Decoração e Paisagismo

Portão automático: saiba o necessário antes de colocar em casa

Existem diversos benefícios em realizar a automatização do portão de uma residência, pois além de uma solução prática e segura para a sua casa, tudo isso pode ser alcançado sem custos muito elevados.


Foto: Pinterest

Para a rotina, o investimento se mostra bastante útil, servindo tanto para o ambiente residencial quanto profissional. A seguir, confira algumas dicas e cuidados antes de aderir ao portão automático para ajudar no dia a dia:

Avalie os custos e o processo de instalação

Antes de automatizar o seu portão é importante que entenda todos os custos envolvidos no projeto. Mesmo que a relação custo x benefício seja boa, existem outros pontos importantes, como o investimento inicial e a manutenção.

Inicialmente, os custos são com a instalação, e incluem motores, peças, acessórios e o tipo de portão utilizado. Diferente de um portão comum, o portão automatizado é feito de alumínio ou algum material mais leve que ferro. Isso acontece para que o motor não seja forçado excessivamente em cada acionamento.

Quanto ao sistema de abertura, também existem diferenças. Deve-se considerar o espaço disponível ao redor do portão para assim definir qual o sistema de acionamento mais adequado para a sua casa.

Isso pois, cada tipo de portão funciona de um jeito, e o seu movimento não pode ser interrompido ou forçado para que o motor não quebre frequentemente.

Escolha um tipo de portão

Referente aos sistemas mais comuns para portões automáticos estão: o deslizante, pivotante e basculante. A diferença entre os três é a seguinte:

Deslizante


Foto: Tok Door 

O portão deslizante tem um sistema de abertura lateral. Nele, o motor fica no chão e o portão corre sobre um trilho. Por isso o modelo exige um espaço maior na lateral para deslizar. 

Por não ficar suspenso em momento algum e sempre manter o portão apoiado, esse tipo de acionamento depende de poucas manutenções, pois toda a sua movimentação é sustentada pelo chão.

A indicação para esse tipo de motor é que seja colocado em residências com espaço lateral, como casas que tenham um muro ao lado do portão. 

Pivotante


Foto: Soluções Industriais

O portão pivotante abre para o lado de dentro e funciona com dobradiças. O acionamento dobra o portão ao meio, e por isso esse tipo de motor exige um número maior de manutenções. Principalmente ao somar o número de vezes que for usado ao longo do dia.

É recomendado para casas com espaço na garagem, pois deve levar em consideração que ao dobrar, o espaço próximo ao portão não pode estar ocupado a uma altura média.

Basculante


Foto: Pinterest

O portão basculante, que também é o mais visto em residências e comumente usado em comércios, fica suspenso quando aberto. O motor levanta o portão e o mantém no alto em posição horizontal.

Para ele é importante verificar a altura do teto e se o portão manterá um espaço suficiente enquanto aberto. Os carros passarão por baixo dele, e a altura do veículo deve ser bem pensada considerando o portão aberto.

Deixe sua residência mais segura

Assim como a utilização de alarmes residenciais funciona como um item de segurança e bem estar para os moradores, a automação de portões tem a mesma função. 

A segurança desse tipo de portão se torna mais evidente no dia a dia. Imagine chegar em casa muito tarde, quando ninguém mais está nas ruas, e precisar descer do carro para abrir o portão. 

Todo esse processo, além de tempo, é pouco seguro, sendo que pode ser facilitado por meio de um portão automático. O acionamento remoto para abrir e fechar possibilita que você entre na sua residência sem se expor.

Além disso, imagine também os dias de chuva! É muito mais prático e simples se puder abrir o portão remotamente, sem precisar sair do veículo ou pedir para alguém de dentro de casa abrir para você. É muito melhor, não acha?

Conclusão

A automação residencial traz mais segurança para a sua casa, além da praticidade e o ótimo custo benefício.

Antes de instalar na sua casa é importante avaliar os custos do processo, além dos espaços necessários para os diferentes tipos de portões automáticos. Existem três, e são eles o deslizante, pivotante e basculante.

Além de tornar a chegada e saída de casa mais práticas e seguras para todos os moradores, a utilização de um portão automático deixa a fachada da sua residência muito bonita, e sem abrir mão da flexibilidade.

Esse item de segurança possui uma série de diferenciais, profissionais qualificados e produtos no mercado, possibilitando o atendimento a todos os públicos.

Independente da região em que mora ou o tipo de auxílio que busca para a sua residência, a automatização de portão se mostra um ótimo recurso para todos, pois além de ajudar com o dia a dia, mostra o quanto a automação residencial funciona como um facilitador para a vida doméstica.

Leia mais:

+ Confira algumas dicas essenciais para a reforma da sua casa

+ 4 fatores que influenciam no valor de um imóvel

Você pode gostar de ler também...