitar as prestações. Afinal, o valor do imóvel será parcelado para ser quitado no prazo máximo de 30 anos e durante esse período será necessário manter os pagamentos em dia. Observe abaixo algumas dicas interessantes!

Fazer uma simulação

Acesse o site da empresa que oferece o financiamento e faça uma simulação para entender as condições de pagamento e o valor máximo a ser financiado. É fácil utilizar o simulador, já que as informações serão fornecidas pelo próprio usuário. Preencha os dados solicitados informando o tipo do produto, taxa para a correção das parcelas e preço do imóvel.

Insira os seus dados pessoais para conseguir ter acesso ao resultado e aos detalhes do financiamento. O simulador vai revelar o preço das prestações mensais, o sistema de amortização utilizado e o prazo para a quitação do contrato. Se a instituição exigir entrada, a ferramenta apontará o valor e você saberá quais rendimentos mínimos deverá ter.

Não gastar menos de 30% de sua renda mensal

Para conseguir pagar as prestações de um financiamento, comece a economizar 30% dos seus rendimentos mensais, pois esse é o valor máximo que a empresa financeira poderá exigir para a quitação das prestações do imóvel. Esse montante será comprometido durante a negociação e você já estará preparado para disponibilizá-lo mensalmente, ainda que não tenha a quantia ideal para dar uma entrada.

Planejar gastos

O planejamento dos gastos é indispensável para qualquer pessoa que tenha decidido optar por um financiamento imobiliário. Defina uma média do preço que você pretende pagar para ter o próprio imóvel e se terá uma quantia para dar como entrada. Depois, organize os seus gastos e decida poupar dinheiro todos os meses para alcançar o seu objetivo.

Construa uma planilha e comece a anotar todas as despesas mensais com água, energia elétrica, internet, prestações do carro, plano de saúde, faculdade etc. Não se esqueça de incluir os gastos diários com transporte ou alimentação. Dessa maneira, você terá mais consciência dos custos pessoais e dos valores que poderão ser economizados com o orçamento familiar.

Estabelecer metas

Estabeleça metas objetivas e claras para conseguir preparar a sua família para a compra do imóvel. Os objetivos devem ser bem definidos para que todos os integrantes do grupo compreendam que é possível alcançar essa vitória. Inclua-os em seu planejamento financeiro para compreender os gastos decorrentes de uma assessoria ou projeto profissional.

Como a consultoria imobiliária pode ajudar?

Uma consultoria imobiliária poderá facilitar a realização do financiamento, já que você poderá contar com diversos benefícios e com o auxílio de consultores especializados. Eles vão ajudar a tirar dúvidas sobre o processo, apontarão a renda mínima necessária e fornecerão todas as informações para que o interessado faça o melhor negócio.

Auxílio de profissionais especializados

Uma empresa de consultoria imobiliária fornece suporte personalizado para os seus clientes sem efetuar cobranças adicionais. Os profissionais que realizam o atendimento poderão orientar o comprador para que entenda o seu poder de compra e faça simulações que estejam de acordo com o seu orçamento. Eles ajudam a definir as melhores taxas de juros e outros detalhes relevantes. 

Melhor proposta

Empresas de consultoria em financiamento imobiliário auxiliam os seus clientes a encontrar a melhor proposta para a aquisição do imóvel próprio. Elas identificam os prazos para pagamento das parcelas, os seguros obrigatórios e as vantagens que o cliente obterá com o negócio. Além disso, ajuda o comprador a selecionar a linha de crédito mais benéfica para o seu orçamento.

Análise de crédito

Os consultores realizam uma análise de crédito para o potencial comprador e facilitam a compra do imóvel. Eles acompanham toda a operação, verificam os documentos, preenchem formulários e levam o contrato para registro em cartório. Um time bem preparado pode fazer uma pesquisa detalhada que servirá como base para a realização do negócio.

Esclarecimento de dúvidas

Um consultor especializado é essencial para tirar as dúvidas sobre o instrumento contratual e compreender todos os termos inseridos nesse documento. Desse modo, você não precisará procurar um advogado e pagar honorários para entender as condições do contrato e solicitar os ajustes necessários. A empresa de consultoria oferece esse serviço sem custo.

Agora você já sabe qual é a renda mínima para o financiamento imobiliário e como se preparar para ser aprovado! Essa opção é muito interessante para adquirir imóveis e pagar de forma parcelada a longo prazo. Conte com uma consultoria imobiliária para fazer o seu planejamento financeiro e aproveite as melhores oportunidades do mercado.

Precisa saber mais sobre esse assunto? Entre em contato com um dos nossos consultores especializados e fique por dentro!

Leia também:

+ Cuidados necessários na hora de comprar um imóvel

+ Comprar apartamento na planta: O guia completo

CrediPronto

CrediPronto

A única empresa especializada em consultoria de financiamento imobiliário do país. Conheça todos os benefícios e veja o porquê de fazer o financiamento do seu imóvel com a CrediPronto.

Você pode gostar de ler também...